sábado, 25 de agosto de 2018

TEXTO: EM BUSCA DA LONGEVIDADE - DR. ERNESTO SILVA - COM GABARITO


Texto: EM BUSCA DA LONGEVIDADE

        Enquanto – e quanto mais – a ciência aprimora suas pesquisas para desenvolver o segredo da imortalidade, não podemos descurar – hoje – das medidas necessárias a perseguir as que nos conduzem a uma vida longa e saudável.
        A natureza concedeu a cada um de nós um conjunto de mecanismos que permite nos proteger e nos renovarmos constantemente, resistindo a todas as agressões, mesmo aquelas que não podemos evitar.
        A velhice não pode ser catalogada como uma doença, nem pode se apresentar como um período de sofrimento e desilusão.
        Se conduzirmos nossa existência através de um programa disciplinado no que refere à alimentação, a exercícios, ao estilo de vida, podemos chegar à longevidade com saúde e vitalidade.
É claro que a expectativa de vida não é a mesma nos países em que a taxa de mortalidade infantil é elevada, a assistência médica precária, a fome e a desnutrição evidente e a condição sócio econômica inconsciente.
        Cumpre destacar aqui a diferença entre longevidade máxima e expectativa de vida. Aquela é um fenômeno ligado à espécie, e esta, uma condição decorrente dos avanços da medicina, da higiene e das possibilidades econômicas de cada um.
        O nosso destino depende do binômio genético-ambiental: se nós pudermos identificar os indivíduos geneticamente vulneráveis e submetê-los a uma prevenção rigorosa, à erradicação dos fatores ambientais, possivelmente, em um futuro menos longínquo que possamos pensar, a uma correção de fatores genéticos, os conduziríamos a um envelhecimento saudável.

          Dr. Ernesto Silva, AMBr revista, julho/2003. (Com adaptações)
Entendendo o texto:
01 – Qual é a tese desse texto?
      Se seguirmos um programa disciplinado de alimentação, exercícios e estilo de vida, podemos envelhecer com saúde e vitalidade.

02 – Que argumentos são usados para comprovar a validade dessa tese?
      A ciência aprimora suas pesquisas; a natureza deu-nos mecanismos de proteção e resistência as agressões adversas, há expectativa de vida; nosso destino depende da genética e do ambiente; ao controlar todos os fatores, teremos um envelhecimento mais saudável.

03 – Que contribuições a ciência pode dar para conduzir a um envelhecimento saudável?
      A ciência pode identificar os indivíduos mais suscetíveis e submetê-los à prevenção; pode melhorar os fatores ambientais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário