sábado, 11 de agosto de 2018

TEXTO: GUARDA-NOTURNO ELETRÔNICO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: Guarda-noturno eletrônico

    A Samsung está lançando o Scout-About, um robozinho que funciona como um guarda-noturno, deslizando pela casa a procura de intrusos.
  Scout-About se comporta quase como um cão de guarda, só que não late, não morde nem come carne. Scout-About é o nome de um robô vigilante apresentado pela indústria coreana de produtos eletrônicos Samsung, que poderá ser comprado no mercado americano a partir de fevereiro do próximo ano. O robozinho desliza silenciosamente pela área a ser guardada, pára, verifica se não há intrusos num raio de 10 metros e depois continua a vigilância.
        Dois tipos de sensores, ultra-sônicos e infravermelhos, detectam movimentos, o calor de um corpo, temperaturas de ar abaixo de 4 graus ou acima de 38 graus e a quebra de vidro. Percebida alguma anormalidade, o robô toca um alarme e envia um sinal de rádio a um aparelho de monitoração, que disca automaticamente para a polícia. O Scout-About também exerce atividades mais delicadas, como vigiar o quarto de um bebê e alertar a mãe, por monitor de rádio, quando ele chorar.
                                                             Superinteressante, out. 1991.
Entendendo o texto;
01 – Quantas expressões diferentes são utilizadas no texto para designar o “guarda-noturno”? Discrimine cada uma delas.
      Scout-About, ele (oculto em várias ocasiões, como “não late”, “não morde”, “continua a vigilância”), robô vigilante, robozinho, robô.

02 – A que se refere o pronome ele que surge na última frase do texto? Como você sabe?
      Ao bebê. Percebe-se isso pelo contexto – afinal, não deve ser o robô que chorará.

03 – Que tipo de função cumpre a palavra também (último parágrafo) no corpo do texto? Comente.
      Também, no texto, introduz informações adicionais, ou seja, é um indicador da progressão textual. Fazer o aluno notar que essas informações ganham destaque no conjunto do texto.

04 – Há equilíbrio no texto entre repetição e progressão? Comente.
      Sim. O texto trabalha com diferentes expressões para retomar o robô. A cada retomada corresponde sempre o acréscimo de novas informações, num ritmo que dosa adequadamente repetição e progressão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário