Texto: Guarda-noturno eletrônico
A Samsung está lançando o Scout-About,
um robozinho que funciona como um guarda-noturno, deslizando pela casa a
procura de intrusos.
Scout-About se comporta quase como um
cão de guarda, só que não late, não morde nem come carne. Scout-About é o nome
de um robô vigilante apresentado pela indústria coreana de produtos eletrônicos
Samsung, que poderá ser comprado no mercado americano a partir de fevereiro do
próximo ano. O robozinho desliza silenciosamente pela área a ser guardada,
pára, verifica se não há intrusos num raio de 10 metros e depois continua a
vigilância.
Dois tipos de sensores, ultra-sônicos e
infravermelhos, detectam movimentos, o calor de um corpo, temperaturas de ar
abaixo de 4 graus ou acima de 38 graus e a quebra de vidro. Percebida alguma
anormalidade, o robô toca um alarme e envia um sinal de rádio a um aparelho de
monitoração, que disca automaticamente para a polícia. O Scout-About também
exerce atividades mais delicadas, como vigiar o quarto de um bebê e alertar a
mãe, por monitor de rádio, quando ele chorar.
Superinteressante, out. 1991.
Entendendo o texto;
01 – Quantas expressões
diferentes são utilizadas no texto para designar o “guarda-noturno”? Discrimine
cada uma delas.
Scout-About, ele (oculto em várias
ocasiões, como “não late”, “não morde”, “continua a vigilância”), robô
vigilante, robozinho, robô.
02 – A que se refere o
pronome ele que surge na
última frase do texto? Como você sabe?
Ao bebê.
Percebe-se isso pelo contexto – afinal, não deve ser o robô que chorará.
03 – Que tipo de função
cumpre a palavra também
(último parágrafo) no corpo do texto? Comente.
Também, no texto, introduz
informações adicionais, ou seja, é um indicador da progressão textual. Fazer o
aluno notar que essas informações ganham destaque no conjunto do texto.
04 – Há equilíbrio no texto
entre repetição e progressão? Comente.
Sim. O texto
trabalha com diferentes expressões para retomar o robô. A cada retomada
corresponde sempre o acréscimo de novas informações, num ritmo que dosa
adequadamente repetição e progressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário