quinta-feira, 16 de agosto de 2018

ATIVIDADES DE VERBOS PARA ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO


ATIVIDADES DE VERBOS  PARA ENSINO FUNDAMENTAL


01 – Identifique a conjugação (1ª/2ª/3ª) dos verbos nas orações abaixo.
a) Cantamos uma música romântica: 1ª conjugação.
b) Sonhei com você: 1ª conjugação.
c) Somos bons amigos: 2ª conjugação.
d) Não fui à escola ontem: 3ª conjugação.



e) Compusemos uma bela canção: 2ª conjugação.
f) Não partiremos o bolo agora: 3ª conjugação.

02 – Identifique o tempo (Presente/Pretérito/Futuro) dos verbos nas orações abaixo.
a) Choveu muito ontem: Pretérito.
b) Faz frio: Presente.
c) Não arrumamos o quarto: Presente.
d) Talvez eu experimente desse sorvete: Futuro.
e) Abra essa porta garoto! Presente.
f) Toquem a viola e dancem: Presente.
g) Resolveremos as atividades após o jantar: Futuro.
h) Gritamos muito: Presente.
i) Ah! se meu time vencesse... Futuro.
j) Não jogue lixo nas ruas: Presente.

03 – Grife os verbos das orações abaixo.
a) Os alunos leram um livro.
b) Muitas pessoas viajam nas férias.
c) Hoje é dia 7 de fevereiro.
d) Talvez eu participe do campeonato.
e) Gosto muito de meus pais.
f) Seremos bons amigos.
g) Fiz todas as atividades.

04 – As orações abaixo estão no tempo presente e modo indicativo. Passe-as para o tempo pretérito.
a) Eu estudo muito.
      Eu estudei muito.

b) Joana treina para o campeonato.
      Joana treinou para o campeonato.

c) Eu leio as obras de Machado de Assis.
      Eu li as obras de Machado de Assis.

d) Os garotos falam ao celular.
      Os garotos falaram ao celular.

e) Eu estou na escola.
      Eu estudei na escola.

f) Jorge Carlos joga futebol.
      Jorge Carlos jogou futebol.

g) As meninas desfilam bem.
      As meninas desfilaram bem.

h) Os animais correm o tempo todo.
      Os animais correram o tempo todo.

05 – Passe as orações abaixo para o tempo futuro do modo indicativo.
a) Os alunos leram um texto sobre festas juninas.
      Os alunos lerão um texto sobre festas juninas.

b) Muitas pessoas gostam de festas juninas.
      Muitas pessoas gostarão de festas juninas.

c) O cliente solicitou ao vendedor uma bola de basquete.
      O cliente solicitará ao vendedor uma bola de basquete.

d) Maria Rita começou a praticar esportes.
      Maria Rita começará a praticar esportes.

e) Provocaram um desmatamento no local.
      Provocarão um desmatamento no local.

f) Poluíram nossos rios.
      Poluirão nossos rios.

g) Nossa terra brasileira é um país bonito.
      Nossa terra brasileira será um país bonito.

06 – Identifique o número e a pessoa do verbo das orações abaixo. Modelo: Eu gosto de sorvete. (Verbo na 1ª pessoa do singular)
a) Moramos no planeta terra.
      1ª pessoal do plural.

b) Juliano corria muito nas competições escolares.
      3ª pessoa do singular.    

c) Os alunos estudaram muito para a prova.
      3ª pessoa do plural.

d) Tu jogaste bem hoje.
      2ª pessoa do singular.

e) Vós não sabeis que este produto é tóxico?
      2ª pessoa do plural.   
 
f) Fomos bem recebidos na primeira aula deste ano.
      1ª pessoa do plural.    

g) Marcelino Carioca chutava muito bem as cobranças de faltas.
      3ª pessoa do singular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário