quinta-feira, 30 de agosto de 2018

TEXTO: OS MELHORES AMIGOS DO HOMEM - REVISTA ISTO É - COM GABARITO

Texto: Os melhores amigos do homem

          Animais ajudam na recuperação de pacientes e melhoram o ânimo de crianças e idosos

        Uma experiência pequena, mas com resultados animadores, está empolgando pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo, campus de Pirassununga. O trabalho, coordenado pelo professor Marcelo Ribeiro, consiste em usar animais para ajudar crianças com deficiências mentais a melhorar o desempenho escolar. Há três anos, os cientistas levam pacientes atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade para participar do trabalho com os bichos abrigados no setor de criação. As crianças cuidam de cabras, coelhos, peixes, etc. Durante as atividades, aprendem conceitos e desenvolvem habilidades
de maneira fácil e divertida. Quando acompanham o ganho ou a perda de peso de um coelho, por exemplo, entendem as operações básicas da matemática. E elas preparam relatórios sobre tudo o que fazem, o que as auxilia a deslanchar no português. Além da evolução no aprendizado, os pequenos ganham um sentimento que muitos nem sequer havia experimentado: autoestima.
        Essa mesma sensação enche de alegria o coração do menino Leonardo Neves, 11 anos, cada vez que ele monta o cavalo Pantanal, em meio ao verde do Haras Pégasus, no Rio de Janeiro. Tetraplégico de nascença (faltou oxigênio durante o parto), há um ano Leonardo se submete à equoterapia (técnica que usa a equitação para melhorar o estado de saúde). Hoje, é capaz de feitos que, tempos atrás, eram inimagináveis. De cima do cavalo, por exemplo, lança um bambolê e acerta no alvo, um cone de plástico. E ele sonha mais. “Sou otimista. Ainda acredito, um dia, ser jogador de futebol”, diz Leonardo. Os progressos do filho emocionam a mãe, Kátia Aguiar, 34 anos. “Ele está com mais força para apoiar o pescoço e mastigar os alimentos. Não imaginava que ia ser uma recuperação tão rápida”, festeja. Para ajudar no tratamento do menino, ela havia tentado fisioterapia, hidroterapia e natação. Nada foi tão eficaz quanto a equoterapia.
        Na verdade, o uso de animais no tratamento de várias doenças tem sido um recurso cada vez mais utilizado. Várias pesquisas demonstraram que os bichos têm um fabuloso poder terapêutico. “Eles são remédios vivos”, afirma a veterinária Hannelore Fuchs, uma das principais especialistas no assunto do País. De acordo com pesquisas do cientista Dennis Turner, professor da Universidade de Duke (Estados Unidos), por exemplo, o contato com os animais ajuda a reduzir a pressão sanguínea, a diminuir os níveis de colesterol e de stress. Uma das hipóteses é a de que cuidar ou brincar com um bicho acalma e traz felicidade, verdadeiros bálsamos para a saúde. “Lidar com eles também contribui para a liberação de endorfina, aumentando a sensação de bem-estar”, diz Hannelore.
                     Fragmento adaptado de ISTO É, 11/02/2004.
Celina Côrtes e Thiago Asmar.
Entendendo o texto:
01 – Qual é a tese desse texto?
      Experiências com o uso de animais no tratamento de doenças, especialmente de crianças deficientes mentais, têm mostrado muito bons resultados.

02 – Que contribuição dão as informações do primeiro parágrafo para a comprovação da tese?
      Relatam que há uma pesquisa em andamento, mostram como a experiência ocorre e legitimam o argumento citando autoridades no assunto.

03 – Como o segundo parágrafo contribui para a comprovação da tese?
      Relata um caso singular que comprova a tese geral.

04 – Destaque do terceiro parágrafo dois argumentos a favor da tese do texto.
·        A comprovação do sucesso do tratamento com animais, mencionado uma autoridade.
·        O relato de outra pesquisa semelhante que chega aos mesmos resultados.

05 – Qual a faculdade que está empolgado, com as pesquisas que utilizam animais para o tratamento de saúde das crianças deficientes?
      É a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo.

06 – Quem fez a afirmação: “Eles são remédios vivos”? E quem são Eles?
      Foi afirmação feita pela veterinária Hannelore Fuchs. Eles, são os animais.

07 – De acordo com o cientista Dennis Turner, professor da Universidade de Duke (Estados Unidos). Quais são os benefícios adquiridos através do contato com os animais?
      O contato com os animais, ajuda a reduzir a pressão sanguínea, a diminuir os níveis de colesterol e de estresse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário