terça-feira, 28 de agosto de 2018

MENSAGEM ESPÍRITA PARA REFLEXÃO - ANDRÉ LUIZ E CHICO XAVIER

Este Dia
Terça-feira, 03 de maio de 2011 por André Luiz e Chico Xavier


Este dia é o seu melhor tempo, o instante de agora.
Se você guarda inclinação para a tristeza, este é o ensejo de meditar na alegria da vida e de aceitar-lhe a mensagem de renovação permanente.
Se a doença permanece em sua companhia, surgiu a ocasião de tratar-se com segurança.
Se você errou, está no passo de acesso ao reajuste.
Se esse ou aquele plano de trabalho está incubado em seu pensamento, agora é o momento de começar a realizá-lo.
Se deseja fazer alguma boa ação, apareceu o instante de promovê-la.
Se alguém aguarda as suas desculpas por faltas cometidas, terá soado a hora em que você pode esquecer qualquer ocorrência infeliz e sorrir novamente.
Se alguma visita ou manifestação afetiva esperam por você chegou o tempo de atendê-las.
Se precisa estudar determinada lição, encontrou você a oportunidade de fazer isso.
Este dia é um presente de Deus, em nosso auxílio; de nós depende aquilo que venhamos a fazer com ele.


PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS - LIVRO DOS ESPÍRITOS

04 – Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?
      Numa máxima que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem, e a razão vos responderá.
      Para crer em Deus, basta lançar os olhos às obras da Criação. O Universo existe; portanto, existe uma causa. Duvidar da existência de Deus seria negar que todo efeito tem uma causa e pretender que o nada pode dar origem a algo.

05 – Que consequência se pode tirar do sentimento intuitivo que todos os homens têm em si da existência de Deus?
      Que Deus existe; pois de onde lhes viria esse sentimento, se não se apoiasse em nada? É mais uma consequência do princípio de que não há efeito sem causa.

06 – O sentimento íntimo que temos em nós da existência de Deus não seria obra da educação e produto das ideias adquiridas?
      Se assim fosse, por que os selvagens teriam esse sentimento?
      Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse apenas produto de um ensinamento, não seria universal, e só existiria, como as noções científicas, entre os que pudessem receber esse ensinamento.

07 – Pode-se encontrar, nas propriedades íntimas da matéria, a causa primária da formação das coisas?
      Mas então qual seria a causa dessas propriedades? Sempre é preciso haver uma causa primária.
      Atribuir a formação primeira das coisas às propriedades íntimas da matéria seria tomar o efeito pela causa, pois essas propriedades são, por si mesmas, um efeito que deve ter uma causa.

08 – O que pensar da opinião que atribui a formação primeira a uma combinação fortuita da matéria, em outras palavras, ao acaso?
      Outro absurdo! Que homem de bom senso pode ver o acaso como um ser inteligente? E depois, o que é o acaso? Nada.
      A harmonia que rege as forças do Universo patenteia combinações e desígnios determinados, e, por isso mesmo, revela um poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso seria insensato, pois o acaso é cego e não pode produzir efeitos inteligentes. Um acaso inteligente já não seria o acaso.

09 – Onde se vê, na causa primária, uma inteligência suprema, superior a todas as inteligências?
      Tendes um provérbio que diz: “Pela obra se conhece o criador.” Pois bem: vede a obra e procurai o autor. É o orgulho que produz a incredulidade. O homem orgulhoso não admite nada além de si, e é por isso que se autodenomina um espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode derrubar!
      Julga-se o poder de uma inteligência por suas obras. Já que nenhum ser humano pode criar o que a Natureza produz, a causa primeira é, portanto, uma inteligência superior à humanidade.

      Sejam quais forem prodígios realizados pela inteligência humana, essa inteligência tem uma causa, e quanto maior for o que ela realizar, maior deve ser a causa primeira. É essa inteligência a causa primeira de todas as coisas, qualquer que seja o nome pelo qual o homem a tenha designado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário