quinta-feira, 23 de agosto de 2018

ATIVIDADES GRAMATICAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

Atividades gramaticais


01 – CIRCULE os substantivos que aparecem nas orações abaixo:
a)   As pessoas estavam muito contentes na festa.
b)   Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.
c)   A bicicleta de Paulo está com o pneu furado.
d)   O garoto não entrou no tetro, porque esqueceu os bilhetes.
e)   O cachorro quase me mordeu.

02 – Classifique os artigos conforme o modelo:
        O senhor me dá um presente de aniversário?     
        O = artigo definido, masculino, singular.
        Um = artigo indefinido, masculino, singular.

a)   Ganhei uma caneta dourado.
Uma = artigo indefinido, feminino, singular.

b)   Os irmãos ganharam doces.
Os = artigo definido, masculino, plural.

c)   A gaita era verde.
A = artigo definido, feminino, singular.

03 – Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:
a)   O sapo verde deu um pulo engraçado.
b)   No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas.
c)   A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
d)   Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos.
e)   Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.

04 – O adjetivo caracteriza o substantivo de vários modos: bonito, por exemplo, atribui uma qualidade positiva; feio, uma negativa.
        Atribua a cada item a seguir uma qualidade positiva e uma negativa:
a)   Camarada = positiva: bom / negativa: mau.
b)   Gesto = positiva: de amor / negativa: de ódio.
c)   Roupa = positiva: nova / negativa: velha.
d)   Mulher = positiva: caprichosa / negativa: desleixada.

05 – Dê o infinitivo dos verbos abaixo:
a)   Chegarei: chegar.
b)   Subiram: subir.
c)   Coube: caber.
d)   Fizeste: fazer.
e)   Pusesses: por.
f)    Sumiu: sumir.
g)   Estávamos: estar.
h)   Amássemos: amar.
i)     Perceberdes: perceber.
j)     É: ser.

06 – Classifique o pronome destacado nas frases abaixo:
a)   Este animal não vai participar da exposição.
Pronome demonstrativo.

b)   Vários atletas já chegaram.
Pronome indefinido.

c)   Quantos ainda não voltaram?
Pronome indefinido.

d)   poucos erros na redação.
Pronome indefinido.

e)   Ela sempre gostou de ler.
Pronome pessoal.

f)    Nosso povo está despertando.
Pronome possessivo.

07 – Sublinhe as preposições:
a)   Conversamos sobre nossos estudos.
b)   Sempre lutamos contra má vontade de alguns.
c)   Estou mais uma vez sem meu ajudante.
d)   A criançada partiu para o acampamento.
e)   Aquela chácara é de meus tios.
f)    Você já viajou de avião?

08 – Complete com a preposição adequada:
a)   Saí da casa de meus pais.
b)   Estamos sem luz há alguns minutos.
c)   Minha família morou em Pernambuco vários anos.
d)   Minha mãe gostava de conversar sobre arte.
e)   Perante o juiz, ele não abriu a boca.
f)    Estarei em Curitiba na próxima quinta-feira.
g)   Deteve-se um instante para observar o movimento de pedestres.


Um comentário: