domingo, 19 de agosto de 2018

ATIVIDADES DE PRONOMES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO


ATIVIDADES DE PRONOMES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL


1   1.  Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

(A) Pronome possessivo
(A) Queria muito namorar sua filha.
(B) Pronome demonstrativo
(ENinguém disse nada!
(C) Pronome de tratamento
(B)Esta noite tem um mistério!
(D) Pronome pessoal
(C) A senhora vai aonde?
(E) Pronome indefinido
(DEle é meu melhor amigo.
(F) Pronome Interrogativo
(ANosso time venceu!
(EAlgumas pessoas faltaram
(DEles estão felizes
(BAquilo é um disco voador.
(FQual o seu nome?

2. Preencha as lacunas com o pronome demonstrativo de acordo com a situação apresentada.
a) Você está escrevendo com um lápis. Você deve dizer: “Estou escrevendo com este lápis. (este, esse, aquele)

b) Você está estudando junto com um colega e precisa pegar a borracha dele emprestada. Você deve dizer: “Empreste-me essa borracha.”(esta, essa, aquela)

c) Como você, pessoas de outros lugares também estudam. Conclui-se que aquelas pessoas também estudam. (Estas, aquelas, essas)

3) Complete com os pronomes indefinidos adequados.

a) Batem à porta. Deve ser
alguém que tem fome ou frio.
b) Na vida
tudo passa.
c)
Alguma coisa lhe aconteceu?
d)
Algo está errado?
e) Estarei a sua disposição a
qualquer hora.
f) 
Todos fizeram o que pedi.


4) Reescreva as frases, substituindo os pronomes indefinidos grifados por outros de sentido contrário:


a) Pedi pouco açúcar, mas você colocou muito.
      Pedi muito açúcar, mas você colocou pouco.
b) Na sala há muitas alunas.
      Na sala há poucas alunas.


c) Nada me desanima.
      Tudo me desanima.
d) Alguém me contou tudo.
      Ninguém me contou nada.

5. Preencha, corretamente, as lacunas com os pronomes “eu” ou “mim”:
a. Entregou o presente para mim.
b. Esta fruta é para eu comer?
c. Você nada poderá fazer por mim, infelizmente.
d. De eu depende seu trabalho.
e. Isto é para eu fazer amanhã cedo.

6. Escolha os pronomes demonstrativos (este(s), esta(s), esse(s), essa(s), aquele(s), aquela(s), aquilo) que preencham adequadamente as frases:

a) O diretor agarrou o conselheiro e disse-lhe estas palavras: “Seu desempenho se tornou abominável.”
b) Aquela notícia que ele propagou ontem pela manhã foi divulgada no jornal de ontem.
c) Divertimo-nos muito no ano passado. O motivo foi aquela viagem que fizemos ao exterior.
d) Saí com meu filho mais novo e apresentei-o a um amigo, dizendo-lhe: “Esse é Fabiano.”

7. Coloque o número dentro do parêntese após cada palavra grifada indicando a sua classificação correta:
1. pronome pessoal    
2. pronome demonstrativo    
3. pronome possessivo
4. pronome indefinido
5. pronome interrogativo        
6. pronome de tratamento

a) A sua (3) memória é ótima!
b) Pensou que eu (1) não estivesse em pleno gozo de minhas (3) faculdades mentais.
c) Nada (4) em teu (3) organismo funciona direito.
d) Está sempre doente e este (2) remédio é muito bom para ela.(1).
e) Quem (5) deu tal (4) recado para ele (1)?
f) Para aquela (2) mulher adoentada qualquer (4) conforto é suficiente.
g) Quantos (5) vivem aqui? Isto (2) é um fim de mundo.
h) Vossa Senhoria (6) não merece consideração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário