quarta-feira, 15 de agosto de 2018

POESIA: CANÇÃO EXCÊNTRICA - CECÍLIA MEIRELES - COM GABARITO

Poesia: Canção excêntrica
          Cecília Meireles

Ando à procura de espaço
para o desenho da vida.
Em números me embaraço
e perco sempre a medida.
Se penso encontrar saída,
em vez de abrir um compasso,
protejo-me num abraço
e gero uma despedida.
Se volto sobre o meu passo,
é já distância perdida.


Meu coração, coisa de aço,
começa a achar um cansaço
esta procura de espaço
para o desenho da vida.
Já por exausta e descrida
não me animo a um breve traço:
-- saudosa do que não faço,
-- do que faço, arrependida.

                                                                      Cecília Meireles.
Entendendo a poesia:
01 – De que fala o título da poesia?
      Fala de que ou quem demonstra ou tem comportamento extravagante, fora dos padrões convencionais.

02 – Na frase: "Meu coração, coisa de aço", temos uma:
a- (  ) Sinestesia
b- (  ) personificação
c- (  ) comparação
d- (X) metáfora
e- (  ) antítese

03 – Justifique a resposta marcada por você na questão anterior:
      É uma metáfora, porque é empregado um termo com significado de outro.

04 – Como seria o desenho da sua vida? Crie! Capriche!
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Qual era o objetivo do eu poético?
      O desenho da vida.

06 – Excêntrico, o que significa?
      É o que foge do centro, ou seja, é a procura inevitável que cada um de nós faz na vida.

07 – O eu poético teve como ponto de partida o verbo “andar”, com que intenção?
      O verbo “andar” indica o procurar, o caminhar responsável pelo desenho da vida.

08 – No verso: “em vez de abrir um compasso”, o que o eu poético nos diz?
      Nos diz uma tentativa, ainda, de solucionar o inesperado através de uma resposta que já se teria pronta (um conceito).

09 – “Procurar um espaço para que a vida se desenhe”, é o mesmo quê?
      Ficar atrelado ao compasso, quando este não rompe com o que cristaliza o movimento de repetição: o centro no qual sua outra haste se fixa. Este centro deve ser rompido ao nos abrirmos e nos projetarmos na vida.

10 – Explique o que você entende dos versos: "Se volto sobre o meu passo / é já distância perdida."
      Aqui, na medida em que volto, não é possível refazer ou reviver um percurso. Este se completa à proporção que passa e se constitui em passado imutável.

11 – Como é marcada a trajetória da busca?
      É marcada por tentativas reveladoras de otimismo e resultados que mostram o insucesso dessas ações.

12 – Em relação ao poema transcrito, analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo:
(V) Em busca de um espaço para o “desenho da vida”, o eu-poético sente-se desmotivado.
(V) O título “Canção Excêntrica” aponta para a incapacidade de o sujeito lírico centrar-se, encontrando a si mesmo.
(V) O sujeito poético expressa um sentimento de insatisfação em relação as coisas que faz e as que deixa de fazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário