SERMÃO DO BOM LADRÃO (fragmento)
Padre Antônio Vieira
Suponho que os ladrões de que falo não
são aqueles miseráveis, a quem a pobreza e vileza de sua fortuna condenou a
este gênero de vida, porque a mesma sua miséria ou escusa ou alivia o seu
pecado, como diz Salomão: "O ladrão que furta para comer não vai nem leva
ao inferno."
Os que não só vão, mas levam, de que eu
trato, são os ladrões de maior calibre e de mais alta esfera, os quais debaixo
do mesmo nome e do mesmo predicamento distingue muito bem São Basílio Magno. "Não
são ladrões, diz o Santo, os que cortam bolsas, ou espreitam os que vão banhar,
para lhes colher a roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este
título, são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo
das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manhã, já com
força, roubam e despojam os povos."
Os outros ladrões roubam um homem,
estes roubam cidades e reinos: os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem
temor, nem perigo: os outros, se furtam, são enforcados, estes furtam e
enforcam.
Diógenes, que tudo via com mais aguda
vista que os outros homens, viu que uma grande tropa de varas e ministros de
justiça levavam a enforcar uns ladrões, e começou a bradar: "Lá vão os
ladrões grandes enforcar os pequenos." Ditosa Grécia, que tinha tal
pregador! E mais ditosas as outras nações, se nelas não padecera a justiça as
mesmas afrontas.
Quantas vezes se viu em Roma ir
enforcar um ladrão por ter furtado um carneiro, e no mesmo dia ser levado em
triunfo um cônsul, ou ditador por ter roubado uma província! De um chamado
Seronato disse com discreta contraposição Sidônio Apolinar: "Seronato
sempre ocupado em duas coisas: em castigar furtos, e em os fazer." Isto
não era zelo de justiça, senão inveja. Queria tirar os ladrões do mundo, para
roubar ele só.
Pe. Antônio Vieira.
Entendendo o texto:
Entendendo o texto:
01 – Leia o trecho a seguir, extraído do Sermão do Bom
Ladrão:
"Não são ladrões, diz o Santo, os
que cortam bolsas, ou espreitam os que vão banhar, para lhes colher a roupa; os
ladrões que mais própria e dignamente merecem este título, são aqueles a quem
os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo das províncias, ou a
administração das cidades, os quais já com manhã, já com força, roubam e
despojam os povos."
Os outros ladrões roubam um homem,
estes roubam cidades e reinos: os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem
temor, nem perigo: os outros, se furtam, são enforcados, estes furtam e
enforcam.
VIEIRA, Padre Antônio.
Sermão do bom ladrão.
Disponível em: http://www.dominiopublico.
a)
Vieira descreve em seu sermão, dois tipos de
ladrão. Quais são eles?
Os ladrões que cortam bolsas, roubam o que está próximo, à mão, e os
ladrões que roubam cidades e reinos, ou seja, os governantes corruptos e
desonestos.
b)
Para Vieira, qual desses dois tipos de ladrão
é o mais nocivo à sociedade? Como o autor justifica sua posição?
O mais nocivo, para Vieira, é o ladrão que rouba as cidades, pois
ele, além de prejudicar mais pessoas, não é punido, mas, sim, tem o poder de
punir.
c)
O sermão de Vieira foi escrito há mais de 300
anos. Em sua opinião, a temática do sermão continua atual?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim. Na Sociedade Brasileira, é
possível encontrar inúmeros exemplos de corrupção, desonestidade na
administração pública e impunidade, o que mostra que a temática continua atual.
02 – Como o pregador
desculpa os ladrões miseráveis?
"Não são ladrões, diz o Santo, os
que cortam bolsas, ou espreitam os que vão banhar, para lhes colher a roupa; os
ladrões que mais própria e dignamente merecem este título, são aqueles a quem
os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo das províncias, ou a
administração das cidades, os quais já com manhã, já com força, roubam e
despojam os povos."
03 – Qual foi o brado de
Diógenes ao ver as autoridades levar a força alguns ladrões?
“Lá vão os ladrões grandes enforcar os
pequenos.”
04 – Com base na leitura do
fragmento acima, leia as assertivas que seguem e marque as corretas:
I – Observa-se o
profundo entendimento de Padre Antônio Vieira sobre a problemática brasileira
do período – ele ataca e critica aqueles que se valiam da máquina pública para
enriquecer ilicitamente.
II – O fragmento denuncia a
desproporcionalidade das punições que são destinadas de maneiras distintas aos
dois tipos de ladrões descritos no fragmento.
III – Padre
Antônio Vieira usou o púlpito como arauto de suas indignações com os desmandos
da vida pública.
05 – Segundo o texto o que
diz Salomão?
Salomão diz: “O ladrão que furta para
comer não vai nem leva ao inferno.”
06 – Assinale a alternativa
cuja citação se aproxima tematicamente do “Sermão do bom ladrão” de Antônio
Vieira.
(A) “Rouba um
prego, e serás enforcado como um malfeitor; rouba um reino, e se possui é o
instrumento da liberdade; aquele que se persegue é tornar-te-ás duque.”
(Chuang-Tzu, filósofo chinês, 369-286 a.C.)
(B) “Para quem vive segundo
os verdadeiros princípios, a grande riqueza seria viver serenamente com pouco:
o que é pouco nunca é escasso.” (Lucrécio, poeta latino, 98-55 a.C.)
(C) “O dinheiro que o
instrumento da escravidão.” (Rousseau, filósofo francês, 1712-1778)
(D) “Que o ladrão e a ladra
tenham a mão cortada; esta será a recompensa pelo que fizeram e a punição da
parte de Deus; pois Deus é poderoso e sábio.” (Alcorão, livro sagrado islâmico,
século VII)
(E) “Dizem que tudo o que é
roubado tem mais valor.” (Tirso de Molina, dramaturgo espanhol, 1584-1648)
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