domingo, 12 de agosto de 2018

CRÔNICA: A OUTRA NOITE - RUBEM BRAGA - COM GABARITO

Crônica: A outra noite
            Rubem Braga



        Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.
        Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:
        – O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima?
        Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra - pura, perfeita e linda.
        – Mas, que coisa. . .
        Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.
        – Ora, sim senhor. . .
        E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um "boa noite" e um "muito obrigado ao senhor" tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

BRAGA, Rubem. A outra noite. In: PARA gostar de ler:
Crônicas. São Paulo: Ática, 1979.

Torpe: repugnante   
Veementes: animados

Entendendo a crônica:
01 – Como era a noite vista pelo taxista e pelo amigo do narrador?
(  ) calor e chuva                
(X) vento e chuva                          
(  ) luar lindo                       
(  ) lua cheia

02 – Como era a noite para o narrador?
      Um luar lindo, e as nuvens lá em cima eram alvas, uma paisagem irreal.­­­­­­

03 – Considerando a maneira como é narrada, a reação do taxista (no final), pode-se inferir que ele ficou:
(X) sensibilizado com a conversa                                            
(  ) curioso por mais informações.
(  ) agradecido com o presente.                                              
(  ) desconfiado com o pagamento

04 – A outra noite a que o título se refere seria a vista somente pelo narrador ou aquela que o taxista e seu amigo enxergavam?
      Vista pelo narrador.

05 – O que faz com que diferentes personagens vejam diferente noites?
      Cada pessoa tem seu ponto de vista, de acordo com sua visão de mundo.

06 – Que fato do cotidiano a crônica que você leu explora?
      Uma conversa banal sobre o tempo durante uma corrida de táxi.

07 – Nesse texto, o narrador é personagem? Justifique sua resposta copiando um trecho do texto.
      Sim. É personagem, indicado pelo uso da 1ª pessoa:
      “Outro dia fui a São Paulo...”
      “... meu amigo.”
      “E, quando saltei...”



70 comentários:

  1. QUERO saber quanto tempo durou a história?

    ResponderExcluir
  2. parabens obrigado ajudou msm agora a minha tem 10 perguntas oque eu faço mds meu deus do ceu! ;-;

    ResponderExcluir
  3. Qual foi o fato que se desencadeou na cronica

    ResponderExcluir
  4. Valeu me ajudou muito, tomara que a professora não veja isso! 🤡

    ResponderExcluir
  5. Analisando as principais características do texto lido,podemos dizer que seu gênero predominante é:

    ResponderExcluir
  6. Preciso da resposta da pergunta (analisando as principais características do texto lido , podemos dizer que seu gênero predominante é)

    ResponderExcluir
  7. O título do texto se refere a que???
    Preciso da resposta 😫😫

    ResponderExcluir
  8. Obrigado me ajudo muinto😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  9. Me ajudou bastante também. Mas ainda tenho uma pergunta que não foi respondida que é ( No período “ As nuvens feias, que cobriam a cidade, eram colchões de sonhos” há qual figura de linguagem? )

    ResponderExcluir
  10. Quem e o personagem principal, aquele que mais aparece

    ResponderExcluir
  11. Obrigado obrigado me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  12. Alguém me ajuda nessa pergunta (oq faz com que diferentes personagens vejam diferentes noites) por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada pessoa, enxerga o mundo de acordo com a sua experiência, portanto,os personagens tinham experiências diferentes,por isso cada um viu diferentes noites.

      Excluir
  13. A circunstância nos últimos parágrafos

    ResponderExcluir
  14. Onde e quando se passa a história

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigado me ajudou muito 😊

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho uma pergunta que eu não sei a pergunta é assunto???

    ResponderExcluir
  18. quais são os elementos construtivos da narrativa na crônica?

    ResponderExcluir