quinta-feira, 30 de agosto de 2018

TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: DIA DO FICO - (INDEPENDÊNCIA DO BRASIL) - COM GABARITO

Texto: Dia do Fico


        O Dia do Fico deu-se em 09 de janeiro de 1822, quando o então príncipe regente D. Pedro de Alcântara foi contra as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil.
        Por volta de 1821, quando as Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa mostraram a ideia de transformar o Brasil de novo numa colônia, os liberais radicais se uniram ao Partido Brasileiro tentando manter a autoridade do Brasil. As Cortes mandaram uma nova decisão enviada para o príncipe regente D. Pedro de Alcântara. Uma das exigências era seu retorno imediato a Portugal.
        Os liberais radicais, em resposta, organizaram uma movimentação para reunir assinaturas a favor da permanência do príncipe. Assim, pressionariam D. Pedro a ficar, juntando 8 mil assinaturas. Foi então que, contrariando as ordens emanadas por Portugal para seu retorno à Europa, declarou para o público: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico.”
        A partir daí, D. Pedro entrou em conflito direto com os interesses portugueses, para romper o vínculo que existia entre Portugal e o Brasil.
        Este episódio culminou com a declaração de independência do Brasil, que viria a ser proclamada em 07 de setembro de 1822.

Entendendo o texto:

01 – Em que dia deu-se o Dia do Fico?
      Em 09 de janeiro de 1822.

02 – O que as Cortes Portuguesas exigiam do príncipe regente D. Pedro de Alcântara?
      Exigiam sua volta a Lisboa.

03 – Como os liberais radicais pressionaram D. Pedro a ficar no Brasil?
      Fizeram um abaixo-assinado com 8 mil assinaturas.

04 – O que D. Pedro declarou ao público?
      “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico.”

05 – A partir daí, D. Pedro entrou em conflito direto com os interesses portugueses, para romper o vínculo que existia entre Portugal e o Brasil e este episódio culminou com que fato histórico?
      A Independência do Brasil.

06 – Em que data foi proclamada a Independência do Brasil?
      Em 07 de setembro de 1822.

     


Nenhum comentário:

Postar um comentário