quinta-feira, 16 de agosto de 2018

TEXTO: REPÚBLICA: O QUE MUDOU? COLEÇÃO TEMPO DE APRENDER - COM GABARITO

Texto: República: O que mudou?

    A Constituição de 1891 representou um avanço em muitas áreas, mas ainda havia muito a ser conquistado. Por exemplo, o voto feminino e o dos analfabetos ainda não era permitido. Isso em um país com maioria absoluta de analfabetos. A cidadania continuava a ser privilégio de poucos.
        O Brasil continuou sendo um país de latifundiários, que não precisavam mais da monarquia. Os governos republicanos serviram bem aos interesses dos grandes proprietários de terras. Aliás, a defesa da República e dos ideais de John Locke servia de fachada para reprimir qualquer movimento que não tivesse o controle do Estado republicano. Os jornais direcionavam a opinião popular contra movimentos rebeldes, chamados pela imprensa de monarquistas e contrários às liberdades republicanas.
        Foi o que aconteceu no Sertão baiano, quando fazendeiros da região, apoiados pela Igreja Católica, manifestaram insatisfação contra um certo Antônio Conselheiro que, ao fundar a vila de Canudos, conseguiu reunir dezenas de milhares de sertanejos, questionando a legitimidade da República e pondo em risco o poder dos latifundiários locais.
        Canudos transformou-se, com o auxílio da imprensa, em uma ameaça aos ideais republicanos. A sua população, predominantemente mestiça, também serviu de alerta para os “perigos” da miscigenação, aprofundando os preconceitos das elites “brancas”. A opinião pública exigiu a destruição de Canudos, legitimando o massacre de milhares de sertanejos. Após o governo republicano ter enviado milhares de soldados à localidade e promovido uma série de combates violentos, que duraram de 1896 a 1897, a comunidade foi exterminada e os poucos sobreviventes foram degolados.
        A primeira fase da História republicana ficou conhecida como República Velha (1889-1930). Apesar do predomínio dos grandes fazendeiros, foi uma época de crescimento da burguesia urbana, do movimento operário e de crescentes disputas pelo poder nas zonas eleitorais em todo o país.
        As disputas eleitorais exigiam a compra de espaço na imprensa, com o fim de conquistar a simpatia do eleitorado. Os jornais, dependendo de quem lhes comprava a opinião, tratavam de endeusar ou destruir candidatos à cargos políticos.
        Fora a imprensa operária, a grande imprensa burguesa organizava-se para defender os “altos padrões” da elite branca brasileira. As rebeliões populares, em geral eram atribuídas pelos jornais a “desordeiros” e, de forma pejorativa, a negros e mulatos.
      Em 1926, o recém-fundado Partido Democrático utilizava os jornais Estado de São Paulo e Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo) para defender a oposição aos governos controlados pelas elites agrárias, sobretudo os cafeicultores de São Paulo. A grande imprensa, nas mãos da burguesia urbana, preparava-se para o confronto que poria fim à República Velha.
        As forças de oposição estavam unidas na Aliança Liberal, uma aliança política efetuada em 1929 entre grande parte dos opositores aos paulistas, que controlavam o governo federal. A Aliança lançou a candidatura de Getúlio Vargas às eleições presidenciais de 1930.
        A disputa era travada também por intermédio da imprensa. Buscava-se conquistar o apoio popular necessário para concretizar a deposição do último presidente da República Velha, Washington Luís.
        Em 24 de outubro de 1930, foi deposto o então presidente. O Diário da Noite abriu a primeira página com a manchete: “Viva o Brasil! Viva a República nova e redimida!”.
        Em 03 de novembro, Getúlio Vargas recebia o poder. Iniciava-se o governo provisório.
                                    Coleção Tempo de Aprender. Edimar Araújo Silva e
                                                                    José Wagner de Melo Costa Souza.
Entendendo o texto:
01 – Como ficou conhecido o período da História do Brasil entre 1889 e 1930?
      República Velha.

02 – Copie do texto uma frase que mostre que, na República Velha, ainda havia muitos direitos a serem conquistados.
      “O voto feminino e o dos analfabetos ainda não era permitido. Isso em um país com maioria absoluta de analfabetos.”

03 – Qual era o grupo mais poderoso do Brasil durante a República Velha?
      Os fazendeiros.

04 – Qual classe social estava em crescimento nesse período?
      A burguesia urbana.    

05 – De maneira geral, como se comportou a imprensa durante a República Velha?
      Os jornais, dependendo de quem comprava a sua opinião, tratavam de endeusar ou destruir candidatos a cargos políticos. Fora a imprensa operária, chamavam os participantes das rebeliões populares de desordeiros e, de forma pejorativa, de “negros” e “mulatos”.

06 – Qual foi o papel da imprensa na derrubada da República Velha?
      Através dela, buscava-se conquistar o apoio popular necessário para concretizar a deposição do último presidente da República Velha, Washington Luís.

07 – Por que fazendeiros e o governo republicano se opuseram à existência de Canudos?
      Porque o seu líder, Antônio Conselheiro, questionava a legitimidade da República e punha em risco o poder dos latifundiários locais.

08 – Como reagiu a opinião pública diante das notícias publicadas na imprensa?
      Acabou exigindo a destruição de Canudos, legitimando o massacre de milhares de sertanejos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário