terça-feira, 21 de agosto de 2018

A LENDA DA IARA - AMAZÔNIA - EDITORA APEL - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

 A Lenda da IaraAmazônia      
    

        A Iara é uma moça linda, que vive na água. É tão bonita, que ninguém resiste ao seu encanto. Aparece à noite e costuma cantar com uma voz tão doce, que atrai as pessoas e estas, quando se dão conta, já estão sendo arrastadas para o fundo da água.
        Tem um palácio no fundo de um lago, todo construído com pedras preciosas. Suas paredes são feitas de rubis, as janelas de águas-marinhas e a porta é de ouro maciço, fechada por um enorme diamante.
        Dizem que seu canto é mágico e atrai como um ímã. Não se pode fugir dele por mais que se queira. Diz a lenda, que Jaguarari foi atraído por esse canto...           
        Jaguarari era um índio muito forte, corajoso e bom. Gostava de remar e o fazia tão bem que até as aves esticavam o pescoço para vê-lo.           
        Um dia, Jaguarari partiu muito cedo da aldeia para caçar. Como era um belo dia, resolveu passá-lo na floresta. Encontrou um lago muito bonito e resolveu mergulhar.
        Depois de nadar bastante, deitou-se à beira do lago e admirou o céu. Só quando sentiu fome, saiu para caçar e preparou uma das caças ali mesmo. Comeu e adormeceu profundamente. Jaguarari despertou quase ao anoitecer e apressou-se em retornar para a aldeia. Mal havia começado a andar, ouviu um canto maravilhoso, mais bonito que o do uirapuru. Sem perceber, foi em direção à origem da melodia e quando percebeu estava novamente no lago onde havia nadado.           
        De repente, deparou-se com a Iara, tão linda que nem conseguia tirar seus olhos dela. Já estava quase entrando na água, quando lembro do que os mais velhos contavam sobre a Iara.
        Conseguiu agarrar-se num tronco de árvore na beira do lago. Como era muito forte, segurou alguns cipós próximos e conseguiu se afastar. Quando chegou à aldeia, sua mãe percebeu que ele estava diferente, mas Jaguarari não contou à ela o que tinha acontecido... disse que era cansaço. Nos dias seguintes, continuava preocupado e triste, o que não era comum nele. Quando saía para pescar, passava a maior parte do tempo junto ao lago, esperando ver a Iara, que não aparecia. Com o passar dos dias, foi ficando mais impaciente e resolveu voltar ao lago. Como ele demorou a voltar para a aldeia, alguns índios foram procurá-lo. Perto do lago, um dos índios o avistou, em pé numa canoa, acompanhado por uma linda moça. Essa foi a última vez em que alguém o viu...

Adaptado de ‘Histórias e Lendas do Brasil’ – Editora Apel.
Entendendo a lenda:
01 – Qual o título do texto? De onde foi retirado?
      A lenda da Iara. Histórias e Lendas do Brasil.

02 – Como era a casa de Iara, de acordo com a lenda?
        “Tem um palácio no fundo de um lago, todo construído com pedras preciosas. Suas paredes são feitas de rubis, as janelas de águas-marinhas e a porta é de ouro maciço, fechada por um enorme diamante.”    
   
03 – Quem era Jaguarari?
        “Jaguarari era um índio muito forte, corajoso e bom. Gostava de remar e o fazia tão bem que até as aves esticavam o pescoço para vê-lo.”   
  
04 – Como Jaguarari sabia que era Iara quem o atraía ao lago?
      Através do que os mais velhos contavam sobre ela.

05 – Jaguarari conseguiu fugir da Iara, mesmo hipnotizado por seu belo canto. Pode-se dizer que isso é realmente verdade? Por quê?
     Sim. “Conseguiu agarrar-se num tronco de árvore na beira do lago. Como era muito forte, segurou alguns cipós próximos e conseguiu se afastar.”

06 – Lendas são narrativas inventadas pela cultura local e transmitidas de geração para geração. São sempre baseadas em algum fato ou fenômeno. Seu objetivo é explicar por que algo acontece. Por que você acha que os índios criaram a Lenda da Iara?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Desenhe, no seu caderno, a parte da história que tenha considerado a mais emocionante.
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Quando foi que Jaguarari ouviu a Iara pela primeira vez?
      Quando ele saiu para caçar, e ia voltando para casa no escurecer, e ouviu um canto mais bonito que o Uirapuru.

09 – Releia: “A Iara é uma moça linda, que vive na água. É tão bonita, que ninguém resiste ao seu encanto. Aparece à noite e costuma cantar com uma voz tão doce, que atrai as pessoas ...” O que observa-se neste trecho?
(   ) O autor apresenta o enredo da história.
(   ) O autor apresenta o cenário.
(X) O autor apresenta a personagem principal.

10 – Qual foi a última vez que viram Jaguarari?
      Viram ele em pé numa canoa, acompanhado por uma linda moça.


4 comentários:

  1. E porque eles queriam fazer que as pessoas não fossem aos rios para não poluir ou estragar tacar fogo e arruinar alguma coisa assim

    ResponderExcluir