quinta-feira, 30 de agosto de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): METAMORFOSE AMBULANTE - RAUL SEIXAS - COM GABARITO

Música(Atividades): Metamorfose Ambulante

                                                          Raul Seixas
Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

Eu vou desdizer
Aquilo tudo que eu lhe disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou

Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor

Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator

É chato chegar
A um objetivo num instante
Eu quero viver
Nessa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo

Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou

Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor

Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator

Eu vou desdizer
Aquilo tudo que eu lhe disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo.
                                              Composição: Raul Seixas
Entendendo a canção:
01 – Do que se trata a letra?
      Fala do quanto é ruim sermos acomodados, sempre à espera que os outros façam, eternamente agarrados a dogmas antigos.

02 – Nos versos: “Prefiro ser / Essa metamorfose ambulante / Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.” O que o poeta esclarece?
      Ele esclarece que ser “metamorfose ambulante”, algo que muda tanto, é melhor que ser acomodado, achando que é sábio, muito inteligente, com algumas informações que adquiriu na vida.

03 – Cite os versos onde o poeta usa a ironia, e o que ela estava dizendo?
      “Eu quero dizer
       Agora o oposto do que eu disse antes
       Eu prefiro ser
       Essa metamorfose ambulante.”
      É como disse-se: “Se você ainda não ouviu, ouça agora.”

04 – Porque a música "metamorfose ambulante - Raul Seixas" sugeriu "que ter aquela velha opinião / formada sobre tudo " é algo negativo?
      Ele mostra a sua fragilidade enquanto ser, aquele dos “porquês” da vida, que surgem. Afinal, quem sabe com exatidão sobre o amor, sobre quem é você mesmo(a) com total verdade.

05 – A letra tão completa, que pode ser usada em qualquer esfera de nossa sociedade, seja na educação, na política, no trabalho e no dia-a-dia como se fosse o quê?
      Um abaixo-assinado contra a monotonia, um grito libertador para evitar o preconceito e a preconcepção de ideias.

06 – Com base da canção, o que a palavra metamorfose no sentido figurado significa?
      É uma brusca mudança de caráter ou físico de um ser em outro ser, de uma opinião em outra opinião, de um prisma em outro prisma e assim sucessivamente.

07 – Em que verso o eu lírico aborda a questão do imediatismo?
      Quando diz que “é chato chegar num objetivo num instante”.

08 – Analise estes versos:
        “Se hoje eu sou estrela
         Amanhã já se apagou
         Se hoje eu te odeio
         Amanhã lhe tenho amor
         Lhe tenho amor
         Lhe tenho horror
         Lhe faço amor
         Eu sou um ator”.
      Nestes versos existe ideia de oposição (“estrela” e “apagou”; “amor” e “horror”) junto com palavras que denotam tempo (“hoje”; “amanhã”), caracterizando exagero (num dia o eu lírico diz que ama e no outro diz que sente horror. Porque ele acredita realmente na importância da mudança, e talvez da experimentação, afinal diz ser um ator, porém um ator na vida.

09 – Por uma questão de simplicidade expressiva, o autor de letra de música popular às vezes utiliza a norma coloquial da língua. A estrofe abaixo traz exemplos disso.
[...]
Eu vou desdizer
Aquilo tudo que eu lhe disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo.

        Para se adequar a norma culta padrão, um dos versos deveria ser escrito da seguinte forma:
a)   “A ter aquela velha opinião”.
b)   “Isto tudo que lhe disse antes”.
c)   “Aquilo tudo eu o disse antes”.
d)   “Aquilo tudo que disse-lhe antes”.
e)   “Do que ter, aquela velha opinião”.

10 – Leia um trecho da música “Metamorfose ambulante”, de Raul Seixas:
      “Eu quero dizer
       Agora o oposto do que eu disse antes
       Eu prefiro ser
       Essa metamorfose ambulante.”

        A palavra metamorfose, grifada no texto, poderia ser substituída pelo seguinte sinônimo:
a)   Nada.
b)   Transformação.
c)   Tudo.
d)   Oposição.
e)   Ordem.

      






Nenhum comentário:

Postar um comentário