sexta-feira, 10 de agosto de 2018

TEXTO: BATISCAFO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: Batiscafo

        O batiscafo é composto de duas partes principais: um flutuador, que geralmente tem a forma de casco de navio, cheio de gasolina distribuída em vários compartimentos, e uma cabina esférica de aço. A flutuação positiva da nave é balanceada por bolas de ferro, localizadas dentro do flutuador em câmaras abertas e presas por eletroímãs.
        A cabina esférica é o centro de controle da nave. Abriga a tripulação, os controles e os equipamentos de pesquisa. A espessura de suas paredes de aço varia entre 10 e 18 centímetros a fim de suportar as fortíssimas pressões que, numa profundidade de 10 mil metros, chegam a atingir mais de uma tonelada por   centímetro quadrado.
        O batiscafo é uma nave destinada à pesquisa científica e sua tripulação de dois homens deve ter condições de observar o exterior subaquático. Por isso, a esfera é equipada com vigias de material transparente, em geral perspex (plexiglass), perfeitamente encaixadas no metal. Sob alta pressão, qualquer vazamento na estrutura da esfera pode causar um dano considerável. Assim as vigias são construídas na forma de um cone truncado (com a ponta secionada). Esses cones são colados em soquetes e inseridos pela extremidade mais estreita num orifício do mesmo formato, para que a pressão, quando aumentada, empurre a vigia cada vez mais contra a sua base. Para vedar perfeitamente os orifícios por onde passam os cabos elétricos – com o problema adicional de que esses cabos se flexionam quando a nave está em uso –, emprega-se uma resina adesiva do tipo epóxi, excelente fixador e vedador.

                                     Como funciona – Enciclopédia de ciência e técnica.
                                                                                 São Paulo, Abril, s/d. p. 3-6.
Entendendo o texto:
01 – Podemos considerar o texto acima uma descrição? Por quê?
      Sim. O texto produz uma imagem verbal de um determinado objeto, expondo-o ao leitor de acordo com uma ordem de apresentação de elementos.

02 – Qual a sua finalidade?
      É um texto informativo, científico, que busca fornecer ao leitor dados acerca do funcionamento de um determinado equipamento.

03 – Qual a sequência escolhida pelo autor para descrever o batiscafo?
      No primeiro parágrafo, uma descrição geral do batiscafo, mencionando-se as duas partes que o formam.
      No segundo e terceiro parágrafos, maior atenção para a cabina esférica do equipamento.

04 – Podemos afirmar que, no texto, a função referencial da linguagem predomina? Por quê?
      Sim. O texto busca transmitir informações ao leitor, não se preocupando em expor opiniões ou convencer alguém de qualquer coisa.

05 – Você considera o texto bem-sucedido? Comente.
      O aluno deve avaliar o texto em sua estruturação interna (coesão) e na adequação a sua finalidade (informativa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário