sábado, 4 de agosto de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): SOU NORDESTINO - GILDÁRIO DE ASSARÉ &PATATIVA DO ASSARÉ - COM GABARITO

Música(Atividades): Sou Nordestino
     

                            Compositor: Gildário De Assaré & Patativa Do Assaré

Meu Nordeste terra amada
Terra da mulher rendeira
Do coco da embolada
E da velha benzedeira
Nesta terra abençoada
Quero minha vida inteira

Refrão: (2x)
Por ordem celeste eu sou do nordeste
Sou cabra da Peste de tudo aqui tem
Canta o violeiro, aboia o vaqueiro
E bom sanfoneiro toca o xen-nhém-nhém

Não há nada mais bonito
Do que se ouvir do sertão
O sabiá sonoroso
Cantando sua canção
E se ver o sol brilhante
Cobrindo a face do chão
Refrão: (2x)
Por ordem celeste eu sou do nordeste
Sou cabra da Peste de tudo aqui tem
Canta o violeiro, aboia o vaqueiro
E bom sanfoneiro toca o xen-nhém-nhém

Sou nordestino e me orgulho
Da terra que Deus me deu
Aqui com a natureza
Foi que o artista aprendeu
Nesta terra abençoada
O rei do baião nasceu

Refrão: (5x)
Por ordem celeste eu sou do nordeste
Sou cabra da Peste de tudo aqui tem
Canta o violeiro, aboia o vaqueiro
E bom sanfoneiro toca o xen-nhém-nhém.

Entendendo a canção:
01 – Para você o que é ser nordestino?
      Resposta pessoal do aluno.   

02 – O autor da canção é de qual região brasileira?
      Do Nordeste.

03 – Você é de qual região brasileira?
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Para Patativa do Assaré, o que há de mais bonito no Sertão?
      “Ouvir o sabiá cantando a sua canção, ver o sol brilhante cobrir a face do chão.”

05 – Qual é o sentimento que Patativa do Assaré tem por ter nascido no Nordeste? Por quê?
      Orgulho. Por ser Nordestino.

06 -  Escreva, com suas palavras, o que você gosta mais da região em que nasceu e por quê?
      Resposta pessoal do aluno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário