quarta-feira, 8 de agosto de 2018

CONTO: CONVERSA FIADA - DILÉA FRATE - COM GABARITO

Conto: Conversa fiada
          Diléa Frate

        Era uma vez um homem muito velho que, por não ter muito o que fazer, ficava pescando num lago. Era uma vez um menino muito novo que também não tinha muito o que fazer e ficava pescando no mesmo lago.
      Um dia, os dois se encontraram, lado a lado na pescaria, e o mesmo momento, exatamente no mesmo instante, sentiram aquela puxadinha que indica que o peixe mordeu a isca. O menino puxou com força e precisão.
        velho usou mais precisão e menos força. Quando apareceram os respectivos peixes, porém, que decepção: o peixe do menino era muito velho e o peixe do velho era muito novo! O velho disse para o menino:
        -- Você não pode pescar esse peixe tão velho! Deixe que ele viva o pouco de vida que lhe resta.
        O menino respondeu:
        -- E o que você vai fazer com este peixe tão novo? Ele é tão pequeno... deixe que ele viva mais um pouco! 
        O velho e o menino olharam um para o outro e, sem perder tempojogaram os peixes no lago. Ficaram amigos e agora, quando não têm muito o que fazer, vão até o lago, cumprimentam os peixes e matam o tempo jogando conversa fora. 
                                                                                    Diléa Frate
Entendendo o conto:
01 – Qual é a finalidade deste conto; uma vez que o título é “Conversa fiada.”?
      Contar a história de duas pessoas que não tinham muito o que fazer e iam pescar num mesmo lago.

02 – As personagens foram apresentadas logo no primeiro parágrafo. O que eles tinham em comum? O que tinham de diferente? 
      Eles gostavam de ir no lago pescar.
      Um era homem muito velho e outro um menino muito novo.

03 – Ao sentir o peixe morder a isca, por que o menino puxou com força e precisão e o velho usou mais precisão e menos força? 
      Porque o menino não tinha a experiência e a prática que o velho já tinha.

04 – Para você, quem tem mais direito à vida: os novos ou os velhos? Explique seu ponto de vista:
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Por que o velho pediu mais vida para o peixe velho? E por que o menino pediu mais vida para o peixe novo? 
      Porque o peixe velho iria poder viver o resto de vida que tinha. E o peixe novo, tinha muito o que viver e crescer.

06 – Na sua opinião, quem pesca contribui com o extermínio dos peixes? Justifique sua resposta:
      Não. Desde que a pesca seja feita com consciência e responsabilidade, o necessário para o consumo.

07 – O que você acha que os dois tanto conversavam? Comente:
      Resposta pessoal do aluno. 

08 – Diga a que classe gramatical cada palavra destacada no texto, pertence: uma - (artigo) homem –(substantivo) não – (Advérbio) pescando – (verbo)num – (preposição) lago –(substantivo) um – (artigo)muito – (advérbio) no – (preposição) lago – (substantivo) um – (artigo) dia – (substantivo) dois – (numeral) na – (preposição) pescaria – (substantivo) aquela – (pronome) puxadinha – (verbo) mordeu – (verbo) isca – (substantivo) menino –(substantivo) precisão – (adjetivo) velho – (adjetivo) mais –(adverbio) menos – (advérbio) quando – (advérbio) porém –(advérbio) do – (preposição)era – (verbo)era – (verbo) disse –(verbo) para – (preposição) você – (pronome) esse – (pronome) tão –(advérbio) ele – (pronome) lhe – (pronome) respondeu – (verbo) e – (conjunção) com – (preposição) este – (pronome) pequeno – (adjetivo) tempo – (substantivo) jogaram (verbo) – agora – (advérbio) vão – (verbo) até – (preposição) cumprimentam – (verbo) o- (artigo).

09 – Por que o texto traz dois "era uma vez"? Qual o objetivo da autora ao recorrer a isso? 
      Para identificar cada personagem do texto, sua idade e os pensamentos de cada um.

10 – De acordo com o texto, tem condição de saber qual é a idade do homem e do menino?
      Não. O texto diz apenas que o homem é muito velho e o menino é muito novo.

11 – Além dos dois se encontrarem nas horas vagas e jogarem conversa fora, o que mais eles fazem?
      Eles cumprimentam os peixes.

5 comentários: