sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

POEMA: QUESTÃO DE PONTUAÇÃO - JOÃO CABRAL DE MELO NETO - COM GABARITO

Poema: Questão de pontuação
          João Cabral de Melo Neto

                    
Todo mundo aceita que ao homem
cabe pontuar a própria vida:
que viva em ponto de exclamação
(dizem tem alma dionisíaca);

viva em ponto de interrogação
(foi filosofia, ora é poesia);
viva equilibrando-se entre vírgulas
e sem pontuação (na política):

o homem só não aceita do homem
que use a só pontuação fatal:
que use, na frase que ele vive
o inevitável ponto final.


João Cabral de Melo Neto. Agrestes. Poesia. Rio de Janeiro, Nova Fronteira: 1985

Entendendo o poema:

01 – O assunto de um texto nem sempre equivale ao tema. O tema são as ideias mais profundas de um texto. No poema lido, por exemplo, o assunto é a pontuação, mas o tema é outro. Observe a que são associados os sinais de pontuação e responda: Qual é o tema do poema?
      A vida.

02 – Todo o desenvolvimento do poema nasce da afirmação contida nos dois versos iniciais:
“Todo mundo aceita que ao homem / cabe pontuar a própria vida”. O que o eu lírico quer dizer com esses versos?
      Todos aceitam que o homem é dono de seu destino, que ele pode decidir sobre sua própria vida.

03 – Ao longo do poema são mencionados quatro sinais de pontuação.
a)   Quais são esses sinais?
O ponto de exclamação, o ponto de interrogação, a virgula e o ponto (final).
b)   O que eles representam em relação à vida? Assinale a melhor resposta:
(  ) Representam os erros que o homem comete na vida.
(X) Representam diferentes formas de viver, que cabe ao homem escolher.
(  ) Representam os problemas que cada ser humano encontra em sua trajetória de vida.

04 – Na 1ª estrofe do poema, a vida é associada ao ponto de exclamação, relacionado ao verso “(dizem: tem alma dionisíaca)”. Veja alguns dos sentidos da palavra dionisíaco registrados no dicionário:
Dionisíaco: relativo a Dioniso, Deus da mitologia grega; o mesmo que desinibido, espontâneo, vibrante, entusiástico, agitado, natural, irracional, anárquico.
a)   Qual ou quais desses sentidos essa palavra apresenta no contexto?
Espontâneo, vibrante, entusiástico.

b)   Que relação existe entre a palavra dionisíaco e o ponto de exclamação?
Ambos estão associados a um estado de espírito alegre, extrovertido, entusiástico.

05 – Na 2ª estrofe, há referências a viver “em ponto de interrogação” e “equilibrando-se entre vírgulas”.
a)   Por que o ponto de interrogação é associado à filosofia e à poesia?
Porque a filosofia e a poesia fazem questionamentos sobre a vida, sobre a razão das coisas, etc.

b)   Para você, o que é viver “equilibrando-se entre vírgulas”?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É viver resolvendo problemas, superando dificuldades de vida, vencendo obstáculos.

c)   Levante hipóteses: O que poderia ser uma vida “sem pontuação (na política)”?
É uma vida em que a pessoa não tem seus direitos de cidadão respeitados, em que ela é desconsiderada socialmente.

06 – Leia a última estrofe:
a)   O que representa a “frase” que cada um de nós vive?
A própria vida.

b)   E o que representa, na frase da vida, o ponto final?
A morte.

c)   Troque ideias com os colegas e dê uma interpretação coerente aos versos “O homem só não aceita do homem / que use a só pontuação fatal.”
1ª O homem só não aceita que o homem ponha fim à própria vida (suicídio);
2ª O homem não aceita que o homem tira a vida de outro homem (homicídio);
3ª O homem não aceita que o homem viva conformadamente, sem participar, sem propor mudanças.




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