sexta-feira, 3 de agosto de 2018

POEMA PARA SÉRIES INICIAIS: AS FRÔ DE PUXINANÃ - ZÉ DA LUZ - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Poema: AS FRÔ DE PUXINANÃ


Três muié ou três irmã,
Três cachôrra da mulesta,
Eu vi num dia de festa,
No lugar Puxinanã.

A mais véia, a mais ribusta
Era mermo uma tentação!
Mimosa frô do sertão
Que o povo chamava Ogusta.

A segunda, a Guléimina,
Tinha uns ói qui ô! mardição!
Matava quarqué cristão
Os oiá déssa minina.

Os ói dela paricia
Duas istrêla tremeno,
Se apagano e se acendeno
Em noite de ventania.

A tercêra era Maroca.
De cóipo muito mal feito,
Mas porém tinha nos peito
Dois cuscuz de mandioca.

Dois cuscuz, que, por capricho,
Quando ela passou por eu,
Minhas venta se acendeu
Cum o chêro vindo dos bicho.

Eu inté me atrapaiava,
Sem sabê das três irmã
Qui ei vi im Puxinanã,
Qual era a qui mi agradava.

Inscuiendo a minha cruz
Prá sair desse imbaraço,
Desejei morrê nos braços
Da dona dos dois cuscuz.
                                                                               Zé da Luz.
Entendendo o poema:
01 – Qual é o título do texto?
      As frô de Puxinanã.

02 – O que é Puxinanã? E em que estado está localizada?
      É uma cidade brasileira, localizada no estado da Paraíba.

03 – Poderíamos dizer que este texto é literário, ou não? Por que?
      Esse texto é literário por se tratar de um poema.

04 – O que prova que este texto é um poema?
      Porque é escrito em versos e estrofes.

05 – Qual era o nome das três irmãs?
      Elas chamam-se: Ogusta, Guléimina e Maroca.

06 – Se trocássemos a linguagem coloquial em que o texto foi escrito pela linguagem culta, mudaria a beleza poética do texto?
      Com certeza mudaria, porque o poema perderia o ritmo.

07 – Qual era a sua maior preocupação?
      Era decidir qual das três irmãs lhe agradava mais.  

08 – O eu-lírico do texto nos conta sua paixão por três irmãs. Como ele descreve cada uma das moças?
·        A 1ª moça era a mais robusta uma verdadeira tentação.
·        A 2ª moça tinha uns olhos que era uma maldição, eles pareciam duas estrelas apagando e acendendo.
·        A 3ª moça era feia de corpo; mas, tinha dois peitos que mais pareciam dois cuscuz.

09 – No final do texto, com qual das irmãs o eu-lírico resolveu ficar? E por que ele escolheu esta? Comprove com parte do texto.
    Ele ficou com Maroca, porque ela tem dois cuscuz de mandioca.
      Desejei morrê nos braços
     Da dona dos dois cuscuz.”

       


16 comentários:

  1. Obrigada, por me ajudar!
    Gostei do texto e principalmente da resposta.
    porque me ajudou muito.
    para falar a verdade não tava conseguindo responder e com a sua resposta eu consegui; obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Mttt obgd mesmo pelas resposta 😙😚😗

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou bastante 👏👏👏
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Obrigadaaaaaaaa!!!! Me ajudou totalmente😊

    ResponderExcluir