quarta-feira, 6 de setembro de 2017

TEXTO: O TOCO DE LÁPIS - (APÓLOGO) - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

O Toco de Lápis

Lá, num fundo de gaveta, dois lápis estavam juntos.
Um era novo, bonito, com ponta muito bem feita. Mas o outro – coitadinho! – era triste de se ver. Sua ponta era rombuda, dele só restava um toco, de tanto ser apontado.

O grandão, novinho em folha, olhou para a triste figura do companheiro e chamou:
     – Ô, baixinho! Você, aí embaixo! Está me ouvindo?
     – Não precisa gritar – respondeu o toco de lápis. – Eu não sou surdo!
     – Não é surdo? Ah, ah, ah! Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!

O toquinho de lápis suspirou:
     – É mesmo... Até já perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador...

O lápis novo continuou com a gozação:
     – Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!
     – Estou vendo, estou vendo... Mas, me diga uma coisa: Você sabe o que é uma poesia?
     – Poesia? Que negócio é esse?
     – Sabe o que é uma carta de amor?
     – Amor? Carta? Você ficou louco, toquinho de lápis?
     – Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também. Se assim fiquei, foi porque muito vivi. Fiquei tudo aquilo que aprendi de tanto escrever durante toda a vida. Romance, conto, poesia, narrativa, descrição, composição, teatro, crônica, aventura, tudo! Ah, valeu a pena ter vivido tanto, ter escrito tanta coisa, mesmo tendo de acabar assim, apenas um toco de lápis. E você, lápis novinho em folha: o que é que você aprendeu?

O grandão, que era um lindo lápis preto, ficou vermelho de vergonha...

                                                                                                    Pedro Bandeira.

Estudando o texto.

1) Leia a frase abaixo:
“Sua ponta era rombuda, dela só restava um toco”
Esta frase quer dizer que o lápis era:
a) ( ) fino
b) (X) pequeno
c) ( ) grande

2) Os dois lápis estavam:
a) ( ) no estojo
b) (X) na gaveta
c) ( ) na mochila

3) De acordo com o texto, o grandão novinho em folha, se refere ao:
a) ( ) lápis sem ponta
b) ( )lápis pequeno
c) (X) lápis novo

4) Leia o trecho:
    “Até perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador.”
A expressão em destaque quer dizer que:
a) ( ) brigar com o apontador
b) ( ) quebrar o apontador
c) (X) ser apontado várias vezes

5) Leia a frase:
     “O lápis novo continuou a gozação.”
A palavra em destaque pode ser substituída por;
a) ( ) elogio
b) (X) zombaria
c) ( )diálogo

6) Leia o trecho onde o lápis grande fala a seguinte frase:
     “ _ Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!”
O lápis novo, revela uma atitude:
a) ( ) simpática
b) ( ) delicada
b) (X) arrogante

7) Leia o trecho:
     “ Se assim fiquei, foi porque muito vivi.”
O personagem do texto retratado nesta frase é:
a) ( ) O lápis novo e bonito.
b) ( ) O lápis de pouco uso.
c) (X) O lápis velho e gasto de tanto escrever.


8) Leia o trecho:
     “Você ficou louco toquinho de lápis?”
No texto, a frase acima indica:
a) (X) perder a consciência.
b) ( ) ficar nervoso
c) ( ) ficar contente

9) O toquinho de lápis, revelou uma condição de:
a) ( ) tristeza
b) ( ) insatisfação
c) (X) alegria e experiência

10) Por que o lápis grandão, novinho em folha ficou com vergonha?
a) ( ) Porque foi desmascarado
b) ( ) Porque era grandão demais
c) (X) Porque percebeu que nada aprendeu.


11) O texto que você acabou de ler nos passa uma mensagem muito bonita. Qual das alternativas abaixo define essa mensagem?
a) (X) O texto mostra que devemos ter respeito pelos mais velhos, pois eles já viveram várias experiências e possuem grande sabedoria.
b) ( ) O texto mostra que os jovens são donos do conhecimento, por isso os mais velhos devem seguir o exemplos deles.
c) ( ) O texto mostra que devemos ter respeito pelos mais novos, pois eles já viveram várias experiências e possuem grande sabedoria.

12) Qual é o melhor sentido de “lápis novinho em folha”: lápis que já foi apontado diversas vezes ou lápis que nunca foi utilizado?
a) ( ) Lápis com a ponta fina.
b) (X) Lápis que nunca foi utilizado.
c) ( ) Lápis que já foi utilizado.

13) Releia o trecho do texto:
     “_ Não é surdo? Ah, Ah, Ah!”? Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!”
O que representa a expressão? Ah, Ah, Ah!?”
a) ( ) A expressão representa o som de uma risada. No caso, representa a gozação do lápis velho.
b) ( ) A expressão representa o som de uma risada. No caso, representa a satisfação do lápis velho.
c) (X) A expressão representa o som de uma risada. No caso, representa a gozação do lápis novo.

14) Observe novamente o trecho a seguir.
     “_ Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também.”
As palavras destacadas nesse trecho são:
a) ( ) Substantivos, pois nomeiam coisas.
b) (X) Adjetivos, pois expressam características de um ser.
c) ( ) Artigos, pois acompanham os substantivos.



15) O autor insinua algo muito profundo com a frase: "Se assim fiquei, foi porque muito vivi." O que ele pretendeu dizer?
a) que o lápis era realmente velho;
b) que o lápis  tinha escrito muitas poesias e feito muitas histórias;
c) que o lápis mostrava-se cansado de tanto escrever;
d) que o lápis não se importava em ser um toco de madeira.

16) Você concorda com a forma do lápis novo tratar o mais velho? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

17) O lápis mais novo imagina que o mais velho está morrendo de inveja dele. Será que ele tem razão? Por que?
      Resposta pessoal do aluno.

18) No início do diálogo, o lápis novo demonstra toda a sua arrogância, mas, ao ouvir o mais velho, percebeu que não sabe nada ainda e sente vergonha de ter tratado o outro com desprezo. Você já viu um caso parecido com este? Justifique.
      Resposta pessoal do aluno.

19) É verdade que o lápis mais velho, sente tristeza ao ver que o lápis jovem não tem sabedoria nem respeito pelos mais velhos? Justifique.
      Resposta pessoal do aluno.

20) Em sua casa, há pessoas idosas? Quantas?
      Resposta pessoal do aluno.

21) Qual o seu relacionamento com as pessoas mais velhas?

      Resposta pessoal do aluno.


4 comentários:

  1. Eu quero saber quais são as características dos personagens da história mas as características tem que estar no texto (tem que estar na história)

    ResponderExcluir
  2. muito legal mas vc poderia poder botar todas as historias q as pessoas quiserem ok
    muito legal

    ResponderExcluir
  3. Quero saber as 5 qualidades q foram dadas aos lápis?

    ResponderExcluir