quinta-feira, 7 de setembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): GERAÇÃO COCA-COLA - LEGIÃO URBANA - COM GABARITO

   Música(Atividades): Geração Coca-Cola

                                        LEGIÃO URBANA

Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos USA, da 9 às 6
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima
              [ de vocês
Somos os filhos da revolução
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Depois de vinte anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis

                         Renato Russo. Geração Coca-Cola. In: Legião Urbana. Em: Legião Urbana. EMI Music, 1985. Faixa 6.

1 -  Qual é, segundo o eu lírico, a imagem que a sociedade tem da sua geração? Justifique com exemplos extraídos da canção.
Segundo o eu lírico, a sociedade considera o jovem de sua geração fácil de ser manipulado, passivo, submetido à cultura importada dos Estados Unidos, aceitando-a sem criticá-la.

2 -   Por que o eu lírico se refere a esse grupo como “Geração Coca-Cola”?
Porque a Coca-Cola é uma das marcas mais conhecidas da indústria estadunidense, além de uma das mais exportadas para todo o mundo.

3 -   O eu lírico concorda com essa forma de ver sua geração? Explique.
Não. A canção se contrapõe a essa imagem da “Geração Cola-Coca”.

4 -   O eu lírico se dirige a um interlocutor por meio do pronome vocês.
a  a)      Esse pronome se refere a uma pessoa específica?
Não, o eu lírico não explicita quem são vocês na canção.

b  b)  Qual é o efeito de sentido decorrente dessa estratégia?
A crítica social de “Geração Coca-Cola” assume um tom genérico, talvez dirigida a todas as pessoas, da geração anterior à do eu lírico, com poder na sociedade.

5 -    Leia as informações a seguir.
                     Em 31 de março de 1964 os militares, por meio de um golpe de Estado, derrubaram o então presidente João Goulart e instituíram um regime ditatorial no País. Esse regime durou até 1985, quando, com a eleição indireta de Tancredo Neves, o país voltou a ter um presidente civil. O período da ditadura militar é marcada pela censura aos meios de comunicação e pela forte repressão às manifestações de oposição ao governo, inclusive com o uso de tortura.
         Identifique, na canção, dois trechos que podem ser interpretados como referências ao período da ditadura militar. Explique sua escolha.
O verso “Depois de vinte anos na escola” pode ser interpretado como uma referência ao período de duração da ditadura militar (1964-1984); o verso “Todas as manhas do seu jogo sujo” pode ser entendido como uma menção à forma condenável de o governo agir; e o trecho “E aí então, vocês vão ver/ Suas crianças derrubando reis” pode dar a entender que, assim como os militares derrubaram o governo.

6 -    “Geração Coca-Cola” pode ser considerada uma canção de protesto? Explique.

Sim, pois ela contesta a opinião que a maior parte da sociedade tem de uma geração, além de pôr em xeque os valores daqueles que estão no poder: “Todas as manhas do seu jogo sujo”.

2 comentários: