TEXTO: O CONTADOR DE HISTÓRIAS
Hans Christian
Tanto tempo, 200 anos, dois séculos.
Foi no dia dois
de abril
de 1805
que nasceu, numa
pequena cidade
da
Dinamarca, o menino Hans Christian.
Como
ele um dia viria a
dizer, “a vida de cada
pessoa é um conto de fadas,
escrito pela mão de Deus”; também a sua vida mais parece uma história
daquelas que os nossos pais nos contam quando, à noite, já
na
cama, nos preparamos para dormir e sonhar.
O
pequenino Hans perdeu o
pai muito
cedo, e a mãe não o
acompanhou
no crescimento e nunca lhe contou uma história.
Por
isso, o Hans foi crescendo a inventar as
suas próprias histórias e
com a certeza de que, um dia, seria famoso.
– Hei de ser cantor! – murmurou uma noite, quando soprava a vela
que lhe iluminava
o quarto; sim, porque, há duzentos anos, não havia
luz elétrica.
Mudou de cidade e
foi para
Copenhaga, a capital da
Dinamarca, um
país lindo mas muito frio, lá no Norte da Europa.
Bateu à porta do teatro lá da terra e…
– Venho oferecer-me para cantor… – titubeou.
– Não precisamos! – respondeu uma voz antipática.
– E para ator? – tentou de novo.
– Não queremos garotos a representar! – a mesma voz.
– Já sei. Tenho muito jeito para bailarino… – o Hans insistia de novo.
– Não te queremos, nem para cantor, nem ator, nem bailarino!
E zás, a porta fechou-se-lhe na cara.
Tão triste
ficou o nosso Hans que decidiu partir
em viagem. Sem
dinheiro e com a mala só cheia de sonhos,
visitou
outros países, apren-
deu outras línguas e foi escrevendo as histórias que nasciam na sua
cabeça.
Quando voltou à
terra
natal,
trazia
tantas que
fez um livro chamado
“Histórias contadas às crianças”.
Mal ele sabia que, passados estes anos, quase todas as crianças as
conhecem de cor e salteado.
Júlio ISIDRO, 2007. 100 Histórias para Contar e Sonhar. Porto: ASA
PARA COMPREENDER…
1.Assinala
as seguintes afirmações como
verdadeiras (V) ou falsas (F).
a.O menino Hans Christian teve uma vida semelhante à de qualquer criança da
sua idade. F
b. O seu sonho de criança era ser poeta. F
c. Quando chegou a Copenhaga,
foi ao teatro
oferecer-se para cantor. V
d. Como não foi bem-sucedido no teatro de Copenhaga, resolveu partir em viagem. V
1.1. Corrige
as afirmações falsas.
2. Assinala a resposta correta de acordo com o sentido do texto.
2.1. A história do texto
a. é recente.
b. passou-se há algum tempo.
c. passou-se há muito tempo.
2.2. A vida de Hans parece
a. irreal.
b. um sonho.
c. uma história.
2.3. Hans partiu em viagem
a. porque queria conhecer o mundo.
b. para procurar amigos.
c. devido à tristeza de ninguém o aceitar.
2.4. Hans Christian
Andersen
a. transformou-se num famoso escritor.
b. acabou por ser ator.
c. conquistou a fama como cantor.
3. Justifica o título do texto.
E que ele contou a
história de sua vida.
4. Hans foi crescendo a
inventar as suas próprias histórias. Porquê?
Porque não teve uma mãe para contar
histórias.
5. Completa as seguintes frases a partir das informações fornecidas pelo texto.
Hans Christian Andersen nasceu
em uma
pequena cidade, na Dinamarca.
O seu pai morreu muito cedo e a sua mãe não o acompanhou no seu
crescimento.
Assim, Hans inventava as suas próprias histórias a partiu para outros lugares mesmo sem ter dinheiro, quando regressou, já
tinha escrito as histórias do livro Histórias contadas às crianças.
6. Explica por palavras tuas a expressão: “(…) com a mala só cheia de sonhos (…)”.
Respostas pessoal do
aluno.
7. Achas que
a infância de Hans
influenciou as histórias que
escreveu? Justifica a
tua resposta.
Com certeza, pois
se inspirava no mundo de fadas e duendes e na tradição popular da Dinamarca.
PARA CONHECER… A LÍNGUA
1. Indica a classe a que pertencem
as palavras sublinhadas, colocando na
frente de cada frase:
Nome: Adjetivo -Verbo -Determinante -Quantificador -Interjeição.
a. “o menino Hans” : Determinante.
b. “O pequenino Hans” : Adjetivo.
c. “Mudou de cidade” : Determinante.
d. “E zás,
a porta fechou-se-lhe na cara”: Interjeição.
e. “Tão triste ficou”: Verbo.
f. “todas as crianças” : Quantificador.
2. Completa as frases, escrevendo os verbos indicados nos tempos do modo indicativo apresentados entre parênteses.
a. Este rapaz perdeu
(perder – pretérito perfeito) o pai muito cedo.
b. Hans criava (criar – pretérito imperfeito) as
suas próprias histórias.
c. Ele não pode
(poder – pretérito perfeito) ter uma infância como as outras.
d. O futuro escritor preparava
(preparar – pretérito imperfeito) o seu sucesso.
3. Assinala as frases que incluem verbos transitivos diretos.
a. Hans nasceu na Dinamarca.
b. O pai de Hans nunca lhe contou uma história.
c. Com o tempo, o jovem inventou as suas narrativas.
d. Em adulto, Hans viajou pela Europa.
4. Coloca no plural os nomes transcritos do texto.
a. “Mão”: mãos. b. “Luz”: luzes.
c. “Viagem”: viagens. d. “Voz”: vozes.
5. Escreve agora os seguintes
nomes no feminino.
a. “Cantor”: cantora. b. “Ator”: atriz.
c. “Garoto”: garota. d. “Bailarino”: bailarina.
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