sexta-feira, 29 de setembro de 2017

ARCADISMO - QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO

01 – (VUNESP):
        “Quem vê girar a serpe da irmã no casto seio,
        Pasma, e de ira e temor ao mesmo tempo cheio,
        Resolve, espera, teme, vacila, gela e cora,
        Consulta o seu amor e o seu dever ignora,
        Voa a farpada seta da mão, que não se engana;
        Mas, ai, que já vives, ó mísera indiana!”

        Nestes versos de Silva Alvarenga, poeta árcade e ilustrado, faz-se alusão ao episódio de uma obra em que a heroína morre Assinale a alternativa correta em que se mencionam o nome da heroína, o título da obra e o nome do autor, respectivamente:
a)     Moema, Caramuru, Santa Rita Durão.
b)    Marabá, Marabá, Gonçalves Dias.
c)     Lindóia, O Uraguai, Basílio da Gama.
d)    Iracema, Iracema, José de Alencar.
e)     Marília, Marília de Dirceu, Tomás Antônio Gonzaga.

02 – (UnB-DF) Marque a opção que identifica autor, obra e escola a que pertence o seguinte trecho:
        “Inda conserva o pálido semblante
        Um não sei quê de magoado, e triste,
        Que os corações mais duros enternece
        Tanto era bela no seu rosto a morte!”

a)     Gonçalves Dias, I-Juca Pirama, Romantismo.
b)    Castro Alves, Vozes d’África, Romantismo.
c)     Santa Rita Durão, Caramuru, Arcadismo.
d)    Basílio da Gama, O Uraguai, Arcadismo.
e)     N.D.A.

03 – (FUVEST):
        “Por fim, acentua o polimorfismo cultural dessa época o fato de se desenrolarem acontecimentos historicamente relevantes, como a inconfidência Mineira e a transladação da corte de D. João VI para o Rio de Janeiro”.
                                                                Massaud Moisés.


        A época histórica a que se refere o crítico é a do:
a)     Simbolismo.
b)    Arcadismo.
c)     Parnasianismo.
d)    Realismo.
e)     Romantismo.

04 – (FATEC-SP) Sobre o Arcadismo brasileiro só não se pode afirmar que:
a)     Tem suas fontes nos antigos grandes autores gregos e latinos, dos quais imita os motivos e as formas.
b)    Teve em Cláudio Manuel da Costa o representante que, de forma original, recusou a motivação bucólica e os modelos camonianos da lírica amorosa.
c)     Legou-nos os poemas de feição épica Caramuru (de Frei José de Santa Rita Durão) e o Uraguai (de Basílio da Gama), no qual se reconhece a qualidade literária destacada em relação ao primeiro.
d)    Norteou, em termos dos valores éticos básicos, a produção dos versos de Marília de Dirceu, obra que celebrizou Tomás Antônio Gonzaga e que destaca a originalidade de estilo e de tratamento local dos temas pelo autor.
e)     Apresentou uma corrente de conotação ideológica envolvida com as questões sociais do seu tempo, como a crítica aos abusos do poder da Coroa Portuguesa.

05 – (VUNESP) Há no Arcadismo brasileiro uma obra satírica de forma epistolar que suscitou dúvidas de autoria durante mais de século. Assinale abaixo a alternativa que apresenta o nome dessa obra e seu autor mais provável:
a)     O Reino da Estupidez e Francisco de Melo Franco.
b)    Viola de Lereno e Domingos Caldas Barbosa.
c)     O Desertor e Manuel Inácio da Silva Alvarenga.
d)    Cartas Chilenas e Tomás Antônio Gonzaga.
e)     Os Bruzundangas e Lima Barreto.

06 – (FUVEST) Assinale a alternativa que apresenta dois poetas que participam da Inconfidência Mineira:
a)     Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.
b)    Castro Alves e Tomás Antônio Gonzaga.
c)     Gonçalves Dias e Cláudio Manoel da Costa.
d)    Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães.
e)     Gonçalves de Magalhães e Castro Alves.

07 – (PUCCAMP-SP) Pode-se afirmar que Marília de Dirceu e Cartas Chilenas são, respectivamente:
a)     Altas expressões do lirismo amoroso e da sátira política, na literatura do século XVIII.
b)    Exemplos da poesia biográfica e da literatura epistolar cultivadas no século XVII.
c)     Exemplo do lirismo amoroso e da poesia de combate, cultivados sobretudo pelos poetas românticos da chamada “terceira geração”.
d)    Altas expressões do lirismo e da sátira da nossa poesia barroca.
e)     Expressões menores da prosa e da poesia do nosso Arcadismo, cultivadas no interior das academias.

08 – (FEI-SP) Assinale a alternativa incorreta:
a)     Os primeiros textos da literatura brasileira são informações que viajantes e missionários europeus colheram sobre a natureza e a gente brasileira.
b)    Gregório de Matos, que viveu no século XVII, destacou-se como poeta lírico e satírico.
c)     Religiosidade, antítese, paradoxos, contraste material X espiritual são características do Barroco.
d)    Embora anônima, sabe-se que a obra Cartas Chilenas foi escrita por Tomás Antônio Gonzaga no século XVIII. É uma sátira política. Nela, critica-se o governador de Minas Gerais, Luís da Cunha Meneses, que aparece como Fanfarrão Minésio.
e)     Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga destacaram-se como os grandes poetas épicos do Arcadismo brasileiro.

09 – (UFPB) Das afirmações abaixo, em torno do Barroco e do arcadismo no Brasil;
I – O cultismo (jogo de palavras) e o conceptismo (jogo de ideias) são típicos do Arcadismo brasileiro, preso a uma concepção neoclássica de arte.
II – Pessimista, gosto pela paradoxo e pelas antíteses, culto do contraste são algumas das características do estilo barroco.
III – Profundamente relacionado com a Contra Reforma, o estilo barroco procura a síntese entre o teocentrismo e o antropocentrismo.
IV – Os poetas Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga e Basílio da Gama são representantes típicos do Arcadismo no Brasil.
São corretas apenas:
a)     I e II.
b)    II e III.
c)     III e IV.
d)    I, II e III.
e)     II, III e IV.

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