ARCADISMO - QUESTÕES OBJETIVAS
01 – (VUNESP):
“Quem vê girar a serpe da irmã no casto
seio,
Pasma, e de ira e temor ao mesmo tempo
cheio,
Resolve, espera, teme, vacila, gela e
cora,
Consulta o seu amor e o seu dever
ignora,
Voa a farpada seta da mão, que não se
engana;
Mas, ai, que já vives, ó mísera
indiana!”
Nestes versos
de Silva Alvarenga, poeta árcade e ilustrado, faz-se alusão ao episódio de uma
obra em que a heroína morre Assinale a alternativa correta em que se mencionam
o nome da heroína, o título da obra e o nome do autor, respectivamente:
a) Moema, Caramuru, Santa Rita Durão.
b) Marabá, Marabá, Gonçalves Dias.
c)
Lindóia, O Uraguai, Basílio da Gama.
d) Iracema, Iracema, José de Alencar.
e) Marília, Marília de Dirceu, Tomás
Antônio Gonzaga.
02 – (UnB-DF) Marque a opção que identifica autor, obra e
escola a que pertence o seguinte trecho:
“Inda conserva o pálido semblante
Um não sei quê de magoado, e triste,
Que os corações mais duros enternece
Tanto era bela no seu rosto a morte!”
a) Gonçalves Dias, I-Juca Pirama,
Romantismo.
b) Castro Alves, Vozes d’África,
Romantismo.
c) Santa Rita Durão, Caramuru,
Arcadismo.
d)
Basílio da Gama, O Uraguai, Arcadismo.
e) N.D.A.
03 – (FUVEST):
“Por fim, acentua o polimorfismo
cultural dessa época o fato de se desenrolarem acontecimentos historicamente
relevantes, como a inconfidência Mineira e a transladação da corte de D. João
VI para o Rio de Janeiro”.
Massaud
Moisés.
A época
histórica a que se refere o crítico é a do:
a) Simbolismo.
b)
Arcadismo.
c) Parnasianismo.
d) Realismo.
e) Romantismo.
04 – (FATEC-SP) Sobre o Arcadismo brasileiro só não se pode afirmar que:
a) Tem suas fontes nos antigos grandes
autores gregos e latinos, dos quais imita os motivos e as formas.
b)
Teve em Cláudio Manuel da Costa o representante que, de forma
original, recusou a motivação bucólica e os modelos camonianos da lírica
amorosa.
c) Legou-nos os poemas de feição épica
Caramuru (de Frei José de Santa Rita Durão) e o Uraguai (de Basílio da Gama),
no qual se reconhece a qualidade literária destacada em relação ao primeiro.
d) Norteou, em termos dos valores éticos
básicos, a produção dos versos de Marília de Dirceu, obra que celebrizou Tomás
Antônio Gonzaga e que destaca a originalidade de estilo e de tratamento local
dos temas pelo autor.
e) Apresentou uma corrente de conotação
ideológica envolvida com as questões sociais do seu tempo, como a crítica aos
abusos do poder da Coroa Portuguesa.
05 – (VUNESP) Há no Arcadismo brasileiro uma obra satírica de
forma epistolar que suscitou dúvidas de autoria durante mais de século.
Assinale abaixo a alternativa que apresenta o nome dessa obra e seu autor mais
provável:
a) O Reino da Estupidez e Francisco de
Melo Franco.
b) Viola de Lereno e Domingos Caldas
Barbosa.
c) O Desertor e Manuel Inácio da Silva
Alvarenga.
d)
Cartas Chilenas e Tomás Antônio Gonzaga.
e) Os Bruzundangas e Lima Barreto.
06 – (FUVEST) Assinale a alternativa que apresenta dois
poetas que participam da Inconfidência Mineira:
a)
Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.
b) Castro Alves e Tomás Antônio Gonzaga.
c) Gonçalves Dias e Cláudio Manoel da
Costa.
d) Gonçalves Dias e Gonçalves de
Magalhães.
e) Gonçalves de Magalhães e Castro
Alves.
07 – (PUCCAMP-SP) Pode-se afirmar que Marília de Dirceu e
Cartas Chilenas são, respectivamente:
a)
Altas expressões do lirismo amoroso e da sátira política, na
literatura do século XVIII.
b) Exemplos da poesia biográfica e da
literatura epistolar cultivadas no século XVII.
c) Exemplo do lirismo amoroso e da
poesia de combate, cultivados sobretudo pelos poetas românticos da chamada
“terceira geração”.
d) Altas expressões do lirismo e da
sátira da nossa poesia barroca.
e) Expressões menores da prosa e da
poesia do nosso Arcadismo, cultivadas no interior das academias.
08 – (FEI-SP) Assinale a alternativa incorreta:
a) Os primeiros textos da literatura
brasileira são informações que viajantes e missionários europeus colheram sobre
a natureza e a gente brasileira.
b) Gregório de Matos, que viveu no
século XVII, destacou-se como poeta lírico e satírico.
c) Religiosidade, antítese, paradoxos,
contraste material X espiritual são características do Barroco.
d) Embora anônima, sabe-se que a obra
Cartas Chilenas foi escrita por Tomás Antônio Gonzaga no século XVIII. É uma
sátira política. Nela, critica-se o governador de Minas Gerais, Luís da Cunha
Meneses, que aparece como Fanfarrão Minésio.
e)
Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga destacaram-se como
os grandes poetas épicos do Arcadismo brasileiro.
09 – (UFPB) Das afirmações abaixo, em torno do Barroco e do
arcadismo no Brasil;
I – O cultismo (jogo de palavras) e o conceptismo (jogo de
ideias) são típicos do Arcadismo brasileiro, preso a uma concepção neoclássica
de arte.
II – Pessimista, gosto pela paradoxo e pelas antíteses, culto
do contraste são algumas das características do estilo barroco.
III – Profundamente relacionado com a Contra Reforma, o
estilo barroco procura a síntese entre o teocentrismo e o antropocentrismo.
IV – Os poetas Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga e
Basílio da Gama são representantes típicos do Arcadismo no Brasil.
São corretas apenas:
a) I e II.
b)
II e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário