MÚSICA(ATIVIDADES): ILU-AYÊ (TERRA DA VIDA)
Ilu-Ayê,
Ilu-Ayê, Odara
Negro
cantava na nação nagô
Depois
chorou lamento de senzala
Tão longe
estava de sua Ilê-Ayê
Tempo
passou ôô
E no
terreirão da casa-grande
Negro diz
tudo que pode dizer
É samba,
é batuque, é reza
É dança,
é ladainha
Negro
joga capoeira
E faz
louvação à rainha
Hoje
Negro é
terra, negro é vida
Na
mutação do tempo
Desfilando
na avenida
Negro é
sensacional
É toda a
festa do povo
É o dono
do carnaval.
REIS, Norival; CABANA. Illu-Ayê. Intérprete: Mônica Salmaso In:
Mônica Salmaso. Voadeira. São Paulo, Eldorado 1999, 1 CD.
1) Sobre
o que trata a letra da canção?
Sobre a
condição dos negros escravizados que foram trazidos da África para o Brasil.
2) No
texto lido, há a marcação de quatro momentos temporais distintos, que dizem
respeito ao processo por que passaram os negros trazidos da África para
trabalhar como escravos no Brasil. Identifique as palavras ou frases que
indicam a passagem do tempo.
As palavras
ou frases que indicam a passagem do tempo são “depois”; “o tempo passou ôô” e
“hoje”.
3) Descreva
os quatro momentos temporais presentes no texto.
Os quatro
tempos são: Um passado muito distante (remoto), em que os negros “Cantavam”; um
passado distante, quando os negros, já no Brasil, lamentavam sua situação;
um passado menos distante (ou mais próximo), em que os negros se organizam no
“terreirão da casa-grande” para celebrar sua cultura; e o presente, em que o
negro, já organizado, mostra todo seu valor ao desfilar no carnaval.
4) Identifique
os verbos usados par expressar as ações ocorridas em cada um desses quatro
tempos.
Passado
muito distante: “cantava” (com sentido de ação recorrente, prolongada); passado
distante: “chorou” e “estava”; passado menos distante: “diz” ,
“é”, “joga”, “faz”; presente: “é”; “desfilando”.
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