POEMA– RETRETA DO
VINTE
Jorge de Lima
O cabo mulato balança a
batuta,
Meneia a cabeça, acorda com
a vista
Os bombos, as caixas, os
baixos e as trompas.
(No centro da praça o busto
de D. Pedro escuta.)
Batuta pra esquerda:
relincham clarins,
Requintas, tintins e as
vozes meninas da banda do 20.
Batuta à direita: de novo os
trombones
E as trompas soluçam. E os
bombos e as caixas: ban-ban!
Vêm logo operários, meninas,
cafuzas,
Mulatos, portugas, vem tudo
pra ali.
Vem tudo, parecem formigas
de asas
Rodando, rodando em torno da
luz.
Nos bancos da praça
conversas acesas,
Apertos, beijocas, talvezes.
(D. Pedro II espia do alto.
As barbas tão alvas,
Tão alvas nem sei!)
E os pares passeiam,
Parece que dançam,
Que dançam ciranda
Em torno do Rei.
Jorge de Lima.
Poemas Negros. In: Obra Poética.
Pg.
226, Editora Getúlio Costa, Rio, 1949.
1 – O cabo mulato, maestro
da banda, comunica-se com os músicos por meio de:
(
) Palavras. (X) Gestos e sinais.
( ) Sinais sonoros.
2 – Que gestos e sinais faz
ele?
Agita a batuta, balança a cabeça, dirige o
olhar aos músicos.
3 – Quando o maestro agitava
a batuta para a esquerda era para fazer sinal aos músicos que tocavam
instrumentos de som:
(
) Grave (grosso) (X) Agudo (fino).
4 – Quando movia a batuta
para a direita, ele se dirigia aos músicos que tocavam instrumentos de som:
(X) Grave. ( ) Agudo.
5 – Os que vêm assistir à
retreta são, em geral, pessoas:
(
) Idosas. (X) Do povo.
( ) Da alta sociedade.
6 – No poema encontramos os
seguintes elementos ou conceitos: a
praça, os namorados, a banda, o busto de D. Pedro II. Escreva-os por ordem
de importância dentro do poema:
1 – A banda.
2 – Os namorados.
3 – O busto de D. Pedro II.
4 – A praça.
7 – Dentre os quinze
primeiros versos, quais os que sugerem a movimentação ou circulação das pessoas
pela praça?
Vem tudo, parecem formigas de asas.
Rodando, rodando em torno da luz.
8 – Além desses, sugerem
ainda essa movimentação os versos que compõem:
(
) A 2ª estrofe. ( ) A 4ª estrofe. (X) A 6ª
estrofe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário