MÚSICA(Atividades) :Só
Você - Fábio
Jr.
Compositor:
Vinicius Cantuária
Demorei
muito pra te encontrar
Agora eu quero só você
Teu jeito todo especial de ser
Eu fico louco com você
Agora eu quero só você
Teu jeito todo especial de ser
Eu fico louco com você
Te abraço
e sinto coisas
Que eu não sei dizer
Só sinto com você
Que eu não sei dizer
Só sinto com você
Meu
pensamento voa
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?
Tava
cansado de me preocupar
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei...
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei...
Agora eu
quero ir fundo
Lá na emoção
Mexer teu coração
Lá na emoção
Mexer teu coração
Salta
comigo alto
E todo mundo vê
Que eu quero só você
E todo mundo vê
Que eu quero só você
Eu quero
só você [2x]
Te abraço
e sinto coisas
Que eu não sei dizer
Só sinto com você
Que eu não sei dizer
Só sinto com você
Meu
pensamento voa
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?
Tava
cansado de me preocupar
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei...
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei...
Agora eu
quero ir fundo
Lá na emoção
Mexer teu coração
Lá na emoção
Mexer teu coração
Salta
comigo alto
E todo mundo vê
Que eu quero só você
E todo mundo vê
Que eu quero só você
Eu quero
só você [2x]
1. Releia
com atenção a letra da canção “Só você” para entender bem o que ela diz. Em
seguida, responda às questões.
a) De
que assunto trata a canção?
Da
satisfação de quem ama por ter encontrado a pessoa amada.
b) A qual
público se dirige essa canção: crianças, jovens, adultos? Justifique sua
resposta.
Ao
público jovem e adulto apaixonado por alguém e/ou apreciador de músicas
românticas.
c) Por
quais situações passou a pessoa que ama antes do encontro? Cite versos.
“Demorei
muito pra te encontrar”; “Tava cansado de me preocupar / Quantas vezes eu
dancei / E tantas vezes que eu só fi quei / Chorei, chorei”.
d) Que
verso, na canção, equivale a uma declaração de amor? Sublinhe-o na letra da
canção.
“Eu
quero só você”.
e) Qual
recurso a canção usa para tornar essa declaração bem evidente?
Repetição.
A oração “Eu quero só você” aparece várias vezes na letra (e mais ainda durante
a interpretação).
f) Ao
ouvir e ler a canção, você notou que existem versos ou conjunto de versos que
se repetem? Que resultado o compositor pretende alcançar com essa repetição?
A
repetição procura salientar tanto o tema da canção quanto a melodia a ser
gravada por quem a ouve. Trata-se de um recurso de memorização da canção.
2.
Analisando palavras e expressões da letra da canção
a) O
verso “Demorei muito pra te encontrar” pode ser facilmente compreendido. Ele
indica para o ouvinte da canção que havia tempo o eu lírico procurava alguém.
Como você interpreta o verso “Quantas vezes eu dancei”?
O verso
informa que o eu lírico várias vezes não foi bem-sucedido; ou seja, se deu mal,
não se saiu bem.
b) Nesse
verso, que sentido tem o verbo “dançar”?
Tem o
sentido de sair-se mal, de não alcançar o que se espera. Nesse caso, dançar é
uma gíria.
c) Cite
dois outros versos da canção em que haja palavras em sentido figurado. Em
seguida, explique o que elas querem dizer.
“Meu
pensamento voa”; “Agora eu quero ir fundo lá na emoção”; “Mexer teu coração”;
“Salta comigo alto e todo mundo vê”.
3. Compreendendo
a composição da letra da canção. Em dupla, preencham o quadro a seguir com
as informações do texto que vocês acabaram de ler.
a) Autor
do texto e da melodia
Vinicius
Cantuária
b) Papel social do produtor ao
escrever o texto
Manifestar
por meio da canção – uma expressão artística – sua visão de mundo por
intermédio de um eu lírico que fala sobre amor, sentimentos, ideias e intuições
em relação à pessoa amada.
c) Interlocutor (para quem o
texto foi escrito)
Público
jovem e adulto apaixonado por alguém e/ou apreciador de músicas românticas.
d) Intérprete da canção
Fábio
Júnior.
e) Estilo musical
Música
romântica
4. Releia
os versos da canção “Só você”:
“Demorei
muito pra te encontrar [...] Eu fico louco com você”.
“Te
abraço e sinto coisas que eu não sei dizer / Só sinto com você”.
“Tava
cansado de me preocupar / Quantas vezes eu dancei”.
“E tantas
vezes que eu só fiquei / Chorei, chorei”.
a) Quem fala na letra da canção: um homem ou
uma mulher? Como você chegou a essa conclusão?
Um
homem. O pronome pessoal “eu” (em primeira pessoa) refere-se a um homem
apaixonado. Alguns adjetivos mostram que se trata de um eu lírico masculino
(“fico louco”, “tava cansado”).
b) O que você acha que levou Vinicius
Cantuária a compor essa canção nos anos 1980? Se possível, faça uma pesquisa
para descobrir.
Resposta
pessoal. Os alunos podem levantar a hipótese de que a música foi composta
porque o compositor estava apaixonado. Nesse caso, é importante discutir com os
alunos as diferenças existentes entre o compositor e o eu lírico da canção.
c) Em sua opinião, um compositor
poderia compor uma canção fingindo ser uma mulher ou uma criança? Justifique
sua resposta.
Espera-se
que os alunos respondam positivamente. Nesse caso, é importante que eles
levantem hipóteses sobre as diferenças entre o produtor do texto (compositor,
cancionista) e o eu lírico da canção. Caso a resposta seja negativa, é
essencial perceber quais os argumentos levantados pelo aluno.
05 – De que assunto trata a canção?
Da satisfação de quem ama por ter encontrado a pessoa amada.
06 – O verso “Demorei muito pra te
encontrar” pode ser facilmente compreendido. Ele indica para o ouvinte da canção
que havia tempo o eu lírico procurava alguém. Como você interpreta o verso
“Quantas vezes eu dancei”?
O verso informa que o eu lírico várias vezes não foi bem-sucedido; ou
seja, se deu mal, não se saiu bem.
tytgvj
ResponderExcluiril,l.
ExcluirVlw skksksk
ResponderExcluirAmei muito obrigada
ResponderExcluir