O
FOGO
O fogo não é apenas o que arde nos
raios do sol, em nossos fogões ou nas cabeças de fósforos. Nossos poetas sempre
cantaram o fogo que arde dentro de nós feito paixão, angústia e amor.
Confira nos versos do famoso
poeta português Luís de Camões.
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Luís de
Camões. Camões; Lírica. São Paulo:
Cultrix, 1968. p. 123.
1 – Transcreva em seu
caderno os versos em que o autor faz estas afirmações:
a)
Quem ama só se sente feliz ao lado da pessoa
amada.
“É solitário andar por entre a gente”
b)
Quem ama é leal e nem sempre recebe da pessoa
amada a mesma consideração.
“É ter com quem nos mata lealdade”.
c)
Quem ama renuncia à sua própria liberdade.
“É querer estar preso por vontade”.
d)
Quem ama tem sempre uma inquietação interior.
“É nunca contentar-se de contente”.
2 – Que palavra, na última
estrofe do texto, resume tudo o que o poeta quer dizer sobre o amor?
Contrário.
3 – Anote em seu caderno a
resposta correta. A contradição do amor se concretiza no poema por meio de:
a)
Características diferenciadas entre o que
aparenta ser e o que realmente é:
b)
Características negativas que o autor
ressalta usando palavras desalentadoras.
c)
Características opostas que se
contradizem em cada verso.
4 – Até a terceira estrofe,
o poeta preocupa-se em definir o amor. Que palavra, na quarta estrofe, vem
anunciar um questionamento?
A palavra MAS.
5 – Como você responderia à
indagação final do poeta?
Resposta pessoal do aluno.
6 – O grupo Legião Urbana
adaptou e musicou o poema que acabamos de analisar, acrescentando os seguintes
versos, inspirados nos versículos bíblicos (I Coríntios: 13) ao início da
música:
“Ainda
que eu falasse a língua dos homens.
E
falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
É
só o amor, é isso o amor.
Que
conhece o que é verdade.
O
amor é bom, não quer o mal.
Não
sente inveja ou se envaidece.”
Como você justificaria a
escolha do grupo por textos tão antigos?
Resposta pessoal
do aluno: Considerar que o amor é universal e atemporal. Existirá enquanto
existirem seres humanos. Isso, além, é claro, da genialidade dos textos.
7 – “Amor é fogo”. Em sua
opinião, vale a pena “queimar-se”?
Resposta pessoal do aluno.
8 – Com relação à palavra amor:
a)
Por que é escrita, no poema, com letra
maiúscula?
Porque se refere ao amor genérico, um sentimento universal, não
somente àquele entre duas pessoas apaixonadas.
b)
Por que é a primeira e a última palavra do
poema?
Essa palavra abre e fecha o poema porque é fundamental: Tudo gira em
torno do amor, embora não seja possível defini-lo.
9 – Marque as sílabas finais
dos versos em cada estrofe. O que você nota?
Os
sons se assemelham. Há rimas intercaladas nos dois primeiros quartetos – abba,
abba – e também nos dois tercetos – cdc, dcd.
10 – O que é possível
afirmar sobre a extensão dos versos?
Os versos têm a mesma extensão: são
decassílabos (dez sílabas poéticas).
11 – É possível “cantar”,
com facilidade, esse poema. Por quê?
Existe um ritmo no texto, proporcionado
pela métrica: todos os versos têm dez sílabas poéticas, com tônicas na sexta e
na décima sílaba.
Muito obrigada
ResponderExcluirAlguém saberia me responder qual são os sentimentos expressos no soneto?
ResponderExcluirObrigada
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