SIMULADO - ROMANTISMO - QUESTÕES OBJETIVAS
01- (ITA-SP) Assinale a alternativa que caracteriza o Romantismo:
a) Valorização do eu. O assunto passa a ser manifestado a partir do artista, que traz à tona o seu mundo interior, com plena liberdade; esta liberdade se impõe na forma. Sentimentalismo.
b) Literatura multifacetada: valorização da palavra e do ritmo: temática humana e universal.
c) Literatura intrinsecamente brasileira; linguagem direta, coloquial, livre das regras gramaticais, imagens diretas; inspiração a partir da burguesia, da civilização industrial, da máquina
d) Literatura que busca inspiração no subconsciente, nas regiões inexploradas da alma: para isso, usa meios indiretos a fim de sugerir ou representar as sensações; funde figura, música e cor.
e) Literatura que visa à perfeição da forma, à objetividade, ao equilíbrio, à perfeição absoluta da linguagem; prefere os temas novos e exóticos.
02 – (PUCCAMP-SP):
“Oh! nos meus sonhos, pelas noites minhas
Passam tantas visões sobre meu peito!
Palor de febre meu semblante cobre.
Bate me coração com tanto fogo!”
Assinale a alternativa em que se considera o clima romântico expresso nos versos acima, característico da poesia de Álvares de Azevedo.
a) A expressão exaltada serve nitidamente ao desejo de sublinhar a indignação contra os fatores históricos que sufocam a liberdade do homem.
b) A atmosfera noturna, própria ao devaneio, propicia um suave estado de contemplação poética, dentro do qual o ser se encontra docemente harmonizado com o mundo e consigo mesmo.
c) A noite significa não apenas enquadramento natural, mas meio psicológico, tonalidade afetiva correspondente às disposições do poeta, aos movimentos turvos do eu profundo.
d) Os símbolos da luz e do fogo expressam o anseio de uma nova Civilização, que o poeta quer ver dirigida pela Razão e pela Justiça, suas bandeiras de luta.
e) Amante fascinado da Natureza, o poeta retrata-a em cores fortes e precisas, cliente de que ela representa o plano da harmonia e da serenidade a que todos devemos aspirar.
03 – (FUVEST):
“Já da morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!”
No fragmento acima, pertencente a um poema de Álvares de Azevedo, notam-se características de qual tendência romântica?
a) Mal do Século.
b) Bucolismo.
c) Poesia Condoreira.
d) Nacionalismo.
e) Indianismo.
a) Gonçalves Dias.
b) Castro Alves.
c) Gonçalves de Magalhães.
d) Tobias Barreto.
e) Casimiro de Abreu.
05 – (MARK-SP) Sobre a poesia de Castro Alves é incorreto afirmar que:
a) Segue a tendência da segunda geração romântica, limitando-se exclusivamente à morbidez byroniana.
b) Apresenta traços de evolução à postura temática do movimento em que se encaixa.
c) Acrescenta um certo tom de erotismo a determinadas composições.
d) Manifesta o ponto mais alto do condoreirismo na Literatura Brasileira.
e) Encontra, no abolicionismo, um veio fundamental de sustentação temática.
06 – (ITA-SP) Marque a opção que identifica autor, obra e escola a que pertence o seguinte excerto:
“São mulheres desgraçadas
Como Agar o foi também,
Quem sedentas, alquebradas,
De longe... bem longe vêm,
Trazendo com tíbios passos,
Filhos e algemas nos braços,
Nalma – lágrimas e fel”.
a) Fagundes Varela – Vozes da América – Romantismo.
b) Basílio da Gama – O Uraguai – Neoclassicismo.
c) Castro Alves – O Navio Negreiro – Romantismo.
d) Jorge de Lima – Poemas Negros – Modernismo.
e) Manuel Bandeira – Cinza das Horas – Modernismo.
07 – (FUVEST) Assinale a alternativa correta:
a) Gonçalves Dias foi o introdutor e o divulgador do Romantismo na poesia brasileira, e este fato explica a repercussão de sua obra.
b) O autor de Últimos Contos trabalhou muitos temas românticos, entre os quais se destacam o saudosismo, nativismo, satanismo byroniano.
c) Na linguagem literária de Gonçalves Dias, o transbordamento romântico é contido e equilibrado por um rigoroso senso da necessidade de medida legada pelo Neoclassicismo.
d) O Indianismo de Gonçalves Dias baseia-se no mito do bom selvagem e constitui uma simples repetição das ideias de Montaingne, Rousseau e Chateaubriand.
e) Ao lado épico e condoreiro é considerado a melhor realização de Gonçalves Dias.
08 – (PUC-RS) Dentro do Romantismo brasileiro, o regionalismo foi um tema que representou o golpe mais vigoroso desferido contra a literatura de modelos portugueses. Aponte a alternativa em que todos os autores tiveram ligação com este tema romântico:
a) Visconde de Taunay / Bernardo Guimarães / José de Alencar.
b) José de Alencar / Joaquim M. Macedo / Manoel A. Almeida.
c) Franklin Távora / Visconde de Taunay / Álvares de Azevedo.
d) Gonçalves Dias / Bernardo Guimarães / Joaquim M. de Macedo.
e) Martins Pena / Casimiro de Abreu / Fagundes Varela.
09 – (PUCCAMP-SP) Pode-se afirmar, a respeito de José de Alencar, que:
a) Seus romances de costumes, ambientados na Corte, transplantaram fielmente os modelos de romances europeus, tal como se dá, por exemplo, em A Moreninha.
b) Sua ficção é sobretudo caracterizada por elementos satíricos e paródicos, por meio dos quais aponta o ridículo das teses nacionalistas então em voga.
c) Sua importância vai além do valor propriamente literário de seus romances: está numa consciência de escritor que reflete sobre a cultura brasileira e desenvolve um projeto ambicioso.
d) Sua ficção retrata expressivamente a sociedade brasileira do fim do século XIX, agitada pela Abolição e ´pela República, por cuja implantação, aliás, sempre lutou.
e) Sua glória de escritor só se justifica se pensarmos que o público que consagrou se comprazia, ao ler seus romances, com o tom ameno em que se desenvolviam pálidas historietas sentimentais.
10 – (MARK-SP) Assinale a alternativa em que se encontra o nome de um romance romântico brasileiro que se preocupa em apresentar personagens ligados às camadas mais populares, além de apresentar um tom pitoresco à obra.
a) Lucíola.
b) O Ateneu.
c) Senhora.
d) Inocência.
e) Memórias de um Sargento de Milícias.
11 – (ITA-SP):
“Esse romance não seguiu os padrões do Romantismo. É considerado um livro de transição para um novo estilo de época. O Realismo / Naturalismo. Observa-se nele a preocupação em retratar uma classe social que não costumava aparecer nas obras do estilo de sua época: o povo remediado. As personagens que aparecem no texto não são idealizadas, pois o narrador incorpora também as características negativas das personagens.”
As informações acima melhor se ajustam ao romance.
a) Memórias Póstumas de Brás Cubas.
b) O Ateneu.
c) Memórias de um Sargento de Milícias.
d) O Mulato.
e) A Moreninha.
12 – (UNISA-SP) Publicado em 1854, esse romance, escrito por um jovem jornalista de vinte e dois anos, descreve um anti-herói, “Filho de uma pisadela e de um beliscão”, e os tipos e costumes do Rio de Janeiro do tempo de D. Pedro VI. O romance e o autor a que o texto se refere são, respectivamente:
a) Memórias de um Sargento de Milícias e Manuel Antônio de Almeida.
b) Memorial dos Aires e Machado de Assis.
c) Memórias Sentimentais de João Miramar e Oswald de Andrade.
d) Memórias do Sobrinho de Meu Tio e Joaquim Manuel de Macedo.
e) Memórias do Cárcere e Graciano Ramos.
13 – (SANTA CASA-SP):
“O sertanejo que de nada cuidou, que não ouviu as harmonias da tarde, nem reparou nos esplendores do céu, que não ouviu a tristeza a pairar sobre a terra, que de nada se arreceia, consubstanciado como está à solidão, para, relanceia os olhos ao derredor de si e, se no lugar presente uma aguada, por má que seja, apeia-se, desencilha o cavalo e, reunindo logo uns gravetos bem secos, tira fogo do isqueiro, mais por distração do que por necessidade.”
Romances como Escrava Isaura ou Inocência (de que foi extraído o excerto acima), cuja ação se passa em regiões específicas do país e em que se dá relevo a costumes diferenciados, a uma cultura típica, tem origem durante o:
a) Século XVI.
b) Barroco.
c) Arcadismo.
d) Romantismo.
e) Simbolismo.
14 – (SANTA CASA-SP) Um dos traços caracterizadores da produção poética do Romantismo é a:
a) Atitude rebelde em fase de convenções, expressas de acordo com os cânones próprios do Arcadismo.
b) Posição contrária ao rigor formal clássico, visto que o objetivo mais alto era a expressão de ideias e emoções.
c) Conciliação do acervo de normas clássicas de expressão com a universidade dos temas.
d) Preferência por uma linguagem seca e despojada, mais adequada à análise da realidade objetiva.
e) Utilização à análise de uma linguagem denotativa, que procura exprimir antes ideias do que sentimentos.
15 – (FUVEST) O índio, em alguns romances de José de Alencar, como Iracema e Ubirajara, é:
a) Retratado com objetividade, numa perspectiva rigorosa e científica.
b) Idealizado sobre o pano de fundo da natureza, da qual é o herói épico.
c) Pretexto episódio para descrição da natureza.
d) Visto com o desprezo do branco preconceituoso, que o considera inferior.
e) Representado como um primitivo feroz e de maus instintos.
16 – (VUNESP) Baseando-se na leitura do texto de Álvares de Azevedo, assinale a única alternativa incorreta:
“Junto a meu leito, com as mãos úmidas,
Olhos fitos no céu, cabelos soltos,
Pálida sombra de mulher formosa
Entre nuvens azuis pranteia orando
É um relato talvez. Naquele seio
Porventura sonhei doiradas noites.
Talvez sonhando desatei sorrindo
Alguma vez nos ombros perfumados
Esses cabelos negros, e em delíquio
Nos lábios dela suspirei tremendo.
Foi-se minha visão. E resta agora
Aquela vaga sombra na parede
- Fantasma de carvão e pó cerúleo,
Tão vaga, tão extinta e fumarenta
Como de um sonho o recordar incerto.”
Álvares de Azevedo. Ideias Íntimas.
a) Considerando os aspectos temáticos e formais do poema, pode-se vinculá-lo ao segundo momento do movimento romântico brasileiro, também conhecido como “geração do spleen” ou “mal do século”.
b) A presença da mulher amada torna-se o ponto central do poema. Isto é claramente manifestado pelas recordações do eu-lírico, marcado por um passado vivido, que sempre volta em imagens e sonhos.
c) O texto reflete um articulado jogo entre o plano do imaginário e o plano real. Um dos elementos, entre outros, que articula essa construção é a alternância dos tempos verbais presente / passado.
d) Realidade e fantasia tornam-se a única realidade no espaço da poesia lírica romântica gênero privilegiado dentro desse movimento.
e) Apesar de utilizar decassílabos, esse poema possui o andamento próximo ao da prosa. Esse aspecto formal é importante para intensificar certo prosaísmo intimista da poesia romântica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário