01 – Observe que nesse conto
o narrador é um observador e não participa da história. No segundo e terceiro
parágrafos, o narrador apresenta o protagonista. Quem é o protagonista?
O menino Peter.
02 – Que tarefa a mãe de
Peter lhe deu que muda a situação inicial do texto?
A mãe de Peter
solicitou que lhe levasse bolinhos do outro lado do dique.
03 – Onde o pai de Peter
trabalhava? Por que sua função era tão importante?
Trabalhava no
dique com a função de abrir e fechar as comportas. Porque os navios utilizavam
as comportas sair dos canais em direção ao mar aberto.
04 – A quem se referem as
palavras destacadas no trecho: “Sua função era abri-las e fechá-las
para que os navios pudessem sair dos canais em direção ao mar aberto”?
Referem-se às
comportas.
05 – No trecho: “[...]
percebeu como as chuvas tinham feito subir o nível da água e que elas estavam
batendo forte contra o dique, e
pensou nas comportas do pai”, a palavra destacada dá ideia de adição ou
oposição de ações?
Ideia de adição.
06 – No trecho a seguir,
sublinhe o termo que expressa a ideia de LUGAR.
“O menino parava a toda hora para pegar umas florzinhas azuis que cresciam à beira do caminho
[...]”.
07 – Por que o braço do
bravo menino começou a doer e a ficar dormente?
Porque fazia frio
demais.
08 – Mesmo diante do frio,
Peter não desistiu de conter o vazamento do dique. Retire o texto um trecho com
a fala direta de Peter, que comprove esse texto?
“De alguma forma,
eu vou aguentar!”
09 – Para que servem as
aspas no primeiro parágrafo deste trecho do texto?
Para indicar o
pensamento do menino.
10 – Qual o sentido da
palavra destacada no trecho: “O alerta foi dado imediatamente”?
Aviso.
11 – Retire o trecho inicial
do desfecho da história.
“De
manhã, bem cedinho, um homem a caminho do trabalho achou ter ouvido um gemido
enquanto passava por cima do dique. Inclinou-se na borda e encontrou o menino
agarrado à parede da muralha.”
12 – Com base no texto lido,
assinale a afirmativa incorreta:
a)
( ) Diques são enormes muralhas
construídas pelo homem para impedir que o mar invada a terra. Na Holanda, os
diques são importantes porque evitam a inundação desse país, cuja maior parte
do território fica abaixo do nível do mar.
b)
(X) Naquele dia, Peter saiu de casa escondido de
sua mãe. Ele não contou a ela para onde ia.
c)
( ) A
mãe de Peter desistiu de procurar o filho porque pensou que ele havia decidido
passar a noite na casa do amigo.
d)
( ) A atitude do menino pode
ser considerada um ato de bravura, porque ele não pensou só em si, mas em sua
família e no povo que vivia nesse país.
13 – Após a leitura do texto, preencha o esquema a
seguir. Ele será a base para o resumo que você fará dessa história.
a) Tempo
(quando aconteceu a história).
Há muitos anos.
b) Lugar
(onde?).
Na Holanda.
c)
Características do país onde a história
aconteceu.
A Holanda é um país cuja maior parte do território fica abaixo do
nível do mar. Por isso, enormes muralhas – diques – foram construídas para
evitar que as águas do Mar do Norte invadam a terra. Os diques devem ser
vigiados constantemente, pois um pequeno buraco pode se transformar num
vazamento perigoso, pondo em risco a segurança da população que vive nesse
país.
d)
Apresentação do personagem principal.
Peter é uma criança de oito anos. Seu pai é um dos responsáveis
pelas comportas dos diques, por isso, Peter sabe da importância dessas muralhas
para a segurança do país onde mora.
e)
Conflito da história.
A mãe do Peter pede que o filho leve bolinhos a um amigo cego que
mora do outro lado do dique. Na volta, o garoto escuta um barulho e percebe que
há um pequeno vazamento no dique. Então, ele resolve tampá-lo com o seu dedo.
Porém, como ninguém o vê ou o escuta para providenciar socorro, ele passa a
noite tentando conter o vazamento sozinho.
f)
Solução do problema e desfecho da história.
No dia seguinte, bem cedinho, um homem a caminho do trabalho ouve o
gemido do menino e vai em seu socorro.
Logo, várias pessoas chegam para ajudar no conserto do furo. Peter
foi levado para casa, junto aos pais.
14 – Agora, faça uma síntese
da história que você leu. Se desejar, copie-a em uma ficha avulsa para que você
possa iniciar um fichário de suas leituras prediletas.
Resposta pessoal do aluno.
15 – Releia o primeiro
parágrafo do texto. Depois, assinale a alternativa incorreta:
“A Holanda é um país cuja maior parte
do território fica abaixo do nível do mar. Enormes muralhas chamadas diques são
o que impede o Mar do Norte de invadir a terra, inundando-a completamente. Há
séculos o povo se esforça para manter as muralhas resistentes, a fim de que o
país continue seco e em segurança. Até as crianças pequenas sabem que os diques
precisam ser vigiados constantemente e que um buraco do tamanho de um dedo pode
ser algo extremamente perigoso.”
a)
( ) No primeiro parágrafo,
predomina o uso dos verbos no tempo presente.
b)
( ) O uso do tempo presente, nesse
parágrafo, deve-se ao fato de as informações transmitidas não fazerem parte da história
de Peter. São informações reais sobre o país onde se originou a história.
c)
(X) No primeiro parágrafo, as informações foram
inventadas pela imaginação do autor.
d)
( ) Se o autor usasse o tempo
passado nesse trecho, os leitores pensariam que a Holanda deixou de existir.
16 – No primeiro parágrafo,
o uso de adjetivos contribui para que o leitor forme uma ideia da importância
do gesto do personagem para o país. Identifique os adjetivos que caracterizam:
a)
Os diques (ou muralhas): enormes, resistentes.
b)
País: seco.
c)
Crianças: pequenas.
d)
Buraco: perigoso.
17 – Releia este trecho do
texto que inicia no segundo parágrafo, observando os verbos em destaque.
“Há muitos anos, vivia na Holanda um
menino chamado Peter. Seu pai era uma das pessoas responsáveis pelas comportas
dos diques. Sua função era abri-las e fechá-las para que os navios pudessem
sair dos canais em direção ao mar aberto.
Numa
tarde do início do outono, quando Peter tinha oito anos, a mãe o chamou enquanto brincava:
– Venha cá, Peter. Vá levar
esses bolinhos do outro lado do dique para o seu amigo cego. Se você andar
ligeiro e não parar para brincar, vai chegar em casa antes de escurecer.”
Analise as afirmativas
seguintes e assinale a incorreta:
a)
( ) No início desse
trecho, o autor passa a usar outro tempo verbal para remeter o leitor a algo
que aconteceu em um passado distante.
b)
( ) O tempo verbal usado
nesse trecho cria um clima de encanto, fantasia, preparando o leitor para
conhecer uma história fantástica.
c)
( ) A forma do
verbo chamar (chamou, no terceiro parágrafo) marca o
fim da descrição de ações habituais, dando início a um fato novo, diferente,
que irá mudar o rumo da história.
d)
(X) No quarto parágrafo, os verbos em destaque
indicam a fala do narrador, sugerindo que ele está inseguro, que ele não sabe
exatamente se quer fazer o personagem vir ou ir.
18 – Releia o 5.º parágrafo,
observando a expressão em destaque:
“O menino gostou da tarefa e partiu
feliz da vida. Ficou um bom tempo com o pobre
cego, contando-lhe sobre o passeio da vinda e o sol e as flores e os
navios lá no mar. De repente, lembrou-se da mãe dizendo para voltar antes de
escurecer, despediu-se do amigo e tomou o rumo de casa.”
Nesse
contexto, a expressão em destaque significa que o amigo de Peter:
a) (X)
inspirava pena;
b) (
) não possuía bens
materiais;
c) ( )
era um mendigo;
d) ( )
era um pedinte.
19 – Releia este parágrafo e
assinale a alternativa correta:
“Que bom que elas são tão fortes! Se
quebrassem, o que seria de nós? Esses campos lindos ficariam inundados. Meu pai
sempre diz que as águas estão ‘zangadas’.
Parece que ele acha que elas estão zangadas por ficarem presas tanto tempo.”
(...)
Nesse parágrafo, a expressão
em destaque:
a)
(X) é uma figura de linguagem, um recurso
expressivo usado para atribuir a seres inanimados (sem vida) características de
seres animados (com vida), é chamado de personificação;
b)
( ) é um absurdo, pois as águas
não podem ficar zangadas;
c)
( ) é um recurso usado para
descaracterizar as águas.
d)
( ) não deveria ser usado no texto
porque é inadequado.
20 – Releia este trecho:
“De
alguma forma, eu vou aguentar!” pensava ele. E passou a noite inteira ali,
contendo as águas.
De manhã, bem cedinho, um homem a
caminho do trabalho achou ter ouvido um gemido enquanto passava por cima do
dique. Inclinou-se na borda e encontrou o menino agarrado à parede da muralha.
–
O que aconteceu? Você está machucado?
– Estou contendo a água do mar! –
gritou Peter. – Mande vir socorro logo!
Assinale a afirmativa
incorreta:
a)
(X) No vigésimo primeiro parágrafo, as aspas foram
usadas para indicar a fala direta do pai do menino.
b)
( ) As aspas foram usadas nesse
trecho para indicar ao leitor que, naquele momento, não se ouviu a voz do
personagem, pois, nesse texto, as aspas indicam os pensamentos do personagem.
c)
( ) Nesse trecho, o primeiro e o
segundo travessão indicam a fala direta dos personagens: a primeira é do homem
que encontrou o menino e a segunda é de Peter.
d)
( ) Na última fala desse trecho,
foram usados dois travessões para intercalar uma explicação do narrador.
21 – Assinale a alternativa
cujo conjunto apresenta uma palavra que não faz parte da mesma família.
a) ( )
Corajoso – coragem – encorajador;
b) ( )
Muro – muralha – mureta;
c) ( )
Gemer – gemido – geme;
d) (X) zanga
– zangado – zangão.
qual a mensagem que o texto traz
ResponderExcluirPor que até hoje ninguém esqueceu do pequeno herói
ResponderExcluirMuito bom o material estão de parabéns
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirÓtimo vai me ajudar muito 😊😃😊🙏
ResponderExcluirMuito bom... vai me ajudar muito.
ResponderExcluir