quinta-feira, 7 de setembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): TRAVESSIA- MILTON NASCIMENTO - COM GABARITO

MÚSICA(ATIVIDADES): TRAVESSIA 

                                 MILTON NASCIMENTO
         Quando você foi embora
              fez-se  noite em meu viver
              forte eu sou, mas não tem jeito
              hoje  eu tenho que chorar
              minha casa não é a minha
              e nem é meu este lugar
              estou só e não resisto
              muito tenho pra falar.

             Solto a voz nas estradas
             já não quero parar
             meu caminho é de pedra
             como posso sonhar
             sonho feito de brisa
             vento vem terminar
             vou fechar o meu pranto
             vou querer me matar.

             Vou seguindo pela vida
              me esquecendo de você
              eu não quero mais a morte
              tenho muito que viver
              vou querer amar de novo
              e se não der não vou sofrer
              já não sonho
              hoje faço com meu braço meu viver.

              NASCIMENTO, Milton e BRANT, Fernando. Travessia. Em:NASCIMENTO, Milton.Travessia. Rio de Janeiro: Ritmos-Codil, 1967 Faixa 4.

1  1)   Qual é o tema principal dessa canção?
Resposta: A canção fala da partida do ser amado, mencionada no primeiro verso, e da difícil decisão de seguir a vida, enfrentando a dor da perda amorosa.

   2)   Você conhece outras músicas escritas por Milton Nascimento e Fernando Brant? Quais? Sabe conta-las? Elas lhe trazem alguma recordação?
Resposta Pessoal.

   3)   Por que os autores deram o título de “Travessia” à canção? Você acha que ele é adequado ao conteúdo da canção? Por quê?
Resposta: O título refere-se à decisão de continuar a viver e não sofrer mais, fazendo a “travessia” entre o sofrimento vivido e a vida que ainda há pela frente.
OBS.: Em relação à adequação do título, a resposta é PESSOAL

  4)    No verso “minha casa não é minha”, qual é a relação entre a casa e o restante da letra da canção?
Resposta: A casa, nesse contexto, representa o mundo interior do compositor, ela era habitada pelo ser amado e representava a fusão entre os dois; com o rompimento, esse lugar já não existe.

  5)   Você já viveu a perda de um grande amor? Como foi? Sua reação foi semelhante à que o autor descreve nessa letra de canção? Comente.

Resposta Pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário