domingo, 27 de março de 2022

A ESCOLA QUE NÓS QUEREMOS - WINKEL, S; NICOLLIELO, B. - VIVÊNCIAS - PROJETO DE VIDA - COM GABARITO

 Texto: A escola que nós queremos

     “Junto com meus colegas, luto por melhorias na minha escola”

        Faço parte do grêmio da EE Oswaldo de Oliveira Lima, em Suzano (região metropolitana de São Paulo), há dois anos. Nosso objetivo é levar as reclamações e sugestões de todos à direção e conseguir mudar as coisas. Os outros estudantes nos veem como representantes deles. Cada um tem sua função. Eu respondo pelos documentos e pelas atas de reunião. Tem quem cuide do nosso blog, das ações de sustentabilidade e da revitalização do espaço, por exemplo. Somos 40 integrantes compartilhando uma mesma vontade: melhorar a escola.

        [...] Já revitalizamos alguns ambientes, como um depósito de entulho em que montamos um jardim. Também fizemos uma horta em um lugar que não servia para nada. Temos, ainda, um projeto de reaproveitamento de carteiras e materiais didáticos usados. Além disso, a professora Simone Corsini organizou oficinas de grafite com o apoio dos alunos. Conseguimos autorização da direção para fazê-los utilizando os muros da escola. [...]

        É claro que fazer tudo isso dá trabalho. Ficamos mais tempo depois da aula para colaborar com os projetos que elaboramos, mas vale a pena, pois queremos deixar o ambiente mais acolhedor.

WINKEL, S; NICOLIELO, B. “Junto com meus colegas, luto por melhorias na minha escola”. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8931/junto-com-meus-colegas-luto-por-melhorias-na-minha-escola#_=_. Acesso em: 22 jan. 2020.

Fonte: Vivências – Projeto de vida. Volume único – Ensino médio. Isabella & Sofia. 1ª ed. São Paulo, 2020. Editora Scipione. p. 64-5.

Entendendo o texto:                                                     

01 – Após a leitura do texto, façam grupos de três e pensem nos seguintes pontos:

a)   O que nós gostaríamos de mudar?

b)   Por que essa mudança é importante?

c)   Como ela ajudaria no nosso aprendizado?

d)   O que é necessário para realizar essa mudança?

e)   Como cada um da comunidade escolar poderia contribuir para realiza-la?

Todas são resposta dos alunos.

02 – Quais foram os critérios para elaborar as propostas de melhoria para a escola? Vocês consideram o que e como gostariam de aprender?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Espera-se que o aluno consiga argumentar a escolha de critérios, justificando sua resposta com dados, análises e experiências.

03 – O que vocês, como turma, podem fazer para buscar implementar uma ou mais dessas propostas?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Espera-se que a atividade possa instigar o jovem a pensar em caminhos para colocar suas ideias em prática a partir da realização de parcerias com outros alunos e em diálogo com a direção da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário