terça-feira, 15 de março de 2022

CRÔNICA: BRINQUEDOS - (FRAGMENTO) - RUBEM ALVES - COM GABARITO

 Crônica: Brinquedos – Fragmento

               Rubem Alves

   Minha netas: Quando eu era menino eu brincava muito. Brincar é a coisa mais gostosa. Algumas pessoas grandes têm vergonha de brincar; acham que brincar é coisa de criança. O resultado é que elas ficam sérias, preocupadas, ranzinzas, amargas, implicantes, chatas, impacientes. Perdem a capacidade de rir e ninguém gosta da sua companhia. Quem brinca não fica velho. Pode ficar velho por fora, como eu. Mas por dentro continua criança, como eu.

        Naquele tempo, o jeito de as meninas e os meninos brincarem era muito diferente do jeito de hoje. Hoje, falou brincar, falou comprar brinquedo. E os brinquedos se encontram nas lojas e custam dinheiro. Mas lá na roça onde eu morava não havia nem lojas. E mesmo que houvesse, eu era um menino pobre. Não tinha dinheiro para comprar brinquedos.

        Eu brincava. Brincava sem comprar brinquedos. Não precisava. Eu fazia meus brinquedos. Na verdade, fazer os brinquedos era a parte mais divertida do brincar. [...]

ALVES, Rubem. Quando eu era menino. Campinas: Papirus, 2003.

             Fonte: Língua portuguesa – Ensino Fundamental anos finais. Caderno 1 – 7° ano – São Paulo. p. 34-5.

Entendendo a crônica:

01 – Esse texto é uma crônica, gênero textual que aborda situações do cotidiano. Qual o tema cotidiano trazido pela crônica “Brinquedos”? De que forma o texto é construído?

      O tema é a ação de brincar e os benefícios dessa atitude. A narrativa é construída como uma conversa entre o avô e as netas.

02 – Que tipo de narrador há no texto? Comprove sua resposta com uma passagem do texto.

      Narrador-personagem. “Quando eu era menino”.

03 – Qual o tempo dessa narrativa? De que forma percebemos isso?

      Tempo pretérito. Percebemos isso por meio do tempo verbal. “Quando eu era menino”. / “Naquele tempo”.

04 – Qual o resultado, segundo o narrador, de algumas pessoas grandes terem vergonha de brincar?

      Elas ficam sérias, preocupadas, implicantes, perdem a capacidade de rir.

05 – Segundo o narrador, o que acontece com quem brinca?

      Quem brinca não fica velho.

06 – Qual a diferença no jeito de brincar das crianças no tempo mencionado pelo narrador e as crianças de hoje?

      Quando se fala em brincar hoje em dia, fala-se em comprar brinquedos. Mas na roça onde ele morava, não havia lojas, ele era pobre e não tinha dinheiro para comprar brinquedos.

07 – Por que o narrador diz que não precisava comprar brinquedos?

      Porque ele próprio fazia seus brinquedos.

08 – De que forma podemos estabelecer uma relação desse texto com a pintura Jogos infantis analisado no início desta unidade?

      Pelo tema do brincar.

09 – Na sua opinião, as memórias do narrador sobre sua infância são felizes? Justifique sua resposta.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, ele teve uma infância feliz. Embora não tinha dinheiro para comprar brinquedos, ele se divertia fazendo os próprios brinquedos.

     

 

3 comentários: