Poema: Tênis
Guilherme de Almeida
A
titia
borda
e espia
o gato
branco, enroscado
no
feltro verde da mesa
e
acordado,
com
certeza.
Um
novelo
cai. E
ao vê-lo
o gato
bate na bola
e a
bola, branca de neve,
pula e
rola,
fofa e
leve…
Silenciosa,
vagarosa,
— uma
duas angolinhas…—
a bola
solta uma lenta,
longa
linha
que se
aumenta.
Pouco
a pouco,
no
mais louco
desnorteante
corrupio,
a bola
desaparece.
Mas o
fio
Cresce…
cresce…
ALMEIDA, Guilherme de. Tênis. In: LISBOA, Henriqueta.
Poemas para a infância. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, [s.d.].
Faraco, Carlos Emílio Língua portuguesa : linguagem e
interação / Faraco, Moura, Maruxo Jr. -- 3. ed. -- São Paulo : Ática, 2016.p.10/11.
01.
Observando a forma desse texto, é possível
identificar uma característica de sua organização. Que característica é essa?
Tratar-se de um texto verbal escrito em versos.
02. Responda:
a) Que sequência textual predomina nele?
A sequência narrativa.
b) Qual é o tema central?
A brincadeira do gato.
c) Quem seria o leitor suposto desse poema?
Trata-se de um poema para
crianças.
d) Tente explicar o título do poema.
A brincadeira do gato se
assemelha ao jogo de tênis.
03. Releia o poema, agora em voz alta. Observe sua forma
mais uma vez.
a) Quatro estrofes compõem o poema. Analise a estrutura
interna de cada estrofe (métrica dos versos, ritmo, rima). O que você pode
observar?
Cada estrofe tem a mesma estrutura interna: 6 versos, sendo:
2 versos trissílabos, 2 versos redondilha maior, 2 versos trissílabos. O
esquema de rimas é idêntico em todas as estrofes: AABCBC (rimas emparelhadas no
início da estrofe e cruzadas no fim), a cesura também segue o mesmo esquema em
todos os versos paralelos.
b) O ritmo de cada estrofe e o desenho que os versos formam
no papel procuram imitar um dos elementos centrais que compõem a história.
Explique que elemento é esse e a importância desse jogo de imitação que ocorre
no poema, tendo em vista que se trata de um poema para crianças.
Resposta pessoal.
Possível resposta: Cada
estrofe forma um desenho aproximadamente circular. As quatro estrofes em
sequência podem representar as marcas que uma bola quicando deixaria no solo. O
ritmo também traduz esse movimento: rápido e estacado nos versos trissílabos, e
mais lento e melodioso nas redondilhas maiores. Essa alternância, por harmonia
imitativa, pode mimetizar os movimentos do gatinho que “joga tênis” com o novelo
de lã.
04. Uma história é contada no poema.
a) Quem é a personagem principal e que tipo de
“brincadeira” ela faz?
A personagem central é um gato, que brinca com um
novelo de lã.
b) Que relação essa brincadeira tem com o nome do esporte
que nomeia o poema?
A relação é de similitude: o jogo do gato lembra
o jogo de tênis.
c) Num dos versos do poema, cita-se o trecho de uma
parlenda declamada durante um jogo infantil: “– uma duas angolinhas...,–”
(verso 15). Mesmo que você não conheça a parlenda nem a brincadeira infantil em
que ela é recitada, tente explicar a relação entre os possíveis sentidos do
poema e as brincadeiras infantis.
Pela sua estrutura
rítmica do poema, simula do ponto de vista sonoro o ritmo marcado de uma
parlenda. A parlenda “Uma, duas angolinhas” remete a um jogo conhecido como
“jogo do beliscão”, popular entre as crianças brasileiras nos séculos XVIII e
XIX (segundo a explicação de Gilberto Freyre, no livro - FREYRE, Gilberto.
Casa-grande & senzala. 28. ed. Rio de Janeiro: Record, 1992. p. 249.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário