sexta-feira, 18 de março de 2022

POEMA: TÊNIS - GUILHERME DE ALMEIDA - COM GABARITO

          Poema:   Tênis

        Guilherme de Almeida

A titia

borda e espia

o gato branco, enroscado

no feltro verde da mesa

e acordado,

com certeza.

 

Um novelo

cai. E ao vê-lo

o gato bate na bola

e a bola, branca de neve,

pula e rola,

fofa e leve…

 

Silenciosa,

vagarosa,

— uma duas angolinhas…—

a bola solta uma lenta,

longa linha

que se aumenta.

 

Pouco a pouco,

no mais louco

desnorteante corrupio,

a bola desaparece.

Mas o fio

Cresce… cresce…

ALMEIDA, Guilherme de. Tênis. In: LISBOA, Henriqueta. Poemas para a infância. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, [s.d.].

Faraco, Carlos Emílio Língua portuguesa : linguagem e interação / Faraco, Moura, Maruxo Jr. -- 3. ed. -- São Paulo : Ática, 2016.p.10/11.

 Entendendo o texto

01.               Observando a forma desse texto, é possível identificar uma característica de sua organização. Que característica é essa?

Tratar-se de um texto verbal escrito em versos.

      02. Responda:

a)   Que sequência textual predomina nele?

A sequência narrativa.

b)   Qual é o tema central?

A brincadeira do gato.

c)   Quem seria o leitor suposto desse poema?

Trata-se de um poema para crianças.

d)   Tente explicar o título do poema.

A brincadeira do gato se assemelha ao jogo de tênis.

03. Releia o poema, agora em voz alta. Observe sua forma mais uma vez.

a) Quatro estrofes compõem o poema. Analise a estrutura interna de cada estrofe (métrica dos versos, ritmo, rima). O que você pode observar?

       Cada estrofe tem a mesma estrutura interna: 6 versos, sendo: 2 versos trissílabos, 2 versos redondilha maior, 2 versos trissílabos. O esquema de rimas é idêntico em todas as estrofes: AABCBC (rimas emparelhadas no início da estrofe e cruzadas no fim), a cesura também segue o mesmo esquema em todos os versos paralelos.

b) O ritmo de cada estrofe e o desenho que os versos formam no papel procuram imitar um dos elementos centrais que compõem a história. Explique que elemento é esse e a importância desse jogo de imitação que ocorre no poema, tendo em vista que se trata de um poema para crianças.

Resposta pessoal.

Possível resposta: Cada estrofe forma um desenho aproximadamente circular. As quatro estrofes em sequência podem representar as marcas que uma bola quicando deixaria no solo. O ritmo também traduz esse movimento: rápido e estacado nos versos trissílabos, e mais lento e melodioso nas redondilhas maiores. Essa alternância, por harmonia imitativa, pode mimetizar os movimentos do gatinho que “joga tênis” com o novelo de lã.

04. Uma história é contada no poema.

a) Quem é a personagem principal e que tipo de “brincadeira” ela faz?

A personagem central é um gato, que brinca com um novelo de lã.

b) Que relação essa brincadeira tem com o nome do esporte que nomeia o poema?

A relação é de similitude: o jogo do gato lembra o jogo de tênis.

c) Num dos versos do poema, cita-se o trecho de uma parlenda declamada durante um jogo infantil: “– uma duas angolinhas...,–” (verso 15). Mesmo que você não conheça a parlenda nem a brincadeira infantil em que ela é recitada, tente explicar a relação entre os possíveis sentidos do poema e as brincadeiras infantis.

Pela sua estrutura rítmica do poema, simula do ponto de vista sonoro o ritmo marcado de uma parlenda. A parlenda “Uma, duas angolinhas” remete a um jogo conhecido como “jogo do beliscão”, popular entre as crianças brasileiras nos séculos XVIII e XIX (segundo a explicação de Gilberto Freyre, no livro - FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. 28. ed. Rio de Janeiro: Record, 1992. p. 249.)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário