domingo, 27 de março de 2022

POEMA: ESSE NÓ(S) - ULISSES TAVARES - COM GABARITO

 Poema: Esse Nó(s)


Eu me chamo eu.

A turma me chama nós.
Longe da turma
Me sinto só


Mas sou eu.

Com a turma sou nós
Mas quero ser eu.
De nós em nós
Eu sou mais eu.


TAVARES, Ulisses. Viva a Poesia viva. São Paulo: saraiva, 1998. p. 10.

Fonte: Gramática Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição reformulada – São Paulo. 2008. p. 163-4.

Entendendo o poema:

01 – O poema estabelece uma oposição entre o eu lírico (o locutor) e sua turma.

a)   Que pronome identifica o eu lírico?

O pronome eu.

b)   Que perfil você acha que tem o eu lírico: ele é criança, adolescente ou adulto?

Provavelmente é um adolescente.

c)   Quem você acha que são as pessoas que formam a turma?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Provavelmente é uma turma de amigos da escola ou do bairro.

02 – A turma chama o eu lírico de nós.

a)   Classifique esse pronome e indique a pessoa e o número (singular ou plural) em que ele está.

Pronome pessoal do caso reto, 1ª pessoa do plural.

b)   Pela forma como a turma trata o eu lírico, é possível supor que ele é bem aceito ou não? Por quê?

Sim, pois ele é incluído no grupo.

03 – Leia e compare estes versos:

        “Longe da turma / Me sinto só / Mas sou eu”.

        “Com a turma sou nós / Mas quero ser eu”.

        Dos itens que seguem, marque aquele que melhor expressa o pensamento ou o sentimento do eu lírico.

        Medo        Tristeza        Contradição        Rejeição.

04 – Nos versos “Com a turma sou nós / Mas quero ser eu”, o eu lírico parece ter receio de perder sua identidade. Você mudaria suas características ou sua identidade para fazer parte de um grupo?

      Resposta pessoal do aluno.

05 – O poema faz um jogo com a palavra nó(s).

a)   Quais são os sentidos da palavra nó(s) no título?

O título pode ser lido como nó (esse problema) e esse nós (essa palavra nós).

b)   Qual é a classe gramatical da palavra, de acordo com cada um desses sentidos?

No primeiro sentido, é substantivo; no segundo, é um pronome substantivado.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário