terça-feira, 8 de março de 2022

POEMA: A ESCOLA DA MESTRA SILVINA - CORA CORALINA - COM GABARITO

 Poema: A escola da mestra Silvina

            Cora Coralina


Minha escola primária...

Escola antiga de antiga mestra.

Repartida em dois períodos

para a mesma meninada,

das 8 às 11, da 1 às 4.

Nem recreio, nem exames.

Nem notas, nem férias.

Sem cânticos, sem merenda...

Digo mal – sempre havia distribuídos

alguns bolos de palmatória...

A granel?

Não, que a Mestra

Era boa, velha, cansada, aposentada.

Tinha já ensinado a uma geração

antes da minha.

 

A gente chegava “-- Bença, Mestra.”

Sentava em bancos compridos,

escorridos, sem encosto.

Lia alto lições de rotina:

o velho abecedário,

lição salteada.

Aprendia a soletrar.

 

Vinham depois:

Primeiro, segundo,

terceiro e quarto livros

do erudito pedagogo

Abílio César Borges –

Barão de Macaúbas.

E as máximas sapientes

do Marquês de Maricá.

 

Não se usava quadro-negro.

As contas se faziam

em pequenas lousas

individuais.

 

Não havia chamada

e sim o ritual

de entradas, compassadas.

“-- Bença, Mestra...”

 

Banco dos meninos.

Banco das meninas.

Tudo muito sério.

Não se brincava.

Muito respeito.

Leitura alta.

Soletrava-se.

Cobria-se o debuxo.

Dava-se a lição.

Tinha dia certo de argumento

com a palmatória pedagógica

em cena.

Cantava-se em coro a velha tabuada.

 

Velhos colegas daquele tempo...

Onde andam vocês?

 

A casa da escola inda é a mesma.

-- Quanta saudade quando passo ali!

Rua Direita, nº 13.

Porta de rua pesada,

escorada com a mesma pedra

da nossa infância.

[...].

Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. Global, s/d. p. 75-6.

Fonte: Português – Linguagem & Participação, 6ª Série – MESQUITA, Roberto Melo/Martos, Cloder Rivas – Ed. Saraiva, 1ª edição – 1998, p. 18-20.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Cânticos: canções.

·        Sapientes: sábios, cheios de sabedoria.

·        Palmatória: instrumento que se usava para bater nas mãos das crianças.

·        Ritual: cerimônia, atos que se repetem.

·        Debuxo: esboço, primeiro desenho.

·        A granel: à vontade; em grande quantidade.

·        Argumento: frase que objetiva convencer o ouvinte; no texto, avaliação, arguição.

·        Erudito: sábio; indivíduo que tem vasto e variado saber.

·        Pedagogo: professor, educador.

·        Escorada: amparada.

·        Máximas: frases que geralmente expressam normas de conduta.

02 – Qual o assunto do poema?

      O eu poético rememora sua escola primária, sua mestra, seus colegas de um tempo que há muito passou.

03 – Localize a escola no tempo. Justifique sua resposta.

      A escola é muito antiga usava-se palmatória: não se usava sequer quadro-negro; as meninas sentavam-se separadas dos meninos.

04 – Qual era o principal “recurso pedagógico” usado na escola de mestra Silvina?

      Era a palmatória, a violência, o medo da dor que fazia a criança estudar.

05 – Qual é a imagem da professora que ficou na memória do eu poético?

      A professora deixou até uma boa imagem: “a Mestra era boa, velha, cansada, aposentada”.

06 – Cite algumas das atividades realizadas pelos alunos em classe.

      Os alunos liam em voz alta, faziam contas em lousas individuais, estudavam máximas, soletravam, cantavam a tabuada em coro.

07 – Considerando os métodos de estudo descritos no poema, quais seriam as qualidades que a escola pretendia desenvolver no aluno?

      Obediência, memória, respeito, moralidade.

08 – Imagine como se sentiam os alunos nessa escola. Justifique sua resposta.

      Resposta pessoal do aluno.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo BLOG!! Extremamente bem organizado e tem me ajudado muito em minhas aulas.

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