Anedota: Lulinha
A professora pede ao aluno:
-- Dê um
exemplo de um verbo.
Ele pensa e
responde indeciso:
--
Bicicleta!
--
Bicicleta não é verbo!
Pede, em seguida, exemplo de verbo a
outro estudante. Ele também pensa, pensa e arrisca.
-- Plástico!
Ela se irrita.
-- Pelo amor de Deus, plástico não é
verbo.
Pergunta então a um terceiro:
-- Diga um verbo.
Lulinha nem pensa e, prontamente, diz o
que ela entende de forma nítida como “hospedar”.
-- Muito bem, até que enfim. “Hospedar”
é um verbo. Agora diga uma frase com o verbo que você escolheu.
-- Os pedar da bicicleta é de prástico.
Revista Língua
Portuguesa, n° 4.
Fonte: Gramática
Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição
reformulada – São Paulo. 2008. p. 48-9.
Entendendo a anedota:
01 – Os alunos apresentam
dificuldade na aula de gramática. Observe a última frase do texto.
a) Essa frase está de acordo com a variedade padrão da língua?
Não.
b) Caso não, como ela ficaria se quiséssemos reescrevê-la nessa variedade?
Os pedais da bicicleta são de plástico.
02 – No dialeto caipira, é
comum haver a troca, em final de sílaba, da letra l pela letra r.
Por exemplo: varal-varar; talco-tarco; coronel-coroner.
a) Há, na anedota, alguma palavra que se enquadra nesse caso? Se sim, qual?
Sim, a palavra pedar (pedal).
b) Conclua: Que variedades linguísticas estão sendo utilizadas nessa aula de gramática?
A variedade padrão, representa principalmente pela fala da
professora, e uma variedade não padrão, o dialeto caipira, representada pela
fala do terceiro aluno que responde à pergunta.
03 – Em variedades não
padrão da língua, é comum não haver concordância em algumas situações. Observe
e compare:
Variedade
padrão: o pedal – os pedais.
Variedade
não padrão: o pedar – os pedar.
A exemplo os pedar foge às convenções da língua padrão, mas há uma razão lógica que poderia justificar a falta de concordância. Qual é ela? Troque ideias com os colegas.
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Como
a palavra os está no plural, já é suficiente para indicar a noção de plural, ou
seja, que se trata de dois ou mais pedais. Isso explica expressões da língua
não padrão como os home, as criança, etc.
04 – O humor da anedota
encontra-se na última frase. Você acha que a frase dita pelo aluno vai
satisfazer a expectativa da professora? Por quê? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Não,
pois pedal também é substantivo.
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