domingo, 27 de março de 2022

TEXTO: DINÂMICA DO BALÃO - VIVÊNCIAS - PROJETO DE VIDA -COM QUESTÕES GABARITADAS

 Texto: Dinâmica do balão   

        Nível 1 – Depois que alguém lançar o balão para cima, o desafio é que cada integrante toque apenas uma vez nele, sem haver repetições. Caso o balão caia no chão, recomecem essa etapa, até que todos o tenham tocado uma vez. Portanto, o número total de toques será igual ao número de pessoas presentes. Façam a contagem dos toques em voz alta.

 Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjM3_LBKyVadkkXHlQTovJq1QOCBcF6h62b94k6zMED8hgwnAsBniD6g-g-C4g0Maf0A1pYXzbKghDgLo8NdDnkpnnfF0itXGZaRjg2fvSYlD7vhMFvgJpTDMZlHKZz6O5Nhzg36aBMjc-yGeBESaM2qVUk5tsbb384Jo8AheXn--i0ljcDnW2ixJH8/s245/bola%201.jpg


        Nível 2 O desafio vai ficar mais complicado! Agora, dê a mão a um colega, formando uma dupla com ele. As duas mãos devem ficar sobrepostas, como se vê na foto ao lado, para que a dupla bata ao mesmo tempo no balão uma só vez. Atenção: depois de tocar uma vez no balão, troque de parceiro, formando uma nova dupla com outro colega. Como cada estudante formará duas duplas diferentes, o número total de toques no balão será o mesmo contado no nível anterior, ou seja, deverá ser igual ao número de pessoas da turma.

        Nível 3 – No terceiro nível, a dinâmica evolui para três mãos sobrepostas, como mostra a imagem abaixo. Cada estudante vai tocar no balão três vezes, porém cada vez com pessoas diferentes compondo um trio. Na formação do segundo e do terceiro trio, não é necessário alterá-los totalmente, bastando trocar apenas um integrante. A única regra é que o mesmo trio nunca poderá se repetir. A turma toda tem de bater no balão o mesmo número de vezes contando nos níveis anteriores.

        Nível 4 – Por fim, no quarto e último nível, todos devem tentar tocar no balão ao mesmo tempo e o mesmo número de vezes nos níveis anteriores. Organizem-se da maneira que acharem mais eficaz para tentar completar o desafio, usando a criatividade. Caso o balão caia no chão, recomecem o nível e aproveitem essas oportunidades para testar diferentes estratégias.

Fonte: Vivências – Projeto de vida. Volume único – Ensino médio. Isabella & Sofia. 1ª ed. São Paulo, 2020. Editora Scipione. p. 14-5.

Entendendo o texto:

01 – O que foi mais difícil na dinâmica? O que foi mais fácil?

      Provavelmente umas das dificuldades foi encontrar uma estratégia em comum a partir do segundo nível de dificuldade. Isso ocorre quando o grupo não está habituado a trabalhar em equipe e ouvir o outro.

02 – Como foi interagir com pessoas que provavelmente usaram estratégias diferentes das suas?

      No início foi meio complicado, tivemos que aprender com o outro ao trocar opiniões, pontos de vista, etc.

03 – Na opinião de vocês, mesmo com estratégias diferentes, é possível realizar a mesma tarefa? O que essa dinâmica mostrou com relação a isso?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: espera-se que os alunos concluam que diferentes estratégias podem ter a mesma taxa de sucesso.

04 – Vocês se sentiram frustrados ou tiveram que reconstruir suas estratégias em algum momento?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Este é um bom momento para reforçar com os alunos a importância de alterar as estratégias à medida que os fatos se apresentam.

05 – Em que medida vocês acham que ações em equipe, como as da dinâmica do balão, fazem parte do processo de realização de alguma tarefa ou meta?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Espera-se que os alunos percebam que, para serem atingidas, muitas metas demandam trabalho em equipe, enquanto outras podem ser mais bem realizadas individualmente.

06 – Reflitam sobre como precisamos, continuamente, buscar estratégias para resolver situações na vida.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Espera-se que os alunos reflitam sobre a importância de perceber que a realidade se altera continuamente, exigindo reformulações dos planejamentos.

07 – Como o diálogo com o outro contribui para a construção desta dinâmica e de outros processos na vida?

      O esperado é que os alunos compreendam que o outro nos ajuda no nosso próprio autoconhecimento e que podemos nos aprimorar com críticas construtivas.

 

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