Texto: Dinâmica do balão
Nível
1 – Depois que alguém lançar o balão para cima, o desafio é que cada
integrante toque apenas uma vez nele, sem haver repetições. Caso o balão caia
no chão, recomecem essa etapa, até que todos o tenham tocado uma vez. Portanto,
o número total de toques será igual ao número de pessoas presentes. Façam a
contagem dos toques em voz alta.
Nível
2 – O desafio vai ficar mais
complicado! Agora, dê a mão a um colega, formando uma dupla com ele. As duas
mãos devem ficar sobrepostas, como se vê na foto ao lado, para que a dupla bata
ao mesmo tempo no balão uma só vez. Atenção: depois de tocar uma vez no balão,
troque de parceiro, formando uma nova dupla com outro colega. Como cada
estudante formará duas duplas diferentes, o número total de toques no balão
será o mesmo contado no nível anterior, ou seja, deverá ser igual ao número de
pessoas da turma.
Nível
3 – No terceiro nível, a dinâmica evolui para três mãos sobrepostas, como
mostra a imagem abaixo. Cada estudante vai tocar no balão três vezes, porém
cada vez com pessoas diferentes compondo um trio. Na formação do segundo e do
terceiro trio, não é necessário alterá-los totalmente, bastando trocar apenas
um integrante. A única regra é que o mesmo trio nunca poderá se repetir. A
turma toda tem de bater no balão o mesmo número de vezes contando nos níveis
anteriores.
Nível
4 – Por fim, no quarto e último nível, todos devem tentar tocar no balão ao
mesmo tempo e o mesmo número de vezes nos níveis anteriores. Organizem-se da
maneira que acharem mais eficaz para tentar completar o desafio, usando a
criatividade. Caso o balão caia no chão, recomecem o nível e aproveitem essas
oportunidades para testar diferentes estratégias.
Fonte: Vivências –
Projeto de vida. Volume único – Ensino médio. Isabella & Sofia. 1ª ed. São
Paulo, 2020. Editora Scipione. p. 14-5.
Entendendo o texto:
01 – O que foi mais difícil
na dinâmica? O que foi mais fácil?
Provavelmente
umas das dificuldades foi encontrar uma estratégia em comum a partir do segundo
nível de dificuldade. Isso ocorre quando o grupo não está habituado a trabalhar
em equipe e ouvir o outro.
02 – Como foi interagir com
pessoas que provavelmente usaram estratégias diferentes das suas?
No início foi
meio complicado, tivemos que aprender com o outro ao trocar opiniões, pontos de
vista, etc.
03 – Na opinião de vocês,
mesmo com estratégias diferentes, é possível realizar a mesma tarefa? O que
essa dinâmica mostrou com relação a isso?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão:
espera-se que os alunos concluam que diferentes estratégias podem ter a mesma
taxa de sucesso.
04 – Vocês se sentiram
frustrados ou tiveram que reconstruir suas estratégias em algum momento?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Este é um bom momento para reforçar com os alunos a
importância de alterar as estratégias à medida que os fatos se apresentam.
05 – Em que medida vocês
acham que ações em equipe, como as da dinâmica do balão, fazem parte do
processo de realização de alguma tarefa ou meta?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Espera-se que os alunos percebam que, para serem atingidas,
muitas metas demandam trabalho em equipe, enquanto outras podem ser mais bem
realizadas individualmente.
06 – Reflitam sobre como
precisamos, continuamente, buscar estratégias para resolver situações na vida.
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Espera-se que os alunos reflitam sobre a importância de
perceber que a realidade se altera continuamente, exigindo reformulações dos
planejamentos.
07 – Como o diálogo com o
outro contribui para a construção desta dinâmica e de outros processos na vida?
O esperado é que
os alunos compreendam que o outro nos ajuda no nosso próprio autoconhecimento e
que podemos nos aprimorar com críticas construtivas.
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