quarta-feira, 30 de março de 2022

NOTÍCIA: UM BANHO DE LUA EM ENCÉLADO - SALVADOR NOGUEIRA - COM GABARITO

 NOTÍCIA: Um banho de lua em Encélado

Por Salvador Nogueira

       A espaçonave Cassini faz nesta quarta-feira (28) o seu mais espetacular sobrevoo da misteriosa lua Encélado, atravessando as plumas de água que emanam desse satélite natural de Saturno, em busca de sinais claros de um ambiente amigável à vida em seu interior.

      A sonda passará a apenas 49 km da superfície — distância quase comparável à de aviões comerciais, que voam rotineiramente a 12 km de altitude. (Já satélites artificiais não costumam estar abaixo dos 200 km.) Não é a aproximação máxima que a espaçonave não tripulada já fez de Encélado, 5 10 mas é o mais perto que se chegou das plumas que emanam do hemisfério sul da lua.

      Ao tomar esse literal “banho de lua”, a Cassini buscará mais pistas do que existe no oceano global de água líquida que se esconde sob a crosta de gelo. Estudos recentes demonstraram que esse mar oculto tem um leito similar ao terrestre, rochoso e com atividade hidrotermal exposta diretamente à água.

      Um novo trabalho científico, recém-publicado na Nature Communications, modelou a composição do interior de Encélado com base na detecção de partículas ricas em silício nas plumas de água e sugeriu que a composição rochosa do interior da lua é semelhante à de meteoritos primitivos, com a formação de minerais serpentina e saponita. Caso isso esteja certo, a implicação é que Encélado se formou em tempos muito antigos, concomitantes com a formação do próprio Sistema Solar, há 4,6 bilhões de anos.

       Esse modelo também implica que há produção de hidrogênio molecular nas fontes hidrotermais dos oceanos de Encélado, e é isso uma das coisas que a Cassini tentará confirmar no sobrevoo desta quarta-feira. Com o instrumento INMS (espectrômetro de massa neutra e iônica), a sonda fará uma detecção da quantidade de hidrogênio molecular presente, o que ajudará a confirmar o modelo proposto de composição interna. Além disso, a detecção será empolgante no contexto de busca por ambientes habitáveis no Sistema Solar — pela quantidade de hidrogênio será possível estimar o nível de atividade hidrotermal e, portanto, a quantidade de energia disponível para ecossistemas em Encélado. Sem falar que na Terra há muitos microrganismos que consomem hidrogênio molecular em seu metabolismo.

Química orgânica

       O sobrevoo também fará uso do detector de poeira da Cassini (CDA), que obterá espectros de partículas mais pesadas presentes nas plumas — incluindo, talvez, moléculas orgânicas complexas. Os pesquisadores enfatizam que não será possível determinar se elas têm origem biológica, ou seja, se são produto de vida, mas o fato de encontrá-las será, por si só, empolgante.

       Por fim, um terceiro objetivo é determinar a natureza das plumas, se vêm de fontes pontuais na superfície ou se distribuem como cortinas por fissuras no solo congelado. Esta será a penúltima passagem da Cassini por Encélado. Ainda há mais uma marcada para o fim do ano, mas bem mais distante. A missão em si, que já estuda Saturno e suas luas desde 2004, tem fim marcado para 2017. As primeiras imagens pós-sobrevoo são esperadas para o fim da quinta-feira (29).

Fique de olho!

NOGUEIRA, Salvador. Um banho de lua em Encélado. Disponível em: . Acesso em: jan. 2016.

Faraco, Carlos Emílio Língua portuguesa : linguagem e interação / Faraco, Moura, Maruxo Jr. -- 3. ed. -- São Paulo : Ática, 2016.p.17-20.

 

         01. O texto foi originalmente publicado no dia 28 de outubro de 2015, em jornal impresso e em site. A versão que reproduzimos anteriormente é a extraída de site.

             a) Por que a data da publicação é relevante para a compreensão do texto?

                 O texto menciona explicitamente um evento principal (a passagem da sonda Cassini sobre a lua Encélado, do planeta Saturno) a ocorrer nessa data e alerta para eventos posteriores.

            b) Que relação a data de publicação tem com o gênero do texto e de que forma ela é essencial ao funcionamento desse gênero?

                 Sempre nos textos jornalísticos relatam fatos, a localização da data de publicação que permite determinar as coordenadas enunciativas temporais do texto.

      02. Salvador Nogueira, o autor do texto, é um jornalista brasileiro que se dedica ao jornalismo científico. Essa informação sobre o autor do texto pode contribuir de que forma para sua compreensão?

             Conhecer o autor e ter informações sobre seu trabalho pode ajudar o leitor a antecipar características do texto (o gênero, o portador, a forma de publicação, etc.) bem como o tipo de informações que poderá encontrar num texto de sua autoria. Isso tudo contribui para a compreensão.

03.Pela primeira leitura integral do texto, que gênero é esse e com que finalidade normalmente ele é mobilizado?

O gênero em questão é a notícia, que tem por finalidade relatar acontecimento recente, de interesse social.

04. Em sua opinião, qual é a informação mais importante do texto? Com que objetivo ele foi escrito?

Resposta pessoal.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário