sexta-feira, 18 de março de 2022

CRÔNICA: O PRECONCEITO RACIAL - I - CINTHYA RACHEL - REVISTA VEJA - COM GABARITO

 CRÔNICA : O preconceito racial - I- 

           Cinthya Rachel

        No ano passado, eu passeava num shopping de Curitiba com minha mãe, quando gostei de uma blusa.

        Entrei na loja. Vi o preço. Era Caríssima. Mesmo assim, quis experimentar.

        Mas ninguém me atendia. As vendedoras me olhavam de cima para baixo.

        Olhavam e faziam que não me viam. Fiquei nervosa e fui embora. Disse à minha mãe o que tinha acontecido. Decidi, então, voltar. Entrei e Contei até dez. Todos continuavam a me ignorar. Aí explodi. "Será que tenho de abrir minha bolsa e mostrar meu cartão de crédito?" Virei as costas e saí. A gerente então correu atrás de mim. Tentou me explicar que não podia adivinhar que eu tinha dinheiro para comprar a blusa. Não quis ouvi-la, não. Poxa, só porque sou negro não posso ter dinheiro? O preconceito existe, sim. [...]

Cynthia Rachel, 18 anos, a Biba do Castelo Rá-Tim-Bum. (Veja, 24/06/1998.).

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 6ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 114-7.

Entendendo o texto:

01 – Cinthya conta a experiência que teve ao querer comprar uma blusa. Releia a explicação que a gerente deu a Cinthya.

a)   Na sua opinião, os funcionários da loja agiriam da mesma forma com uma pessoa branca, mas vestida com roupas simples?

Provavelmente sim, pois pareceu que o procedimento normal é não atender quem supostamente não têm condições de comprar.

b)   O preconceito manifestado pelas pessoas dessa loja é social, racial ou dos dois tipos?

É primeiramente social: contudo, pode ser também racial, pois a vendedora, pelo fato de a cliente ser negra, achou que ela não tivesse dinheiro para comprar a blusa.

Um comentário:

  1. Nós não aprovamos a forma com que a gerente tratou a cliente, pois ocorreu a discriminação social e racial, tratou a cliente com descaso por conta de seu tom de pele e aparência.

    ResponderExcluir