sexta-feira, 4 de março de 2022

AUTORRETRATO: O MENINO - MILLÔR FERNANDES - COM GABARITO

 Autorretrato: O menino

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEilETqv1Oxws7QsMnCO8ONPB_QIr-OajNHi4l-FPqSeh8UGLOiZH4bP9yRZ63hfMSuTDw2N5z--G4ACOhSl8OV2jl-zgs2hlxB7meec3D_FlSzaErv4cw5GsHfM1kWGhzY6Ba9fznsE-9D5ScmQOQQ0jaTLuSyJeWoupw59KnSNPzfvAD3qhMnf3SuG=s1280


        Eu sou um menino maior que muitos e menor que outros. Na cabeça tenho cabelo que mamãe manda cortar mais do que eu gosto e, na boca, muitos dentes, que doem. Estou sempre maior que a roupa, por mais que a roupa do mês passado fosse muito grande. Só gosto de comer o que a mãe não quer me dar e ela só gosta de me dar o que eu detesto. Em matéria de brincadeiras as que eu gosto mais são as perversas, mas essa minha irmãzinha grita muito.

Millôr Fernandes. Conpozissões infãtis. 2. ed. Rio de Janeiro: Nórdica, 1976. p. 11.

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 6ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 25.

Entendendo o auto retrato:

01 – Nesse auto retrato, o menino se define comparando-se com outros. Como ele é em relação aos outros meninos?

      Ele é maior que muitos e menor que outros.

02 – O menino refere-se à mãe e a outras coisas, como seu cabelo, o que come, etc.

a)   O modo como a mãe o trata é comum a todas as mães? Justifique sua resposta.

É comum às mães que se preocupam com a aparência, a saúde, a educação de seus filhos.

b)   A relação que ele tem com as coisas é agradável ou desagradável? Por quê?

Desagradável, porque sua vontade e seu gosto nunca são levados em consideração.

03 – Ao falar das brincadeiras, o menino menciona a irmã. Ela é mais velha do que ele? Justifique sua resposta.

      Mais nova. Porque ele se refere a ela empregando o diminutivo.

04 – Pensando no título do texto e no que o menino diz sobre a mãe, a roupa e a irmãzinha, responda: Por que, na sua opinião, o menino começa a se definir pelo tamanho?

      Porque o tamanho é o que o identifica, o que o situa em relação ao mundo adulto, é o que o faz ceder à vontade dos adultos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário