quarta-feira, 2 de março de 2022

ANÚNCIO: MULHER GRÁVIDA - VEJA - SÃO PAULO - METONÍMIA - COM GABARITO

 Anúncio: Mulher grávida

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEi_JUEW2FUkjvy5Q8x8oUHaM6owNdDK6R2HHWrS86gNPZKbPho_5NrMwLHIoXm04fC71Ge18soN_8SyWk3a8e4YiJSe2iNMP7SpjSYaQ_LpRx8oDYqYaaR1YtWP6rAGBgvEi8uheHKawpsoqdTse6upcrBr7e3i-MBmlcV8Qz-5T3s9pgoJtUFjVPGi=s235

Veja São Paulo, 7/5/1997.

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p. 132-3.

Entendendo o anúncio:

01 – Observe a imagem do anúncio. As mãos e o formato da barriga nos levam a crer que se trata de uma mulher grávida. Portanto, do ponto de vista da mulher e da família, o que significa essa barriga?

      Significa a maternidade, o papel de mãe que essa mulher em breve vai assumir.

02 – Observe estas relações:

        Barriga (parte) – mãe (todo).

        Barriga (efeito) – bebê (causa).

        Barriga (continente) – bebê (conteúdo).

        Qual é a figura de linguagem que utiliza esse tipo de mecanismo, ou seja, estabelece entre dois elementos uma relação de inclusão ou de implicação?

      A metonímia.

03 – Observe agora a parte verbal do anúncio. Ela apresenta ambiguidade, isto é, mais de um sentido, tanto no emprego da palavra presente quanto no da expressão “o que vem depois”.

a)   Que sentidos pode ter a palavra presente no contexto?

Ela tanto pode significar “este momento” (tempo) quanto “brinde”, “objeto doado”.

b)   Pelos elementos do anúncio, o que você supõe que seja “o que vem depois”?

Entre outras possibilidades, pode ser o próprio bebê, fisicamente; ou as alegrias que ele vai trazer; os presentes que ele dará à mãe no futuro, etc.

04 – A palavra presente, tomada como brinde, substitui outra palavra, implícita.

a)   Qual é ela?

O bebê.

b)   Qual é a figura de linguagem que utiliza esse tipo de mecanismo, ou seja, emprega uma palavra com o sentido de outra, pois há entre elas uma intersecção?

A metáfora.

05 – Os anúncios publicitários divulgados na época da comemoração do Dia das Mães normalmente se dirigem aos filhos, procurando envolve-los emocionalmente e, ao mesmo tempo, supervalorizar as ações das mães.

a)   O anúncio em estudo não se volta para o filho da mulher fotografada, uma vez que ele ainda não nasceu. A quem então pretende atingir como consumidor?

Aos maridos cujas esposas estão grávidas (elas já são meio mães); aos filhos em geral; por fim, a todos os homens e mulheres, que um dia também estiveram na barriga da mãe.

b)   Na sua opinião, o anúncio tem um apelo emocional ou não? Justifique.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O anúncio é menos apelativo do que outros, mas não deixa de ter certo apelo emocional ao expor a barriga materna.

c)   Por que, nesse anúncio, o consumidor – como filho – também é valorizado?

Porque o anúncio afirma que o melhor é “o que vem depois”, e uma das possibilidades de leitura, como foi visto, é de que essa expressão se refira ao filho ou à filha, ou seja, a todos nós.

06 – Esse anúncio não divulga um produto especificamente, mas promove um shopping center numa época de grande movimento comercial. Na parte inferior do anúncio, vemos o logotipo do shopping e o seguinte slogan publicitário: “Continental Shopping: cada vez melhor”. Troque ideias com os colegas e interprete: Que relações há entre esse slogan, a imagem e o texto verbal do anúncio?

      O slogan “cada vez melhor” também remete à ideia de futuro, assim como a imagem e o enunciado principal. É como se o anúncio sugerisse: Estamos prontos para servir bem agora, no Dia das Mães, e também no futuro, quando seu bebê houver nascido e você precisar de produtos para ele.

07 – Volte aos comentários iniciais dos publicitários entrevistados por Nelly de Carvalho. O anúncio estudado confirma ou não o comentário deles a respeito dos recursos de linguagem utilizados na publicidade? Por quê?

      Confirma, pois o anúncio foi construído essencialmente a partir do uso de metáfora e metonímia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário