sábado, 12 de março de 2022

ANÚNCIO: CÂNCER DE VAIDADE - HOSPITAL DO CANCÊR - FOLHA DE S.PAULO - COM GABARITO

 Anúncio: Câncer de vaidade


Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEi4wT3ewgZFs8g9ZaUIf3DRfDWwT-PjmURFsULHQLBelu70A_LANuzpwOzfck6_-1V-LkQRq-xTjE0J_5Clg-_VfVcZhXzbalyZHGMiRI8HgTRmaSiaBF8v_3SZCQjWL9YamHOq7Boy_q-jsLPd0CpvybhYCkeHXSbyqtQawL39GUiS2hE6gpy9nTfM=s280

        Não existe nada melhor que aproveitar o sol. Afinal, ele também é vital para sua saúde. Agora, tomar sol, só com protetor solar, até às 10hs e depois das 16hs. Essa é a melhor maneira de prevenir e combater o câncer de pele. Mesmo assim, a cada ano aumentam as vítimas do câncer de vaidade, câncer de desinformação, câncer de negligência. Procure um médico e faça os exames preventivos. Quanto antes você tomar essa atitude, melhor.

Hospital do câncer. Folha de S. Paulo, 29/12/2000.

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 6ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 156.

Entendendo o anúncio:

01 – No anúncio, vemos em destaque a expressão “câncer de vaidade”.

a)   Qual é o valor semântico da preposição de nessa expressão?

A preposição indica a espécie de câncer.

b)   Se vaidade não é um tipo de doença, então o que o anunciante quer dizer com essa expressão?

Ele quer dizer que as pessoas, por serem vaidosas, expõem-se ao sol sem tomar alguns cuidados necessários e, por isso, contraem câncer de pele.

c)   Compare essa expressão com a imagem e responda: Qual é a finalidade desse anúncio?

É alertar as pessoas sobre o risco de tomar sol sem cuidados.

d)   Considerando essa finalidade e também o fato de que o anúncio foi publicado num jornal de grande circulação, a expressão “câncer de vaidade” contribui para que o anúncio atinja seu objetivo? Por quê?

Sim, pois ele provoca um estranhamento ou surpresa e, por isso, leva as pessoas a se interessarem pelo anúncio.

02 – No texto do anúncio, lemos:

        “Afinal, ele [o sol] também é vital para sua saúde. Agora, tomar sol, só com protetor solar, até às 10hs e depois das 16hs.” Qual é, no contexto, o valor semântico das preposições destacadas nesse trecho?

   Para: finalidade, direção; Com: associação ou companhia; Até: limite temporal.

03 – O anunciante faz um jogo de palavras, criando, além das expressões “câncer de pele” e “câncer de vaidade”, as expressões “câncer de desinformação” e “câncer de negligência”. Qual é o sentido dessas duas últimas expressões no contexto?

      Ele dá a entender que, além de ser contraído em consequência de vaidade, o câncer de pele também se contrai em razão de desinformação ou negligência (desleixo, desatenção).



Nenhum comentário:

Postar um comentário