domingo, 27 de março de 2022

ARTIGO DE OPINIÃO: DIREITO À EDUCAÇÃO - IBERÊ THENÓRIO E MARIANA FULFARO - COM GABARITO

 Artigo de Opinião: Direito à educação

         Iberê Thenório e Mariana Fulfaro

        Antes da criação das escolas como espaços coletivos de aprendizagem, os tutores formavam jovens privilegiados de modo individual. O tutor era uma espécie de responsável pela totalidade da educação do jovem, muitas vezes morando na mesma casa e repassando ao aprendiz todo tipo de conhecimento.

        O filósofo Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.), por exemplo, foi tutor de imperador Alexandre, o Grande (356 a.C. – 323 a.C.). Durante a Idade Média, apenas a nobreza contava com tutores para sua formação. Porém, isso ainda era algo acessível a poucos e geralmente privilegiava homens. Muitos reis nem eram alfabetizados.

        O valor da escola como um direito de todos, independentemente do gênero ou da classe social, é uma conquista bastante recente. Apenas no século XX, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a educação ampla e irrestrita passou a ser considerada um direito de todos e um dever do Estado. A importância da educação é reconhecida mundialmente e diversos órgãos internacionais buscam garantir que o acesso à educação seja realmente um direito de todos.

        Para discutir o uso que você e seus colegas fazem da internet para estudar, reúnam-se em pequenos grupos, conversem sobre as questões proposta a seguir e anotem as conclusões no caderno para depois postar na página de vocês. Não se esqueçam também de registrar possíveis dúvidas ou de pensar em diferentes propostas para serem comentadas na live.

               Iberê Thenório e Mariana Fulfaro criaram um estúdio para gravar os vídeos do canal Manual do Mundo, que se ocupa com o que eles chamam de “entretenimento educativo”.

Fonte: Da escola para o mundo – Projetos Integradores – volume único – Ensino médio – 1ª Edição, São Paulo, 2020, editora Ática. p. 92-3.

Entendendo o texto:                                         

01 – Como você estuda? Consulta apenas livros? Usa os livros, mas também acessa sites? Estuda apenas por meio de sites? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Com essa questão é possível sondar os hábitos de estudo dos estudantes e as razões de suas escolhas, reconhecendo as particularidades de cada turma.

02 – Que sites e/ou canais de vídeo você acessa para estudar? Como se certifica de que as informações presentes neles são confiáveis?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Comente com os estudantes que uma forma de avaliar a confiabilidade dos sites é verificar se fazem parte de uma plataforma comercial (.com) ou educativa (.org ou .edu). Também é importante verificar, por exemplo, se o autor do conteúdo é um especialista da área, se o texto cita estudos feitos por outros autores ou centros de pesquisa reconhecidos, e se fornece referências bibliográficas que possam ser consultadas em uma checagem.

03 – Acredita que os sites são completos e trazem informações claras, ou sente que por vezes eles são superficiais?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Cabe aqui instigar a troca de ideias. Alguns sites apresentam conteúdo de forma extensa e completa, enquanto outros simplificam a abordagem, podendo tratar as informações de maneira superficial.

04 – A linguagem dos sites e dos vídeos que você costuma acessar é igual à dos livros? Se você vê diferenças, quais são? Qual você prefere? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É possível que os estudantes apontem, por exemplo, que alguns sites possuem uma linguagem mais “fácil”, com conteúdo resumido e de leitura rápida. Além disso, na internet é possível assistir a vídeos sobre diversos assuntos, o que tende a ser atraente para os estudantes, pois neles há alguém explicando o conteúdo e, às vezes, fazendo demonstrações práticas e explorando recursos visuais variados, o que pode facilitar o aprendizado para alguns.

05 – Quando precisa fazer uma pesquisa, você busca informações em livros ou somente na internet? Se a pesquisa é feita apenas usando a internet, você acessa mais de um site para comparar informações ou confia no primeiro que acessa?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Nesta questão, é importante destacar a relevância da busca em mais de uma fonte confiável, para ter acesso a uma diversidade de informações e comparar semelhanças e diferenças nos discursos. Além disso, retome com os estudantes o que conheceram do funcionamento dos algoritmos e chame a atenção para o fato de que, muitas vezes, os primeiros sites indicados por um mecanismo de busca podem ser aqueles que pagam para aparecer no topo da lista e que, portanto, não são necessariamente os mais completos e confiáveis.

06 – Você e seus colegas já criaram grupos para compartilhamento de informações escolares via celular? Acreditam que esse é um bom recurso? Em que situações ele pode ser utilizado?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Grupos como esses, quando bem administrados, contribuem com a troca de informações e a aprendizagem colaborativa, já que os estudantes podem ajudar uns aos outros com lembretes de datas de avaliações, esclarecimento de dúvidas quanto a determinados conteúdos, combinando grupos de estudo, etc.

07 – Você tem alguma dica de procedimento de estudo usando a internet para dar a seus colegas? Qual?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É importante ouvir os estudantes e conhecer o uso que eles fazem da tecnologia para avaliar possibilidades de intervenção educativa. Procure evitar estabelecer juízos de valor a respeito da relação dos jovens com as várias mídias e tecnologias: o que importa aqui é a problematização desse uso e, portanto, o incentivo à reflexão, à autocrítica e ao diálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário