Campanha: Ignorância é fogo. E cinzas
Ainda tem gente que acha que fogo ajuda
a devolver força à terra e viço às pastagens. Jogue um balde de água fria nessa
ideia. Afinal, é preciso muita piromania para achar que fogo faz bem à
Natureza. Se fosse assim, o tronco calcinado aí da foto ainda seria uma árvore.
Folha do Povo de Mato
Grosso do Sul, 20/9/2001.
Fonte: Livro-
PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª
edição - Atual Editora -1998 – p. 130-1.
Entendendo a campanha:
01 – O texto faz parte de uma
campanha pública de conscientização.
a) Qual é o tema dessa campanha?
Trata-se de uma campanha contra a prática de pôr fogo nas pastagens
com a finalidade de fortalecer a terra.
b) Observe o nome do jornal e verifique o Estado em que foi publicado. Quem é o interlocutor que o texto pretende atingir?
Os agricultores da região de Mato Grosso do Sul.
02 – No enunciado em
destaque, lemos “Ignorância é fogo”.
Essa frase apresenta dois sentidos possíveis.
a) Quais são esses sentidos?
O sentido de que “ignorância não é fácil”, ou “ignorância é de
difícil trato” e o de que “a ignorância leva ao fogo, à destruição”.
b) Em qual deles a palavra fogo constitui uma metáfora?
No segundo caso, pois está aproximando dois elementos diferentes:
ignorância e fogo.
03 – Compare:
“Ignorância é fogo”.
“E (ignorância é) cinzas”.
a) Que figura de linguagem a aproximação entre ignorância e cinzas constitui?
Uma metáfora.
b) A palavra cinzas representa o efeito de uma causa. Que causa é essa?
O fogo ou a destruição causada por ele.
c) Que figura de linguagem se verifica nessa relação entre a causa e o efeito?
Uma metonímia.
04 – No texto ao lado da
foto, lemos:
“Ainda tem gente que acha que fogo
ajuda a devolver força à terra e viço às pastagens. Jogue um balde de água fria
nessa ideia.” Qual é o sentido da expressão balde de água fria, no contexto?
Desistir dessa
ideia.
05 – As figuras de linguagem
não existem apenas na linguagem verbal. Elas também podem ocorrer em linguagens
não verbais, como o cinema, a música, a fotografia, o código de trânsito, etc.
Observe a foto que acompanha o texto.
a) Com que o tronco queimado se parece?
Ele se parece com um jacaré.
b) A imagem é parte de um todo e representa o efeito de uma causa. De acordo com o sentido global do texto, qual é a causa ou o todo que o tronco representa?
Ele é parte da queimada (ou da destruição provocada pelo fogo),
assim como o resultado dela.
c) Portanto, que figura de linguagem essa imagem constitui?
Uma metonímia.
06 – Considerando a
finalidade desse texto de campanha pública, você acha que os recursos
utilizados, tanto na linguagem verbal quanto na linguagem visual, atingem o
objetivo pretendido? Por quê?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Sim, pois o texto e imagem chocam o leitor e mostram
(inclusive pela imagem) como a falta de informações pode levar à destruição da
fauna, da flora e do solo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário