quarta-feira, 2 de março de 2022

CAMPANHA: IGNORÂNCIA É FOGO. E CINZAS - FOLHA DO POVO DE MS - COM GABARITO

 Campanha: Ignorância é fogo. E cinzas


Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgGDZzrWSQih5VMIGwkTcYEyAJ6u_3jY-L7Qo7zSo3TVPj-dDhmuJem8af6g-OE9Vz2ulnIckXGfqrv9UwWakbwtedlCdeSOmUzamH4wBHndvFY09Jdbonubeh0YrVDwwp6_s2SU-bKIcUn3ddCI2v595lejs5zGeHqOBK9q1JXAUj88j0h1hFhGkTW=s275

        Ainda tem gente que acha que fogo ajuda a devolver força à terra e viço às pastagens. Jogue um balde de água fria nessa ideia. Afinal, é preciso muita piromania para achar que fogo faz bem à Natureza. Se fosse assim, o tronco calcinado aí da foto ainda seria uma árvore.

Folha do Povo de Mato Grosso do Sul, 20/9/2001.

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p. 130-1.

Entendendo a campanha:

01 – O texto faz parte de uma campanha pública de conscientização.

a)   Qual é o tema dessa campanha?

Trata-se de uma campanha contra a prática de pôr fogo nas pastagens com a finalidade de fortalecer a terra.

b)   Observe o nome do jornal e verifique o Estado em que foi publicado. Quem é o interlocutor que o texto pretende atingir?

Os agricultores da região de Mato Grosso do Sul.

02 – No enunciado em destaque, lemos “Ignorância é fogo”. Essa frase apresenta dois sentidos possíveis.

a)   Quais são esses sentidos?

O sentido de que “ignorância não é fácil”, ou “ignorância é de difícil trato” e o de que “a ignorância leva ao fogo, à destruição”.

b)   Em qual deles a palavra fogo constitui uma metáfora?

No segundo caso, pois está aproximando dois elementos diferentes: ignorância e fogo.

03 – Compare:

        “Ignorância é fogo”.

        “E (ignorância é) cinzas”.

a)   Que figura de linguagem a aproximação entre ignorância e cinzas constitui?

Uma metáfora.

b)   A palavra cinzas representa o efeito de uma causa. Que causa é essa?

O fogo ou a destruição causada por ele.

c)   Que figura de linguagem se verifica nessa relação entre a causa e o efeito?

Uma metonímia.

04 – No texto ao lado da foto, lemos:

        “Ainda tem gente que acha que fogo ajuda a devolver força à terra e viço às pastagens. Jogue um balde de água fria nessa ideia.” Qual é o sentido da expressão balde de água fria, no contexto?

      Desistir dessa ideia.

05 – As figuras de linguagem não existem apenas na linguagem verbal. Elas também podem ocorrer em linguagens não verbais, como o cinema, a música, a fotografia, o código de trânsito, etc. Observe a foto que acompanha o texto.

a)   Com que o tronco queimado se parece?

Ele se parece com um jacaré.

b)   A imagem é parte de um todo e representa o efeito de uma causa. De acordo com o sentido global do texto, qual é a causa ou o todo que o tronco representa?

Ele é parte da queimada (ou da destruição provocada pelo fogo), assim como o resultado dela.

c)   Portanto, que figura de linguagem essa imagem constitui?

Uma metonímia.

06 – Considerando a finalidade desse texto de campanha pública, você acha que os recursos utilizados, tanto na linguagem verbal quanto na linguagem visual, atingem o objetivo pretendido? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, pois o texto e imagem chocam o leitor e mostram (inclusive pela imagem) como a falta de informações pode levar à destruição da fauna, da flora e do solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário