terça-feira, 8 de março de 2022

FÁBULA: O LEÃO E AS OUTRAS FERAS - FÁBULAS DE ESOPO - COM GABARITO

 Fábula: O leão e as outras feras

               ESOPO

Certo dia o leão saiu para caçar junto com três outras feras, e os quatro pegaram um veado. Com a permissão dos outros, o leão se encarregou de repartir a presa e dividiu o veado em quatro partes iguais. Porém, quando os outros foram pegar seus pedaços, o leão falou:

        -- Calma, amigos. Este primeiro pedaço é meu, porque é o meu pedaço. O segundo também é meu, porque sou o rei dos animais. O terceiro vocês vão me dar de presente para homenagear minha coragem e o sujeito maravilhoso que eu sou. E o quarto... Bom, se alguém aí quiser disputar esse pedaço comigo na luta, pode vir que eu estou pronto. Logo, logo a gente fica sabendo quem é o vencedor.

        Moral: Nunca forme uma sociedade sem primeiro saber como será a divisão dos lucros.

Fábulas de Esopo. São Paulo, Companhia das Letras, 1994. p. 32.

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p. 220-1.

Entendendo a fábula:

01 – Leia os pares de orações abaixo:

I – O leão se encarregou de repartir a presa

      Dividiu o veado em quatro partes iguais.

II – Os outros foram pegar seus pedaços,

      O leão falou:

III – O segundo também é meu,

       Sou o rei dos animais.

        Do modo como as orações estão organizadas, não há palavras relacionando-as. Volte ao texto e identifique a palavra qu liga as orações de cada um dos pares.

      E, quando, porque.

02 – Na ligação entre as orações, essas palavras estabelecem um sentido novo. Em qual par de orações, no texto, a palavra que liga uma oração à outra:

a)   Estabelece uma relação de adição?

No par I.

b)   Introduz a explicação para o que se afirmou na 1ª oração?

No par III.

c)   Inicia uma oração que indica circunstância de tempo?

No par II.

03 – Qual o sentido da palavra “presa” no trecho do texto: “... o leão se encarregou de repartir a presa e dividiu o ...”

I – Dente canino.

II – Animal que outro caça ou mata para alimentar-se.

III – Muitos animais se disputando o almoço.

04 – O leão usa o terceiro argumento para lhe exaltar diante dos outros animais.  Sabemos que o texto é uma fábula mais que tem característica humana. Você acredita que tem pessoas com esse tipo de comportamento? Justifique sua resposta.

      Resposta pessoal do aluno.

05 – Observe na primeira, segunda e terceira fala do leão e veja que ele empregou a palavra “porque” junto. Você sabe o motivo dela aparecer dessa forma? 

a)   Sim, porque foi usado em pergunta.

b)   Sim, porque foi usado para justificar algo.

c)   Sim, porque foi usado várias vezes no texto.

 

 

                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário