sexta-feira, 25 de março de 2022

TEXTO: O QUE É PROJETO DE VIDA? - O MUSEU DOS MENINOS - COM GABARITO

 Texto: O que é Projeto de Vida?

      

 Fonte de imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.vozdascomunidades.com.br%2Fcomunidades%2Fmuseu-dos-meninos-a-narrativa-de-jovens-pretos-moradores-de-favela%2F&psig=AOvVaw3GkI28zgnCJP2VXyxwXBAM&ust=1648320771382000&source=images&cd=vfe&ved=0CAsQjRxqFwoTCNCdmt-E4vYCFQAAAAAdAAAAABAD

  O Museu dos Meninos

          O Museu dos Meninos é um projeto artístico, transdisciplinar, de mapeamento e preservação de memória, que traz uma série de depoimentos em vídeos realizada com jovens, com idades entre 15 e 29 anos, moradores das favelas que compõem o Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro. Diferentes gerações refletem o passado, o presente e a possibilidade de futuro, evidenciando a poesia existente no cotidiano da vida em seu território. Além da construção do museu virtual, o projeto também propõe uma série de intervenções urbanas artísticas realizadas nas ruas do Complexo do Alemão.

O Museu dos Meninos. Disponível em: https://www.instagram.com/omuseudosmeninos/. Acesso em: 18 dez. 2019.

        A importância da memória coletiva nas periferias é valorizar a necessidade de recriar o mundo, as estéticas e afetos. O Museu dos Meninos cria uma espécie de acervo humano de memórias. O conjunto dessas narrativas serve para que possamos construir um panorama do que é ser jovem e negro na periferia de grandes cidades.

O Museu dos Meninos. Disponível em: https://www.instagram.com/omuseudosmeninos/. Acesso em: 18 dez. 2019.

        O processo de filmagem dos depoimentos do Museu dos Meninos durou duas semanas. Foram dias de muita intensidade. Encontrar o outro é encontrar um pouco de si. Através dos olhares, os silêncios, choros e risadas. Se reconhecer nos medos e desejos.

        [...] Quanto de ficção existe em cada um de nós? Como eu me vejo? Como eu vejo o outro? E como o outro me vê?

O Museu dos Meninos. Disponível em: https://www.instagram.com/omuseudosmeninos/. Acesso em: 18 dez. 2019.

Fonte: Vivências – Projeto de vida. Volume único – Ensino médio. Isabella & Sofia. 1ª ed. São Paulo, 2020. Editora Scipione. p.12.

Entendendo o texto:

01 – “Quanto de ficção existe em cada um de nós? Como eu me vejo? Como eu vejo o outro? E como o outro me vê?” Conversem sobre esses questionamentos de um dos trechos acima.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É esperado que os estudantes reflitam sobre as compatibilidades e discrepâncias entre a forma como se veem e como os outros os veem, assim como o olhar do outro auxilia a criar uma imagem de nós mesmos.

02 – Um dos trechos fala em “ser dono da nossa própria história”. Cada um de vocês se considera dono da própria história?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Provoque os alunos a refletir sobre quem toma as decisões em suas vidas e como eles enxergam as suas autonomias na construção de suas próprias histórias e das narrativas sobre suas histórias.

03 – Como podemos, no encontro com o outro, nos reconhecer nos medos e desejos?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Os alunos podem referir o quanto pode ser difícil reconhecer e/ou manifestar os seus medos nas relações com o outro, por receio de serem considerados fracos ou de demonstrar fragilidades, assim como seus desejos, por medo de não conseguir realiza-los.

04 – Na opinião de vocês, como os trechos acima se relacionam à noção de projeto de vida? O que vocês esperam desenvolver ao falar de “projeto de vida”?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Esta pergunta pode auxiliar o mapeamento de expectativas e receios dos estudantes sobre este componente curricular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário