sexta-feira, 25 de março de 2022

NOTÍCIA: BASQUETE DE RUA VENCENDO PRECONCEITOS - ANNA VIRGÍNIA CUNHA - COM GABARITO

 Notícia: Basquete de rua vencendo preconceitos

             Por Anna Virgínia Cunha

Anna Virgínia Cunha é aluna da Universidade católica de Brasília – UCB | 18/09/2006 11:29

        A juventude é um momento de grandes conflitos. Para muitos é hora de falar sério, de ter maturidade; em outros casos, são os últimos momentos de diversão antes de realmente se assumir uma postura de adulto.

        Entre os desejos mais íntimos dessa fase, está a liberdade, motivo de conflitos na família, tema de conversas entre amigos, assunto de livros direcionados à faixa etária, motivo de reflexões.

        O que é ser livre? Será que a liberdade existe?

        Esse talvez seja o principal motivo que desperta entre os jovens a vontade de conhecer uma nova modalidade do basquete: o streetball, capaz de conciliar a sensação de liberdade e entretenimento.

        "O movimento de basquete de rua" nasceu na década de quarenta, nos guetos nova-iorquinos com o objetivo de propiciar diversão e entretenimento aos bairros mais pobres. O Streetball, associado a outro movimento de expressão das classes sociais mais baixas, o Street dance, cresceu rapidamente nos países da Europa e América Latina.

        Para melhor compreensão do que seria o Streetball, é necessário explicar algumas expressões: Streetball, do inglês, bola de rua, basquete de rua; Streetballer, praticante do Streetball; firulas, acrobacias, palhaçadas; ringues, quadras ou espaços onde acontece o jogo.

        O "Street", como diz o nome, é evento de rua, com o objetivo de deixar para trás as regras das modalidades, libertando os jogadores para o espetáculo de acrobacias, o que faz com que esses logo esqueçam as faltas e bolas fora.

        O ambiente que se vive nos ringues é de muita euforia. O público reage ao espetáculo, fazendo cada vez mais barulho quando se tem a bola a dançar. Claro que não falta um ambiente musical bem ao estilo do rap e hip-hop para rechear as partidas.

        Segundo os Streetballers, antes, o Streetball era só bagunçar o time adversário. Contudo, descobriu-se que é importante fazer as firulas e palhaçadas, mas é muito importante também fazer tudo isso e ainda jogar na defesa, no ataque, contra-ataque...

        Para os jovens, jogar "Street" é sentir-se mais relaxado, mais à vontade, sem se preocupar com o que tem que fazer o certo ou o errado. É sentir-se mais livre, poder fazer todo tipo de coisa, porque não há regras... Tem mais jogo, mais emoção mais dribles e enterradas.

        Poder brincar, disputando e ao mesmo tempo curtindo uma música e dançando, dá satisfação aos jogadores, tornando a partida interessante e diferente; neste jogo é fácil perceber que mais importante é competir do que ganhar, pois muitas vezes a melhor jogada pode ser a do time que perde.

        Poder enganar o adversário fazendo-o até mesmo de bobo, sem ser motivo de agressões, discussões e sim motivo de alegria e diversão, torna o jogo uma nova mania. A liberdade de passes e acrobacias, a ausência das inúmeras regras existentes no basquete profissional são as razões dessa modalidade ser cada dia mais popular.

        O Streetball é um jogo para a juventude e além de ser importante pela prática esportiva, para a saúde do corpo, ajuda no comportamento social, dá noção de limites de regras, de valores como o respeito ao adversário.

        Porém, essa nova modalidade causa inúmeras discussões por parte da Federação Internacional de Basquete Amador (FIBA) ou da Federação Paulista de Basquete (FPB), porque o "Street" não segue as mesmas regras do basquete e esses regulamentos definem espaço na quadra, as cestas que valem pontos, os passes, quantidade de jogadores...

        Todavia, isso vai melhorar com o tempo. O mais importante de toda essa história é que o Street finalmente ganhou espaço merecido, na sociedade e tem conseguido muito destaque na mídia, o que pode favorecer ainda mais o esporte.

CUNHA, Ana Virgínia. Basquete de rua vencendo preconceitos, por Anna Virgínia Cunha. Portal Imprensa, 18 set. 2006. Disponível em:http://www.portalimprensa.com.br/noticias/carreira/1398/basquete+de+rua+vencendo+preconceitos+b+por+anna+virginia+cunha. Acesso em: 22 jan. 2019.

Fonte: Da escola para o mundo – Projetos Integradores – volume único – Ensino médio – 1ª Edição, São Paulo, 2020, editora Ática. p. 54-5.

Entendendo a notícia:

01 – De acordo com o texto, o basquete de rua, ou Streetball, surgiu na década de 1940, nos guetos de Nova York. Que outra manifestação das culturas juvenis estudada neste projeto também é originária de lá?

      A Street dance ou dança de rua.

02 – Segundo a autora do texto, a juventude é um momento de grandes conflitos cercado pelo desejo de liberdade. Você concorda com essa afirmação? Converse com seus colegas sobre o tema e proponham juntos uma definição para o que seria a juventude.

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Por que o Streetball estaria ligado à ideia de liberdade?

      Porque tem menos regras que o basquete convencional, libertando os jogadores para o espetáculo. Como não há pressão por resultado, há mais jogadas bonitas e menos cobranças.

04 – De que modo o fato de a modalidade ser disputada nas ruas torna o contexto mais relaxado e convidativo?

      Os jogos acontecem próximos à torcida; muitas vezes há música e dança como pano de fundo.

05 – Que aspectos educativos essa prática agregaria para o jovem?

      A prática do basquete de rua contribuiria para a saúde do corpo, ajudaria no comportamento social, daria noção de limites, regras e valores como o respeito ao adversário.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário