domingo, 27 de março de 2022

TEXTO: ESCOLA E FAMÍLIA: HORA DE FIRMAR A PARCERIA - FERNANDA SALLA - VIVÊNCIAS - PROJETO DE VIDA - COM GABARITO

 Texto: Escola e família: hora de firmar a parceria

       

Fonte da imagem -  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjEk_b0c1sxPFDKf3IRiWiwmw_exUFgvzUpFBCrs_rQUumc5wNkPkigo7C6YRFG08wV8E25xMbJqMo937dMah51Fv4Y_k0groqtyvNe6tru1B2JxCSOOrnIhREgNVlCOWprJWW1kznldbKp3QG6Es8i9gp3mSuhBgOXkpk_jjdNJKBpGfaX4AHbKL9/s1280/FAMILIA.jpg

      Para que os pais possam trabalhar pela aprendizagem da garotada, a comunicação entre você e eles precisa ser eficiente. Vale se desarmar de preconceitos e melhorar os momentos de contato pessoal e as mensagens escritas. Saiba como

POR: Fernanda Salla – 01 de Junho | 2013                                              

        Os depoimentos que ilustram esta reportagem são reais e retratam o desencontro envolvido na relação entre professores e pais. No centro do embate está a responsabilidade de cada um desses agentes na Educação de crianças e jovens. Os docentes sabem que o envolvimento da família tem um grande impacto no sucesso escolar dos alunos e, por isso, querem a ajuda dela. Porém, reclamam que os pais são omissos, colocando neles a culpa por problemas de indisciplina e pelo fracasso dos filhos nos estudos. Essa visão aparece nos relatos coletados na pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental: Aproximando-se da Configuração Atual, da Fundação Victor Civita (FVC), realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC) em 2012.

        A concepção é explicada principalmente por um indicador: o baixo rendimento de estudantes que vivem em ambientes socioeconômicos vulneráveis. Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2012 mostram que crianças nesse contexto apresentam o dobro de risco de ter um aproveitamento escolar fraco. Aliada a esse fato está a dificuldade dos professores em lidar com alunos que possuem uma bagagem cultural familiar diferente da esperada pela escola e que chegaram às salas de aula com a universalização da Educação Básica. Aqui o jogo do empurra-empurra fica mais sério, já que a situação cultural e socioeconômica não pode tirar de ninguém o direito de aprender. "Nem sempre é possível contar com um ambiente ideal em casa para dar continuidade ao trabalho realizado na escola, mas é responsabilidade do educador ensinar mesmo assim", afirma Maria Eulina Pessoa de Carvalho, docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

        Na contramão do discurso docente, estudos mostram que os pais valorizam a escolarização dos filhos, vendo nela um meio de ascensão social. É o que aponta a pesquisa Esforços Educativos de Mães num Território de Alta Vulnerabilidade Social: um Estudo de Caso, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Nos depoimentos colhidos, mães afirmam não só se preocupar com o aprendizado dos filhos mas como investir nele.

        O que impede, então, que a vontade e o empenho de professores e familiares sejam construtivos? Um fator decisivo é a má comunicação. "Os docentes não conhecem as famílias e elas não sabem como funciona a escola dos filhos", diz Antônio Augusto Gomes Batista, do Cenpec. Se isso ocorre na sua escola, pense em mudar a dinâmica e unir esforços com foco no sucesso da turma.

        [...]

SALLA, Fernanda. Escola e família: hora de firmar a parceria. Nova Escola, São Paulo, 2 jun. 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1578/escola-e-familia-hora-de-firmar-a-parceria?gclid=CjwKCAiAuqHwBRAQEiwAD-zr3bSWtjY6ogHfkjk57ilc46D5bYqcIzjUN-73K0uhx-IhWMfsf-h4JRoCIqIQAvD_BwE. Aceso em: 10 jan. 2020.

Fonte: Vivências – Projeto de vida. Volume único – Ensino médio. Isabella & Sofia. 1ª ed. São Paulo, 2020. Editora Scipione. p. 66.

Entendendo o texto:

01 – Como vocês percebem a relação entre escola e família, de maneira geral?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Os alunos devem expressar seu ponto de vista e exemplificar com situações cotidianas.

02 – Quais estratégias a escola em que estudam adota para se comunicar com as famílias? Elas apoiam os estudantes, participam, procuram conversar com a direção/professores, entre outras formas de participação?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Os alunos deverão identificar os momentos em que a família vai à escola, como reunião de pais e eventos, e relatar as percepções sobre as relações formadas. Aproveite para refletir como eles sobre quais os momentos e os motivos que fazem a família ser chamadas à escola.

03 – O que poderia melhorar na relação escola-família no contexto de aprendizagem de vocês? Quais são as estratégias que poderiam ser adotadas?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Os alunos podem refletir sobre como a relação que a família deles tem com a escola influencia na relação que eles próprios têm com a escola. Aproveite para explorar com os alunos sobre qual a relação que seus familiares tiveram com a escola deles e sobre a importância dada à educação formal em sua família.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário