Texto: Escola e família: hora de firmar a parceria
Para que os pais possam trabalhar pela aprendizagem da garotada, a comunicação entre você e eles precisa ser eficiente. Vale se desarmar de preconceitos e melhorar os momentos de contato pessoal e as mensagens escritas. Saiba como
POR:
Fernanda Salla – 01 de Junho | 2013
Os depoimentos que ilustram esta
reportagem são reais e retratam o desencontro envolvido na relação entre
professores e pais. No centro do embate está a responsabilidade de cada um
desses agentes na Educação de crianças e jovens. Os docentes sabem que o
envolvimento da família tem um grande impacto no sucesso escolar dos alunos e,
por isso, querem a ajuda dela. Porém, reclamam que os pais são omissos,
colocando neles a culpa por problemas de indisciplina e pelo fracasso dos
filhos nos estudos. Essa visão aparece nos relatos coletados na pesquisa Anos
Finais do Ensino Fundamental: Aproximando-se da Configuração Atual, da Fundação
Victor Civita (FVC), realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC) em 2012.
A concepção é explicada principalmente
por um indicador: o baixo rendimento de estudantes que vivem em ambientes
socioeconômicos vulneráveis. Dados da Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2012 mostram que crianças nesse contexto
apresentam o dobro de risco de ter um aproveitamento escolar fraco. Aliada a
esse fato está a dificuldade dos professores em lidar com alunos que possuem
uma bagagem cultural familiar diferente da esperada pela escola e que chegaram
às salas de aula com a universalização da Educação Básica. Aqui o jogo do
empurra-empurra fica mais sério, já que a situação cultural e socioeconômica
não pode tirar de ninguém o direito de aprender. "Nem sempre é possível contar
com um ambiente ideal em casa para dar continuidade ao trabalho realizado na
escola, mas é responsabilidade do educador ensinar mesmo assim", afirma
Maria Eulina Pessoa de Carvalho, docente da Universidade Federal da Paraíba
(UFPB).
Na contramão do discurso docente,
estudos mostram que os pais valorizam a escolarização dos filhos, vendo nela um
meio de ascensão social. É o que aponta a pesquisa Esforços Educativos de Mães
num Território de Alta Vulnerabilidade Social: um Estudo de Caso, do Centro de
Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Nos
depoimentos colhidos, mães afirmam não só se preocupar com o aprendizado dos
filhos mas como investir nele.
O que impede, então, que a vontade e o
empenho de professores e familiares sejam construtivos? Um fator decisivo é a
má comunicação. "Os docentes não conhecem as famílias e elas não sabem
como funciona a escola dos filhos", diz Antônio Augusto Gomes Batista, do
Cenpec. Se isso ocorre na sua escola, pense em mudar a dinâmica e unir esforços
com foco no sucesso da turma.
[...]
SALLA, Fernanda.
Escola e família: hora de firmar a parceria. Nova Escola, São Paulo, 2 jun.
2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1578/escola-e-familia-hora-de-firmar-a-parceria?gclid=CjwKCAiAuqHwBRAQEiwAD-zr3bSWtjY6ogHfkjk57ilc46D5bYqcIzjUN-73K0uhx-IhWMfsf-h4JRoCIqIQAvD_BwE.
Aceso em: 10 jan. 2020.
Fonte: Vivências –
Projeto de vida. Volume único – Ensino médio. Isabella & Sofia. 1ª ed. São
Paulo, 2020. Editora Scipione. p. 66.
Entendendo o texto:
01 – Como vocês percebem a
relação entre escola e família, de maneira geral?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Os alunos devem expressar seu ponto de vista e exemplificar
com situações cotidianas.
02 – Quais estratégias a
escola em que estudam adota para se comunicar com as famílias? Elas apoiam os
estudantes, participam, procuram conversar com a direção/professores, entre
outras formas de participação?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Os alunos deverão identificar os momentos em que a família
vai à escola, como reunião de pais e eventos, e relatar as percepções sobre as
relações formadas. Aproveite para refletir como eles sobre quais os momentos e
os motivos que fazem a família ser chamadas à escola.
03 – O que poderia melhorar
na relação escola-família no contexto de aprendizagem de vocês? Quais são as
estratégias que poderiam ser adotadas?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Os alunos podem refletir sobre como a relação que a família
deles tem com a escola influencia na relação que eles próprios têm com a
escola. Aproveite para explorar com os alunos sobre qual a relação que seus
familiares tiveram com a escola deles e sobre a importância dada à educação
formal em sua família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário