sexta-feira, 25 de março de 2022

POEMA: A TECELÃ - MAURO MOTA - COM GABARITO

 Poema: A tecelã

             Mauro Mota

Toca a sereia na fábrica

e o apito como um chicote

bate na manhã nascente

e bate na tua cama

no sono da madrugada.

 

Ternuras de áspera lona

pelo corpo adolescente.

É o trabalho que te chama.

Às pressas tomas o banho,

tomas teu café com pão,

tomas teu lugar no bote

no cais do Capibaribe.

 

Deixas chorando na esteira

teu filho de mãe solteira.

Levas ao lado a marmita,

contendo a mesma ração

do meio de todo o dia,

a carne-seca e o feijão.

 

De tudo quanto ele pede

dás só bom dia ao patrão,

e recomeças a luta

na engrenagem da fiação.

 

Teces tecendo a ti mesma

na imensa maquinaria,

como se entrasses inteira

na boca do tear e desses

a cor do rosto e dos olhos

e o teu sangue à estamparia.

 

Vestes as moças da tua

idade e dos teus anseios,

mas livres de maldição

do teu salário mensal,

com o desconto compulsório,

com os infalíveis cortes

de uma teórica assistência,

que não chega na doença

nem chega na tua morte.

 

Com essa policromia

de fazendas, todo dia, 

iluminas os passeios,

brilhas nos corpos alheios.

 

Toca a sereia da fábrica

e o apito como um chicote

bate neste fim de tarde,

bate no rosto da lua.

Vais de novo para o bote.

Navegam fome e cansaço

nas águas negras do rio.

 

Há muita gente na rua, 

parada no meio-fio.

Nem liga importância à tua

blusa rota de operária.

Vestes o Recife e voltas

para casa, quase nua. 

Mauro Mota. Itinerário. Rio de Janeiro, José Olympio, 1975. p. 43-5.

Fonte: Aulas de Redação – Maria Aparecida Negrinho – 6° série – 8ª edição – editora Ática 1999. São Paulo – p. 73-6.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Compulsório: obrigatório.

·        Policromia: multiplicidade de cores.

02 – O texto que você acabou de ler é um poema. Dê três características que comprovem essa afirmação.

      O texto é escrito em versos, que se agrupam em estrofes; alguns versos apresentam rimas; o uso da linguagem conotativa, de imagens: “e o apito como um chicote / bate na manhã nascente / e bate na tua cama / no sono da madrugada”.

03 – Podemos dizer que este é um poma que apresenta um problema social. Justifique a afirmação.

      A vida da tecelã, narrada no poema, representa a vida de muitas operárias(os) do nosso país.

04 – Que fatos do poema demonstram que ele possui um tema social?

      Ser a tecelã mãe solteira e adolescente, sua má alimentação, a má remuneração, o desconto para a assistência médica, que de fato não existe.

05 – Que pode significar o verso “Teces tecendo a ti mesma”?

      É a exploração do trabalho da tecelã. Sua vida é totalmente consumida pelo trabalho, a ponto de a tecelã perder o seu valor enquanto gente e se igualar à matéria com que ela trabalha.

06 – Tente explicar o significado do verso “Brilhas nos corpos alheios”.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O trabalho da tecelã não é valorizado no seu fazer. Ele só “aparece” nas roupas já tecidas nos corpos das pessoas.

07 – A tecelã sempre volta tarde para casa. Justifique esta afirmativa com passagens do texto.

      “E o apito como um chicote / bate neste fim de tarde, / bate no rosto da lua”.

08 – Que palavra usada no poema contrasta com “Vestes o Recife...”?

      “Nua”.

09 – Procure explicar estes versos altamente conotativos: “Navegam fome e cansaço / nas águas negras do rio”.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A fome e o cansaço são tamanhos que se personificam.

 

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