sexta-feira, 25 de março de 2022

ANÚNCIO: BICHO DE ESTIMAÇÃO - COM GABARITO

 Anúncio: Bicho de estimação

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiutHMlmz-dBjMPGW9IrgwQFiveYmjnGWxw9H7dlfGtu3TboOo-5xkYKMHAot8KvBl8RFy67zfC11whFOb51VbmgpgOUcGXbEkF23UhSuIc6Sr9G4He1TRbO9mpEPF4_Ueh26h_bywJ_PnRW-RGCcMc5i9TWojnhf22e8B4TDjvSLvPeuJPMV7ibRzs/s269/BICHO.jpg

        Um bichinho de estimação não é um objeto que você usa e depois joga fora.

        Ele tem sentimentos e pode ser um grande companheiro.

        Só o que ele precisa é de um pouco de atenção.

        Não descarte o seu companheiro. Cuide bem de seu bichinho.

Fonte: Gramática Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição reformulada – São Paulo. 2008. p. 165-6.

Entendendo o anúncio:

01 – O que o anúncio acima promove?

      Promove uma ideia: a de que os bichos de estimação devem ser protegidos.

02 – A imagem principal do anúncio apresenta vários cestos de lixo reciclável. Contudo, há alguns elementos nessa imagem que chamam a atenção do leitor.

a)   Quais são esses elementos?

Em vez de os cestos serem destinados à coleta de metal, lixo orgânico, papel, plástico e vidro, como é comum, os desenhos indicam o tipo de animal que deve ser jogado em cada cesto.

b)   O enunciado verbal da parte superior do anúncio é coerente com a imagem dos cestos? Por quê?

Sim, pois reforça a ideia de que bicho de estimação não é descartável como o lixo.

03 – No texto da parte de baixo do anúncio, foram empregados vários pronomes.

a)   Identifique os pronomes empregados nesse texto.

Você, ele (duas vezes), seu (duas vezes).

b)   A que substantivo se refere o pronome empregado na segunda e na terceira frase desse texto?

Refere-se a bichinho, que é o núcleo da expressão bichinho de estimação.

04 – No trecho “Um bichinho de estimação não é um objeto que você usa e depois joga fora.”, o pronome você poderia ser substituído pelo pronome nós ou por outra palavra. Considerando a finalidade do anúncio, qual é a importância do emprego do pronome você, e não de outro?

      Como o objetivo do anúncio é atingir cada um dos seus leitores, o pronome você é mais direto e particulariza mais, ou seja, dá a entender que cada um dos leitores é responsável por seu bicho de estimação.

05 – No trecho “Não descarte o seu companheiro. Cuide bem de seu bichinho.”, o anunciante poderia ter substituído as expressões o seu companheiro e de seu bichinho por pronomes.

a)   Reescreva esse trecho, substituindo essas expressões por pronomes.

Não o descarte. Cuide bem dele.

b)   Compare a nova redação obtida com a redação original. Considerando a finalidade do anúncio, qual das redações é melhor e mais eficiente: a que emprega os substantivos ou a que emprega os pronomes? Por quê?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Nesse caso, causa mais efeito empregar os substantivos, e não os pronomes, pois os substantivos companheiro e bichinho expressam uma ideia positiva e carinhosa sobre o bicho de estimação, ou seja, de que ele é amigo e gracioso.

06 – O que você acha da finalidade desse anúncio? Você conhece pessoas que têm descartado bichos de estimação? Troque ideias com os colegas.

      Resposta pessoal do aluno.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário